Buscar

Adm II Dissertativas A2 20180606 0853

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) José foi aprovado e classificado em terceiro lugar em concurso público no qual foram oferecidas cinco vagas para o cargo de médico de determinado município.
Dentro do prazo de validade do concurso, sem que José houvesse sido nomeado, a prefeitura abriu novo concurso para o mesmo cargo.
Considerando essa situação hipotética, redija, fundamentadamente, um texto que responda ao seguinte questionamento: José possui algum direito em face do município?
2) O imóvel de Maria foi desapropriado para nele se construir uma escola. Passados 5 anos da efetiva transferência da propriedade, o referido imóvel. Considerando-se esse caso hipotético, qual o instituto que autoriza o retorno do imóvel à Maria, o prazo de sua utilização e a natureza jurídica e qual o termo inicial do prazo prescricional?
3) Em dezembro de 2000, o imóvel urbano de Gabriel foi desapropriado pelo respectivo município por motivo de utilidade pública: a construção de uma escola. No entanto, passados mais de 5 anos, o referido imóvel ainda não teve a sua devida destinação. Com base nessa situação hipotética, responda, de forma fundamentada, às seguintes perguntas. O referido imóvel poderia ter outra destinação de interesse público? Há direito de retrocessão? Esse direito é real ou pessoal? Qual o prazo prescricional?
4) O prefeito de um município brasileiro, a pedido da população, resolveu ampliar uma avenida da cidade. Ocorre que, na trajetória da ampliação da avenida, existem dois imóveis de propriedade particular, e seus proprietários se recusam a vendê-los.
Diante dessa situação hipotética, redija um texto dissertativo, com as devidas justificativas e fundamentação legal, em que indique o que o município deve fazer para
conseguir a propriedade desses imóveis e, assim, ampliar a avenida. 
Texto II – questões 5 e 6: A Constituição Federal de 1988, em seu art. 37, estabeleceu algumas regras e princípios a serem seguidos pela Administração Pública, entre eles os da legalidade, o da impessoalidade, o da moralidade, o da publicidade e o da eficiência. Essas regras constitucionais formam a base do Direito Administrativo.
5) João é servidor público municipal e ocupa o cargo de técnico em educação. Recentemente, ele foi aprovado em um concurso público para o cargo de professor da
rede estadual de educação e aguarda nomeação. Diante da situação hipotética apresentada e considerando o tema do texto II, redija um texto, de forma justificada e fundamentada na legislação, em que esclareça em que condições João pode acumular os dois cargos.
6) Pedro é servidor público que trabalha na função de médico em uma pequena cidade do interior do Brasil. Sua intenção é se candidatar ao cargo de prefeito nas próximas eleições municipais. Diante da situação hipotética apresentada e considerando o tema do texto II, redija um texto em que responda, de forma justificada e com fundamentação legal, as seguintes questões: Pedro terá que se afastar do seu
cargo de médico ou poderá exercer as duas funções? Ele receberá a remuneração de
medicou ou de prefeito?
7) O departamento de recursos humanos do Ministério da Cultura requereu esclarecimento acerca do prazo do estágio probatório a que estão submetidos os servidores públicos federais regidos pela Lei 8.112/90, em face da nova redação do art. 41 dada Constituição Federal, alterado pela Emenda Constitucional 20/98. Explique as diferenças entre os institutos do estágio probatório e da estabilidade, abordando, em conclusão, acerca da eventual incompatibilidade do art. 20 da Lei 8.112/90, em face da redação do art. 41 da Constituição Federal, indicando, se possível, a jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça.
8) QUESTÃO 34 – (DELEGADO DE POLÍCIA PR 2007 – 2.ª FASE)
Discorra, em no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sobre a responsabilidade civil do Estado, analisando os seguintes aspectos:
a) responsabilidade civil do poder público na Constituição Federal de 1988;
b) a adoção da teoria do risco administrativo (elementos ou requisitos para ocorrência da responsabilidade estatal e excludentes de responsabilidade do Estado);
c) direito de regresso e denunciação à lide.
9) QUESTÃO 38 – (DELEGADO DE POLÍCIA DO DISTRITO FEDERAL 2005)
Aponte as sanções de natureza político-administrativa a que estão sujeitos os agentes públicos quando sua conduta puder ser caracterizada como violadora de princípios regentes da administração pública ou causadora de lesão ao Erário, esclarecendo, ainda, o(s) mecanismo(s) legalmente previsto(s) para a imposição de tais sanções e definindo se mesmo os agentes com investidura transitória e não remunerada estão sujeitos a esta disciplina legal
10) Com base na leitura do informativo abaixo, e a partir do que foi tratado nas aulas, identifique os institutos jurídicos mencionados e explique suas principais características: (1,0)
DIREITO ADMINISTRATIVO. LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO DE RESSARCIMENTO. A pretensão reparatória do esvaziamento do conteúdo econômico da propriedade decorrente de limitações administrativas prescreve em cinco anos, nos termos do art. 10, parágrafo único, do Decreto-Lei n. 3.365/1941. Os danos eventualmente causados pela limitação administrativa devem ser objeto de ação de direito pessoal, cujo prazo prescricional é de cinco anos, e não de direito real, que seria o caso da desapropriação indireta. A limitação administrativa distingue-se da desapropriação: nesta, há transferência da propriedade individual para o domínio do expropriante, com integral indenização; naquela, há apenas restrição ao uso da propriedade imposta genericamente a todos os proprietários, sem qualquer indenização. Dessa forma, as restrições ao direito de propriedade impostas por normas ambientais, ainda que esvaziem o conteúdo econômico, não constituem desapropriação indireta. Precedentes citados: AgRg no REsp 1.235.798-RS, DJe 13/4/2011; AgRg no REsp 1.192.971-SP, DJe 3/9/2010, e EREsp 901.319-SC, DJe 3/8/2009. AgRg no REsp 1.317.806-MG, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 6/11/2012.
11) Que são terras devolutas? A quem pertencem, de acordo com a Constituição Federal? (TRF da 2ª Região – IX Concurso para Juiz Federal)
12) De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, pergunta-se se o processo administrativo instaurado contra servidor público por falta disciplinar pode ter a sua tramitação subordinada à prévia conclusão do processo penal pela prática de crime contra a Administração Pública? Justifique a resposta. (TRF da 2ª Região – VI Concurso para Juiz Federal – 1ª Prova Escrita)

Outros materiais