Buscar

simulados de bioquimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201202656777)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os glicídios apresentam três grupos principais de classificação: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Em qual alternativa encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos?
		
	
	frutose e glicose
	
	amido e celulose
	 
	sacarose e celulose
	 
	sacarose e lactose
	
	celulose e glicogênio
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201202064906)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Algumas reações degradam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza:
		
	 
	o catabolismo como o processo básico
	
	a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas
	
	o anabolismo como o processo básico
	
	a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples
	 
	o catabolismo como síntese de moléculas variadas
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201202943221)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As gorduras são indispensáveis para o perfeito funcionamento do corpo humano, protegem o corpo contra lesões traumáticas e choques, preservam o calor e manter a temperatura do corpo e auxiliam na absorção de qual tipo de vitamina:
		
	
	Sintética
	
	Hidrossolúvel
	
	Natural
	 
	Lipossolúvel
	
	NDA
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201202263293)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os triglicerídios (TG) ou triacilgliceróis (TAG) constituem a principal forma de armazenamento energético nos adipócitos do tecido adiposo subcutâneo. São constituídos por três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol, por isso são ésteres de ácidos graxos e glicerol. Com relação à estrutura química e às fontes alimentares dos ácidos graxos NÃO podemos afirmar que:
		
	
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) é encontrado nos óleos vegetais e o α-Linolênico (C18:3, n-3) está presente em algumas sementes (linhaça e soja) sendo também encontrado nos peixes de água fria e salgada ¿ salmão, atum, bacalhau, arenque, sardinha e nos óleos desses peixes.
	 
	Os ácidos graxos monoinsaturados são aqueles que possuem apenas uma dupla ligação e são encontrados principalmente no óleo de oliva (azeite) e de canola, no abacate, em sementes oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, avelãs).
	
	O ácido araquidônico (C20:4, n-6) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido Linoléico (C18:2, n-6).
	
	O ácido eicosapentaenóico (EPA) (C20:5, n-3) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido alfa-Linolênico (C18:3, n-3).
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) e o Ácido α-Linolênico (C18:3, n-3) não são ácidos graxos essenciais pois podem ser sintetizados no organismo humano.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201202709307)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A enzima que está localizada nas paredes dos vasos sanguíneos e no coração, nos depósitos de gordura e nos músculos cuja função é degradação dos triglicerídeos, é chamada de:
		
	
	lecitina colesterolacil transferase
	
	aldolase
	 
	lipoproteinalipase
	
	hepatolipase
	 
	lipoproteína de alta desnsidade
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201202303243)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As enzimas são catalisadores das reações químicas que ocorrem no organismo humano. Devido a essa função as enzimas representam as unidades fundamentais do metabolismo celular. O estudo da cinética enzimática é importante para explicar como as enzimas trabalham e prever o comportamento das enzimas em organismos vivos. Nesse contexto, a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten, proposta em 1913, desempenha um papel de destaque para mostrar que a transformação de um substrato (S) em um produto (P) implica na interação Enzima-Substrato, conhecido como o modelo do encaixe induzido. Sobre a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	A segunda etapa da equação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	Quando uma Enzima (E) se combina com um Substrato (S) ocorre a formação um Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) pode dissociar-se para Enzima (E) e Substrato (S).
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) também pode prosseguir formando o Produto (P) e a Enzima livre (E).
	 
	A terceira etapa da equação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201202737574)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	São exemplos de organelas celulares onde ocorre na respiração celular a produção de ATP de forma mais relevante:
		
	 
	Complexo de Golgi
	
	Lisossomos
	 
	Mitocôndrias
	
	Retículo Endoplasmático Granular
	
	Ribossomos
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201202053871)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os carboidratos são moléculas essenciais para o organismo. Dentre eles, a glicose exerce um papel fundamental na obtenção de energia. Uma via metabólica específica, a glicólise anaeróbia, degrada a molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Esta, por sua vez, se converte em uma importante molécula, para dar início ao chamado ciclo do ácido cítrico, ou ciclo de Krebs, no interior das mitocôndrias. Responda: qual o nome dessa molécula?
		
	
	Ácido láctico
	
	Succinato
	 
	Acetil Co-A
	
	Hexoquinase
	
	Oxaloacetato
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201202657216)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os lipídios, também denominados de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que NÃO se refere a uma função biológica dos lipídios.
		
	
	Fazem parte da composição de hormônios
	
	Funcionam como reserva energética
	 
	Atuam como catalisadores biológicos
	
	Fazem parte da composição da membrana plasmática
	 
	Atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201202652404)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As lipoproteínas plasmáticas exercem um papel central no metabolismo e no trânsito de lipídios entre órgãos. Vale a pena destacar que a densidade de uma lipoproteína é um importante fator a ser considerado para avaliar a possibilidade da mesma em aderir ao endotélio vascular. Quanto menos densa for a lipoproteína, maior será a quantidade de lipídios, menor será a quantidade de apolipoproteínas e menor o diâmetro. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a classe de lipoproteínas que quando a concentração sanguínea está elevada corresponde a um importante fator protetor da função endotelial e saúde cardiovascular:
		
	 
	Low Density Lipoprotein (LDL) ¿ Lipoproteínas de baixa densidade.
	
	Apolipoproteína B
	
	Quilomícrons (QM).
	 
	High Density Lipoprotein (HDL ) ¿ Lipoproteínas de alta densidade.
	
	Apolipoproteína C.
		1.
		Os açúcares são moléculas amplamente distribuídas em tecidos animais e vegetais. Em relação aos carboidratos é correto afirmar que:
	
	
	
	
	são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura inorgânica muito importante.
	
	
	são a única fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos
	
	 
	não são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura orgânica muito importante
	
	 
	são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura orgânica
muito importante
	
	
	não são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura inorgânica muito importante.
	
		2.
		Nos dias atuais sabemos que as moléculas de proteínas são formadas por dezenas, centenas ou milhares de outras moléculas, ligadas em sequência. Qual a alternativa que apresenta as moléculas que formam as proteínas?
	
	
	
	
	Moléculas de polissacarídeos
	
	 
	Moléculas de glicose
	
	
	Moléculas de quitina
	
	
	Moléculas de proteínas
	
	 
	Moléculas de aminoácidos
	
		3.
		Este tipo de carboidrato tem estrutura mais complexa, peso molecular elevado, insolúveis em água fria e tem como função de armazenamento ou de reserva nutritiva:
	
	
	
	
	trissacarídeos
	
	 
	polissacarídeos
	
	 
	nda
	
	
	dissacarídeos
	
	
	monossacarídeos
	
		4.
		Em relação aos aminoácidos é correto afirmar que:
	
	
	
	
	São as unidades fundamentais do DNA. São formados por um grupo amida, um grupo aldeído, fosfato, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	 
	São as unidades fundamentais das proteínas. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	 
	São as unidades fundamentais dos lipídeos. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, nitrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	
	São as unidades fundamentais dos ácidos nucléicos. São formados por um grupo amida, um grupo carboxílico, nitrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	
	São as unidades fundamentais dos carboidratos. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
		5.
		Quando ocorre o processo de síntese proteica na célula, é necessária a presença de moléculas de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Nas alternativas abaixo marque respectivamente como são chamados os aminoácidos que um organismo não consegue produzir, e como são chamados os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias.
	
	
	
	
	Aminoácidos primários e aminoácidos secundários
	
	 
	Aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais
	
	
	Aminoácidos proteicos e aminoácidos não essenciais
	
	
	Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais
	
	
	Aminoácidos globulares e aminoácidos secundários
	
		6.
		Em relação à fórmula geral de um aminoácido os grupos amino e carboxila estão:
	
	
	No carbono ômega
	
	 
	No carbono sigma
	
	
	No carbono téta
	
	 
	No carbono alfa
	
	
	No carbono beta
	
		7.
		A hidrólise da sacarose produz:
	
	 
	glicose e frutose
	
	
	glicose e lactose
	
	
	galactose e glicose
	
	 
	manose e frutose
	
	
	frutose e lactose
	
		8.
		Podemos dizer que uma proteína de baixo valor biológico ou incompleta está presente no seguinte alimento:
	
	
	
	
	Clara do ovo
	
	
	Carne de boi
	
	 
	Arroz
	
	 
	Carne de frango
	
	
	Peixes
	
		1.
		São exemplos de alimentos fontes de carboidratos, EXCETO:
	
	
	
	 
	Peixes
	
	
	Arroz
	
	
	Leite
	
	
	Cana de açúcar
	
	
	Pães
	
		2.
		Das opções abaixo assinale a única correta:
	
	
	
	 
	O estado ácido básico de um indivíduo é analisado pela concentração dos íons H+, OH-, HCO3- e pCO2
	
	
	Todo íon OH- que é tamponado é excretado pelos rins
	
	
	Segundo o conceito de Brownsted-Lowry, ácido e base são respectivamente, doadores de H+ e doadores de OH-
	
	 
	Uma solução tampão é constituída por um sal de um ácido fraco e, pode temporariamente resistir a pequenas variações de pH por se ligar a íons H+
	
	
	Uma solução acida é aquela em que há predomínio de íons OH-
	
		3.
		Marque a opção que representa as moléculas (dissacarídeos) formadas pela ligação de, respectivamente: 1) glicose + frutose; 2) glicose + galactose; 3) glicose + glicose:
	
	
	
	
	1) amido; 2) sacarose; 3) maltose
	
	 
	1) sacarose; 2) lactose; 3) maltose
	
	
	1) amido; 2) lactose; 3) maltose
	
	
	1) sacarose; 2) amido; 3) celulose
	
	
	1) sacarose; 2) maltose; 3) amido
	
		4.
		Entre os compostos a seguir, o que por hidrólise produz aminoácido é:
	
	
	
	
	hidrato de carbono
	
	 
	proteína
	
	
	alcaloide
	
	
	gordura animal
	
	
	gordura vegetal
	
		5.
		Dentre os alimentos citados abaixo. Qual deles possui a função basicamente energética?
	
	
	
	
	filé de frango
	
	 
	melado
	
	 
	alface
	
	
	ovo
	
	
	sal
	
		6.
		Os polissacarídeos, açúcares complexos, são nutrientes de origem vegetal e, no homem, apresentam-se como substância de reserva na forma de:
	
	
	
	
	quitina
	
	
	celulose
	
	 
	glicogênio
	
	 
	amido
	
	
	queratina
	
		7.
		Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que:
	
	
	
	
	Só existe em determinados vegetais
	
	 
	não é sintetizado no organismo humano
	
	
	Possui função semelhante à das vitaminas
	
	 
	é sintetizado em qualquer organismo animal
	
	
	é indispensável ao metabolismo energético
	
		8.
		A molécula representada que apresenta um carbono alfa ligado a um hidrogênio, a um grupamento amino, a um grupamento carboxílico e um radical metila é:
	
	
	
	
	nucleosídeo
	
	
	monossacarídeos
	
	 
	aminoácido
	
	
	ácido graxo
	
	
	nucleotídeo
		1.
		Qual a opção correta quanto aos elementos químicos fundamentais encontrados na composição de um carboidrato?
	
	
	
	
	Carbono, magnésio e hidrogênio
	
	 
	Carbono, oxigênio e hidrogênio
	
	
	Sódio, potássio e carbono
	
	
	Carbono, hidrogênio e hélio
	
	
	Carbono, cálcio e potássio
		2.
		Uma proteína que apresenta pouca oferta ou ausência de algum aminoácido essencial é denominada:
	
	
	
	
	Proteína completa
	
	
	Heteroproteínas
	
	 
	Proteína de alto valor biológico
	
	
	Proteína conjugada
	
	 
	Proteína de baixo valor biológico
		3.
		Algumas reações degradam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza:
	
	
	
	
	o anabolismo como o processo básico
	
	
	a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples
	
	
	a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas
	
	
	o catabolismo como síntese de moléculas variadas
	
	 
	o catabolismo como o processo básico
		4.
		São polímeros de monossacarídeos com mais de 10 unidades, interligados, também, por ligações glicosídicas. A sentença refere-se a moléculas classificadas como:
	
	
	
	
	monossacarídeos
	
	
	decassacarídeos
	
	
	dissacarídeos
	
	 
	polissacarídeos
	
	
	oligossacarídeos
		5.
		Uma dieta alimentar pobre em carboidratos e rica em proteínas deve conter respectivamente:
	
	
	
	 
	Poucos farináceos e muita carne
	
	
	Pouca carne e muitos farináceos
	
	
	Pouco leite e muito açúcar
	
	 
	Pouco leite e muitas verduras
	
	
	Pouca carne e muitas verduras
		6.
		São classificados de polissacarídeos, os açúcares
que apresentam:
	
	
	
	
	são carboidratos que, por hidrólise, originam dois ou três monossacarídeos.
	
	 
	São polímeros de monossacarídeos com mais de 10 unidades, interligados, também, por ligações glicosídicas.
	
	
	São polímeros de monossacarídeos de 2 a 10 unidades, interligados por ligações glicosídicas.
	
	
	São açúcares de composições simples, diferenciados em poliidroxicetona e poliidroxialdeído.
	
	
	são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica.
		7.
		Os carboidratos ou glicídios representam a maior fonte de energia na dieta, fornecendo o maior aporte calórico total. Estão disponíveis em abundância nos alimentos e são obtidos principalmente nos alimentos de origem vegetal. Sobre a estrutura química dos carboidratos NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	 
	A sacarose é um dissacarídio formado pela união de duas moléculas de monossacarídeos (glicose e maltose) unidas por uma ligação glicosídica.
	
	 
	Os monossacarídios não são hidrolisados a formas mais simples e representam a unidade básica fundamental dos carboidratos.
	
	
	A celulose é um polissacarídio vegetal formado pela condensação de moléculas de glicose (polímero da glicose).
	
	
	Os oligossacarídios são formados pela combinação de poucos (oligo em grego) resíduos de monossacarídeos (2 a 10).
	
	
	O glicogênio é um polissacarídio animal sintetizado a partir da glicose no processo da glicogênese e armazenado no músculo e no fígado.
	
		8.
		São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia:
	
	
	
	 
	cerídeos e esteroides
	
	
	fosfolipídios e esteroides
	
	 
	glicerídeos e polissacarídeos, como o amido
	
	
	proteínas e glicerídeos
	
	
	carotenoides e polissacarídeos, como a celulose
		1.
		Lipídios são moléculas formadas por ácidos graxos, que dão características específicas a essa biomolécula. Esses acidos graxos possuem uma grande cadeia linear de carbonos, com um grupo funcional em sua ponta. Qual o grupo funcional orgânico que está presente na ponta da cadeia de carbonos que forma a molécula de ácido graxo?
	
	
	
	
	Aldeído
	
	
	Éster orgânico
	
	 
	Ácido fosfórico
	
	 
	Ácido carboxílico
	
	
	Álcool
		2.
		Qual das seguintes opções está correta?
	
	
	
	
	As proteínas apresentam como função básica a produção de energia celular.
	
	 
	O elemento central na formação de todas as biomoléculas é o oxigênio, visto que ele é o mais abundante em todos os seres vivos.
	
	 
	Os nucleotídeos são os precursores metabólicos do DNA e do RNA.
	
	
	Todas as biomoléculas obtidas a partir da alimentação podem ser facilmente armazenadas em nossas células.
	
	
	As prostraglandinas são constituintes fundamentais das membranas celulares.
		3.
		As prostaglandinas são classificadas como lipídeos derivados enzimáticos de ácidos graxos cujas estruturas endógenas são compostas por 20 átomos de carbono e estão presentes em praticamente todas as células do organismo. Exercem várias funções orgânicas, EXCETO:
	
	
	
	
	Auxiliam na contração uterina
	
	 
	Auxiliam no controle da pressão sanguínea
	
	 
	Auxiliam na construção dos grande blocos proteicos, ou seja, na síntese de polipeptídeos.
	
	
	Auxiliam na elaboração de uma resposta inflamatória
	
	
	Auxiliam na contratilidade do músculo liso
		4.
		Um exemplo de uma determinada proteína, muito encontrada em ovos, que possui mais de 100 aminoácidos em sua composição é a:
	
	
	
	
	Hemoglobina
	
	 
	Albumina
	
	
	Quitina
	
	
	Mioglobina
	
	
	Queratina
	
		5.
		A proteína do soro de leite também conhecida como whey protein, é uma mistura de proteínas globulares isoladas obtidas do soro de leite durante a produção de queijos. É um dos suplementos mais consumidos por atletas que executam treinamento de força, com a finalidade de hipertrofia muscular, recuperação muscular, diminuir lesões durante o treino e até mesmo tratamento complementar de certas doenças. O treinamento de força estimula a renovação de proteínas musculares, que resulta tanto no aumento da síntese de proteica, quanto na sua degradação. As proteínas do soro de leite dispõem de alta digestibilidade e grande absorção pelo organismo e apresentam excelentes quantidades de aminoácidos essenciais como: arginina, cisteína, leucina, isoleucina, lisina entre outros. A preocupação por parte dos praticantes de musculação aumentou em relação ao desejo de obter hipertrofia e força muscular. Neste artigo será abordado o uso do suplemento whey protein sua obtenção, visando suas propriedades nutricionais e ação no organismo (STOPASSOLLI, A. O uso da proteína do soro do leite como suplemento nutricional por atletas. FACIDER Revista Científica. n. 08, 2015). A partir da leitura do resumo acima e com base na discussão realizada em sala, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	O resumo não é aceitável, haja vista que o whey protein é um produto totalmente sintético, e sua estrutura consiste em um dipeptídeo
	
	 
	Os aminoácidos essenciais que o autor se refere no resumo corresponde aqueles que nosso organismo não produz, mas os obtemos por meio da dieta
	
	 
	As proteínas presentes no soro do leite atuam o catabolismo proteico em células musculares dos atletas que fazem uso do whey protein
	
	
	O resumo está incorreto ao afirmar ¿whey protein, é uma mistura de proteínas globulares isoladas obtidas do soro de leite durante a produção de queijos¿ já que o queijo por ser um alimento de natureza lipídica não se destina a estruturação muscular
	
	
	Apesar da informação central do resumo está correta, o autor comentou um erro ao afirmar que esse tipo de suplemento é aplicado com a finalidade de hipertrofia muscular, quando na verdade eles se destinam a hipotrofia
	
		6.
		O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Pode-se classificar quanto à forma essa proteína como:
	
	
	
	
	piramidal
	
	 
	estrutural
	
	
	dinâmica
	
	 
	fibrosa
	
	
	globular
		7.
		A ligação que é observada entre os nucleotídeos é conhecida:
	
	
	
	
	ligação enzimática
	
	 
	ligação fosfodiéster
	
	
	ligação peptídica
	
	
	ligação glicosídica
	
	
	ligação glicerídica
		8.
		Algumas pesquisas em relação às células cancerosas demonstraram resultados satisfatórios quando interrompem-se o fluxo de oxigênio e de nutrientes. Nessas condições, as células sem o suprimento de aminoácidos, de imediato não mais poderão formar:
	
	
	
	
	Glicídios
	
	 
	Proteínas
	
	 
	Lipídios
	
	
	Polissacarídeos
	
	
	Nucleotídeos
		1.
		Dentre as opções abaixo assinale a incorreta.
	
	
	
	
	A estrutura primaria de uma proteína representa a sequência de aminoácidos ao longo de uma cadeia polipeptídica.
	
	
	As proteínas globulares se organizam em Estrutura terciária
	
	 
	As proteínas globulares podem ser facilmente desnaturadas por variações de pH e temperatura visto que as interações que estabilizam-na são relativamente fracas.
	
	 
	As proteínas globulares de maneira geral são insolúveis em meio aquoso pois, são constituídas principalmente de aminoácidos apolares, por outro lado as proteínas fibrosas apresentam alta solubilidade em água.
	
	
	As proteínas fibrosas apresentam como função básica a estrutural e são organizadas em estrutura secundaria.
		2.
		Os lipídeos possuem
função energética e estão presentes na composição das membranas de todas as células. São exemplos de lipídeos simples, EXCETO:
	
	
	
	
	ceras
	
	
	óleos e gorduras
	
	 
	triglicerídeos
	
	
	glicerídeos
	
	 
	glicolipídeos
		3.
		O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex.: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
	
	 
	O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno).
	
	 
	Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos metabólicos.
	
	
	O excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
	
	
	O colesterol é o precursor dos hormônios insulina e glucagon produzido pelas células beta nas ilhotas pancreáticas.
		4.
		São exemplos de lipídeos de caráter anfipático e que são constituintes das membranas plasmáticas os:
	
	
	
	
	Cerídeos
	
	
	Triglicerídeos
	
	 
	Ácidos graxos
	
	
	Gliceraldeídos
	
	 
	Fosfolipídeos
		5.
		Um exemplo de proteína é a Albumina, muito encontrada em ovos. Esta proteína possui mais de 100 aminoácidos em sua composição. Proteínas e peptídeos podem ser definidos como polímeros compostos de aminoácidos, ligados entre si por:
	
	
	
	
	Ligações dipolo.
	
	
	Ligações glicosídicas.
	
	 
	Ligações de hidrogênio.
	
	 
	Ligações peptídicas.
	
	
	Ligações fosfodiéster.
		6.
		A proteína é um macronutriente indispensável ao perfeito funcionamento do organismo humano, obtida dos alimentos de origem vegetais e animais. E é considerada composto biológico que possui a maior diversidade de funções, dentre suas principais funções, exceto:
	
	
	
	
	produção de enzimas
	
	 
	síntese de novos tecidos
	
	
	produção de hormônios
	
	
	nda
	
	 
	principal substrato energético
		7.
		As prostaglandinas são exemplos de lipídeos derivados de ácidos graxos cujas estruturas endógenas são compostas por 20 átomos de carbono que estão presentes em praticamente todas as células do organismo, e desempenham inúmeras funções, EXCETO:
	
	
	
	
	Auxilia na contração uterina durante o parto
	
	 
	Auxilia no controle da pressão sanguínea
	
	 
	Auxilia na produção de hemácias
	
	
	Auxilia na contratilidade do músculo liso
	
	
	Auxilia na elaboração da resposta inflamatória
		8.
		Marque a alternativa correta em relação às características das proteínas e dos peptídeos:
	
	
	
	
	podem ser definidos como polímeros compostos de aminoácidos, ligados entre si por ligações nucleosídicas, diferindo somente pelo tamanho do polímero.
	
	
	podem ser definidos como polímeros simples de aminoácidos, ligados entre si por ligações do tipo éster, diferindo somente pelo tamanho do polímero.
	
	 
	podem ser definidos como polímeros simples de aminoácidos, ligados entre si por ligações glicosídicas, diferindo somente pelo tamanho do polímero.
	
	 
	podem ser definidos como polímeros compostos de aminoácidos, ligados entre si por ligações peptídicas, diferindo somente pelo tamanho do polímero.
	
	
	podem ser definidos como polímeros simples de aminoácidos, ligados entre si por ligações de esterificação, diferindo somente pelo tamanho do polímero.
		1.
		Qual das alternativas está relacionada à subunidade monomérica das seguintes macromoléculas: Hemoglobina e Triacilglicerol?
	
	
	
	
	aminoácidos e aminoácido
	
	
	aminoácido e monossacarídeo
	
	 
	ácido graxo e monossacarídeo
	
	 
	aminoácido e ácido graxo
	
	
	monossacarídeo e colesterol
		2.
		São exemplos de funções desempenhadas pelos triglicerídeos e pelo colesterol, respectivamente:
	
	
	
	 
	estrutural e defesa
	
	
	defesa e constituição da membrana plasmática
	
	
	reserva de energia e formação da parede celular
	
	 
	reserva de energia e precursor para a produção de hormônios sexuais femininos e masculinos.
	
	
	transporte e defesa
		3.
		O colágeno e a elastina são proteínas que apresentam funções:
	
	
	
	 
	defesa
	
	
	globulares
	
	
	transporte
	
	
	fibrosas
	
	 
	estruturais
		4.
		Sabe-se que 1 g de lipídio libera 9 kcal contra 4 kcal liberadas por 1 g de glicídio. A frase releva a função lipídica de caráter:
	
	
	
	 
	Energética
	
	
	Anti-oxidante
	
	 
	Redutora
	
	
	Hormonal
	
	
	Estrutural
		5.
		As gorduras são indispensáveis para o perfeito funcionamento do corpo humano, protegem o corpo contra lesões traumáticas e choques, preservam o calor e manter a temperatura do corpo e auxiliam na absorção de qual tipo de vitamina:
	
	
	
	
	Lipossolúvel CERTA 
	
	
	NDA
	
	
	Hidrossolúvel
	
	
	Sintética
	
	
	Natural
		
6.
		Os triglicerídios (TG) ou triacilgliceróis (TAG) constituem a principal forma de armazenamento energético nos adipócitos do tecido adiposo subcutâneo. São constituídos por três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol, por isso são ésteres de ácidos graxos e glicerol. Com relação à estrutura química e às fontes alimentares dos ácidos graxos NÃO podemos afirmar que:
	
	
	
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) é encontrado nos óleos vegetais e o α-Linolênico (C18:3, n-3) está presente em algumas sementes (linhaça e soja) sendo também encontrado nos peixes de água fria e salgada ¿ salmão, atum, bacalhau, arenque, sardinha e nos óleos desses peixes.
	
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) e o Ácido α-Linolênico (C18:3, n-3) não são ácidos graxos essenciais pois podem ser sintetizados no organismo humano.
	
	
	O ácido araquidônico (C20:4, n-6) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido Linoléico (C18:2, n-6).
	
	
	O ácido eicosapentaenóico (EPA) (C20:5, n-3) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido alfa-Linolênico (C18:3, n-3).
	
	
	Os ácidos graxos monoinsaturados são aqueles que possuem apenas uma dupla ligação e são encontrados principalmente no óleo de oliva (azeite) e de canola, no abacate, em sementes oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, avelãs).
		7.
		Os lipídios mais comuns são representados pelas gorduras e óleos encontrados em nossa alimentação. Basicamente, possuem função energética e estão presentes na composição das membranas de todas as células. De acordo com a informação anterior, marque a alternativa relacionada à função estrutural dos lipídeos.
	
	
	
	
	na formação da vitamina D
	
	
	o colesterol é usado na síntese dos hormônios sexuais e de outros esteróides.
	
	
	reserva de energia, pois 1g de lipídeo libera 9kcal.
	
	 
	nas células nervosas, formam várias camadas que, funcionam como isolante elétrico do impulso nervoso.
	
	
	na formação das vitaminas lipossolúveis
		8.
		O colágeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas dos tegumentos dos artrópodes a conchiolina das conchas de moluscos, a fibrina do soro sanguíneo e a miosina dos músculos são exemplos de proteínas:
	
	
	
	 
	fibrosas
	
	
	primárias
	
	
	globulares
	
	
	terciárias
	
	 
	filamentadas
		1.
		Em laboratórios químicos, o modo mais frequente de ativar uma reação química é fornecendo
calor, que funciona como energia de ativação. Nos seres vivos, esta reação não seria possível, pois há o risco da desnaturação das proteínas. A estratégia desenvolvida pelos seres vivos para superar a barreira inicial das reações foi a utilização de:
	
	
	
	
	clorofila
	
	
	glicose
	
	 
	ATP
	
	
	hormônios
	
	 
	enzimas
		2.
		As enzimas são catalisadores das reações químicas que ocorrem no organismo humano. Devido a essa função as enzimas representam as unidades fundamentais do metabolismo celular. O estudo da cinética enzimática é importante para explicar como as enzimas trabalham e prever o comportamento das enzimas em organismos vivos. Nesse contexto, a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten, proposta em 1913, desempenha um papel de destaque para mostrar que a transformação de um substrato (S) em um produto (P) implica na interação Enzima-Substrato, conhecido como o modelo do encaixe induzido. Sobre a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) também pode prosseguir formando o Produto (P) e a Enzima livre (E).
	
	 
	A terceira etapa da equação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	A segunda etapa da equação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) pode dissociar-se para Enzima (E) e Substrato (S).
	
	
	Quando uma Enzima (E) se combina com um Substrato (S) ocorre a formação um Complexo Enzima-Substrato (ES).
		3.
		A maioria das enzimas é representada pelas proteínas. Possuem um centro ativo, onde há a entrada do substrato. Sobre a interação enzima e substrato é correto destacar que:
	
	
	
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, facilitando assim a reação química.
	
	
	O substrato, estando fora do centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
	
	 
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, dificultando assim a reação química.
	
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, dificultando assim a reação química.
	
	 
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
		4.
		Para que ocorra a inibição da ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:
	
	
	
	
	estar na mesma concentração da enzima
	
	
	promover a desnaturação dessa enzima
	
	 
	apresentar a mesma estrutura espacial do substrato da enzima
	
	
	recobrir toda a molécula da enzima
	
	
	possui a mesma função biológica do substrato da enzima
		5.
		Leia o texto a seguir, escrito por Jacob Berzelius em 1828. "Existem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos.'' A previsão de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o poder catalítico'' mencionado no texto deve-se:
	
	
	
	
	às vitaminas.
	
	 
	aos lipídios.
	
	
	aos ácidos nucléicos.
	
	
	aos carboidratos.
	
	 
	às enzimas.
		6.
		A Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten foi proposta em 1913 para mostrar que a transformação de um Substrato (S) em um Produto (P) necessita da interação Enzima-Substrato (ES), conhecido como o modelo chave-fechadura. Com relação à essa equação NÃO podemos afirmar que:
	
	
	
	 
	Quando os centros catalíticos estão saturados (cheios) com o Substrato (S) a velocidade da reação é mínima.
	
	
	A segunda etapa da reação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	 
	A equação de Michaelis e Menten descreve como a velocidade da reação (V) depende da posição do equilíbrio ligado ao Substrato (S) e da constante de velocidade k2.
	
	
	O fundamento da equação de Michaelis e Menten é a análise da cinética enzimática.
	
	
	A primeira etapa da reação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
		7.
		São os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. Certos tipos controlam os níveis de colesterol e triglicerídeos de nosso organismo. Essas moléculas podem ser alteradas por remédios, pela quantidade de gordura corporal e massa muscular além da prática de exercícios físicos. Em relação à análise do texto, pode-se destacar que a moléculas destacadas são:
	
	
	
	
	ácidos graxos
	
	
	glicídios
	
	 
	nucleotídeos
	
	
	aminoácidos
	
	 
	enzimas
	
		8.
		As enzimas são importantes catalisadores químicos e participam de forma ativa das reações bioquímicas no interior de nossas células. De acordo com a classificação da natureza química, as enzimas são em sua maioria, proteínas e podem sofrer, quando submetidas a variações bruscas de pH e temperaturas elevadas, um processo denominado:
	
	
	
	 
	Fosforólise
	
	
	Decantação
	
	
	Hidrólise
	
	 
	Desnaturação
	
	
	Precipitação
		1.
		"Cerca de 27 milhões de brasileiros têm intolerância ao leite por deficiência na produção de uma enzima do intestino, denominada lactase." (FOLHA DE SÃO PAULO). Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura
	
	
	são estimuladas pela variação do grau de acidez do meio
	
	
	aumentam a energia de ativação necessária para as reações
	
	 
	são altamente específicas em função de seu perfil característico
	
	
	são consumidas durante o processo, não podendo realizar nova reação do mesmo tipo
		2.
		A febre alta (acima de 40ºC) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desta disfunção é o fato da temperatura corporal elevada alterar enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas proteínas?
	
	
	
	 
	Induzindo a desnaturação das enzimas
	
	 
	Quebrando as ligações covalentes entre os aminoácidos
	
	
	Induzindo a exocitose das enzimas
	
	
	Induzindo a autodigestão das enzimas
	
	
	Induzindo a modificação da sequência de aminoácidos das enzimas
		3.
		As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Em relação a estas biomoléculas é correto destacar que:
	
	
	
	 
	Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	
	Participam diretamente nas reações químicas pelas quais apenas a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas inorgânicos.
	
	 
	Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	
	Participam diretamente nas reações químicas pelas quais apenas a matéria é transformada nos sistemas biológicos.
		4.
		As enzimas atuam nas diversas reações do metabolismo celular. Sobre esses catalisadores, é correto afirmar que:
o poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia desprendida para que ocorram as reações. .
	
	
	após participarem das reações, não podem ser reutilizadas, pois fazem parte do produto final obtido
	
	
	são extremamente eficientes, capazes de atuar em qualquer substrato, pois são moléculas pouco específicas
	
	
	são eficientes, pois sempre aumentam a energia das reações biológicas
	
	
	são ineficientes pois são moléculas pouco específicas
		5.
		A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido a menor energia de ativação necessária para converter o substrato em produto. O aceleração da reação pode ser da ordem de milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos. Acerca das características de uma enzima é correto o conceito:
	
	
	
	 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais a matéria é transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é parcialmente transformada nos sistemas biológicos.
	
	 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
		6.
		Uma das formas de controle da atividade enzimática é através do uso de inibidores, os quais podem se ligar no sítio ativo da enzima, impedindo a ligação do substrato. Esse tipo de controle é denominado:
	
	
	
	 
	Inibição competitiva
	
	
	Inibição irreversível
	
	 
	Regulação covalente
	
	
	Inibição não-competitiva
	
	
	Regulação alostérica
		7.
		A interconversão que ocorre entre a glicose e a frutose é catalisada por um grupo de enzimas denominadas:
	
	
	
	
	Liases
	
	
	Transferases
	
	
	Hidrolases
	
	 
	Isomerases
	
	 
	Ligases
		8.
		No metabolismo das lipoproteínas temos a participação de enzimas importantes. A enzima que pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma doença cardíaca muito comentada atualmente denominada aterosclerose é a:
	
	
	
	
	Liase
	
	
	LCAT
	
	 
	Lipoproteinolipase
	
	 
	Hepatolipase
	
	
	Isomerase
		1.
		A glicose e a galactose são exemplos de monossacarídeos isômeros, podendo haver a interconversão entre ambas. Para tal finalidade, há a necessidade de atuação de enzimas que são classificadas funcionalmente como sendo:
	
	
	
	
	Liases
	
	
	Hidrolases
	
	 
	Ligases
	
	 
	Isomerases
	
	
	Transferases
		2.
		A enzima que está localizada nas paredes dos vasos sanguíneos e no coração, nos depósitos de gordura e nos músculos cuja função é degradação dos triglicerídeos, é chamada de:
	
	
	
	 
	lipoproteinalipase
	
	
	aldolase
	
	
	lipoproteína de alta desnsidade
	
	
	lecitina colesterolacil transferase
	
	 
	hepatolipase
		3.
		Leia o texto a seguir, escrito por Jacob Berzelius em 1828. "Existem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos.'' A previsão de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o poder catalítico'' mencionado no texto deve-se:
	
	
	
	
	aos ácidos nucléicos.
	
	
	aos lipídios.
	
	 
	às enzimas.
	
	
	às vitaminas.
	
	 
	aos carboidratos.
		4.
		A classe de enzimas que catalisam reações de transferência de elétrons ou reações de oxi-redução são classificadas como:
	
	
	
	
	ligases
	
	 
	transferases
	
	
	isomerases
	
	 
	oxidorredutases
	
	
	hidrolases
		5.
		Sobre os pontos chave relativos às funções catalíticas das enzimas pode-se considerar:
	
	
	
	
	que semelhante aos catalisadores químicos, esses catalisadores se perdem ao término da reação e que as enzimas não são muito específicas.
	
	 
	que semelhante aos catalisadores químicos e físicos, esses catalisadores se perdem em parte ao término da reação apesar das enzimas serem bem mais específicas.
	
	
	que diferente de catalisadores químicos, esses catalisadores não se perdem ao término da reação e que as enzimas não são muito específicas.
	
	
	que diferentemente dos catalisadores químicos e físicos, esses catalisadores parcialmente se perdem ao término da reação apesar das enzimas serem razoavelmente específicas.
	
	 
	que diferente de catalisadores químicos, esses catalisadores não se perdem ao término da reação e que as enzimas são muito específicas.
		6.
		As enzimas são catalisadores das reações químicas que ocorrem no organismo humano. Devido a essa função as enzimas representam as unidades fundamentais do metabolismo celular. O estudo da cinética enzimática é importante para explicar como as enzimas trabalham e prever o comportamento das enzimas em organismos vivos. Nesse contexto, a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten, proposta em 1913, desempenha um papel de destaque para mostrar que a transformação de um substrato (S) em um produto (P) implica na interação Enzima-Substrato, conhecido como o modelo do encaixe induzido. Sobre a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	 
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) também pode prosseguir formando o Produto (P) e a Enzima livre (E).
	
	 
	A terceira etapa da equação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) pode dissociar-se para Enzima (E) e Substrato (S).
	
	
	Quando uma Enzima (E) se combina com um Substrato (S) ocorre a formação um Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	A segunda etapa da equação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
		7.
		São os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. Certos tipos controlam os níveis de colesterol e triglicerídeos de nosso organismo. Essas moléculas podem ser alteradas por remédios, pela quantidade de gordura corporal e massa muscular além da prática de exercícios físicos. Em relação à análise do texto, pode-se destacar que a moléculas destacadas são:
	
	
	
	 
	enzimas
	
	
	glicídios
	
	
	ácidos graxos
	
	
	nucleotídeos
	
	
	aminoácidos
	
		8.
		Para que ocorra a inibição da ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:
	
	
	
	
	estar na mesma concentração da enzima
	
	
	possui a mesma função biológica do substrato da enzima
	
	
	promover a desnaturação dessa enzima
	
	 
	recobrir toda a molécula da enzima
	
	 
	apresentar a mesma estrutura espacial do substrato da enzima
		1.
		A glicólise é o processo de degradação da molécula de glicose. Em relação a esta via metabólica
é correto destacar que:
	
	
	
	
	A glicose é degradada em duas moléculas de acetato, para gerar ATP, ocorrendo no citoplasma.
	
	 
	A glicose é degradada em duas moléculas de lactato, para gerar ADP, ocorrendo no citoplasma.
	
	 
	A glicose é degradada em duas moléculas de piruvato, para gerar ATP, ocorrendo no citoplasma.
	
	
	A glicose é degradada em duas moléculas de piruvato, para gerar ADP, ocorrendo no citoplasma.
	
	
	A glicose é degradada em uma molécula de piruvato, para gerar ATP, ocorrendo no citoplasma.
		2.
		A glicólise e o ciclo de Krebs que são etapas da respiração celular ocorrem respectivamente nos seguintes compartimentos celulares:
	
	
	
	
	Membrana mitocondrial interna e matriz mitocondrial
	
	 
	Citoplasma e Citoplasma
	
	
	Matriz mitocondrial e citoplasma
	
	
	Membrana mitocondrial interna e membrana mitocondrial externa
	
	 
	Citoplasma e matriz mitocondrial
		3.
		O processo de degradação de uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvato, para gerar ATP, ocorrido no citoplasma é chamado de:
	
	
	
	 
	glicólise
	
	
	ciclo de krebs
	
	 
	glicogênese
	
	
	cadeia respiratória
	
	
	fosforilação oxidativa
		4.
		As hemácias nos mamíferos durante o processo de formação medular, perdem as mitocôndrias e os núcleos. Entretanto, alguns processos bioquímicos continuam a ocorrer para que esse glóbulo mantenha a produção de ATP. Quais dos processos biológicos a seguir continuaram a ocorrer, nas hemácias maduras, apesar dessa adaptação sofrida por elas?
	
	
	
	
	Proteólise
	
	 
	Ciclo de Krebs.
	
	
	Glicogênese
	
	
	Cadeia transportadora de elétrons
	
	 
	Glicólise.
		5.
		A fermentação ou metabolismo anaeróbio é uma via possível de degradação dos compostos orgânicos, por isso chamada de via catabólica, que permite a extração da energia química desses compostos, pelas células, na ausência de oxigênio. A fermentação ocorre no hialoplasma das células e compreende duas etapas, a glicólise e a redução do ácido pirúvico. Sobre os produtos finais da fermentação NÃO podemos afirmar que:
	
	
	
	
	A levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae é utilizada na produção de vinho, de cerveja e de pão. Esta levedura fermenta o carboidrato da massa produzindo gás carbônico (CO2) e etanol (álcool).
	
	
	Durante o treinamento de alta intensidade e curta duração, as células musculares humanas, por não receberem oxigênio em quantidade suficiente, podem realizar a fermentação láctica, além da respiração aeróbia, levando ao acúmulo de ácido láctico nos músculos que pode prejudicar a performance atlética devido às dores musculares, cãibras e fadiga muscular.
	
	 
	Existem vários tipos de fermentação, cujas designações indicam o produto final: fermentação alcoólica (álcool etílico), fermentação láctica (ácido láctico), fermentação acética (ácido acético) e fermentação butírica (ácido butírico).
	
	 
	A fabricação de iogurte é uma contribuição da fermentação butírica para a indústria alimentícia.
	
	
	Os produtos finais da fermentação diferem em função das reações que ocorrem a partir do ácido pirúvico.
		6.
		A glicólise é a via metabólica onde ocorre a degradação de uma molécula de glicose originando, quando na disponibilidade de oxigênio, duas moléculas de:
	
	
	
	
	Lactato
	
	
	Fosfato
	
	 
	Propionato
	
	 
	Piruvato
	
	
	Acetil-CoA
		7.
		Os produtos finais da fermentação alcoólica e da fermentação láctica diferem em função das reações que ocorrem a partir do ácido pirúvico. A fermentação alcoólica é realizada por diversas células, sendo aplicada na indústria de produção do álcool. No caso da indústria de panificação, qual o produto que interessa?
	
	
	
	
	oxigênio
	
	 
	gás carbônico
	
	
	ácido lático
	
	
	etanol
	
	 
	ácido pirúvico
		8.
		Na fermentação lática, que é considerada um processo simples e mais primitivo de obtenção de energia, algumas reações são idênticas as reações que ocorrem na glicólise, que é a primeira etapa da respiração celular. Dentre as reações a seguir, assinale aquela que garante a recuperação do NADH, mantendo possível a pequena produção de ATP celular, mesmo nos processos de baixa tensão de oxigênio:
	
	
	
	
	Conversão de lactato em piruvato catalisada pela lactato desidrogenase
	
	
	Conversão de frutose em frutose 1,6 difosfato catalisada pela fosfofrutoquinase-1
	
	
	Conversão de glicose 6 fosfato em glicose catalisada pela glicose 6-fosfatase
	
	
	Conversão de glicose em glicose 6-fosfato catalisada pela hexoquinase
	
	 
	Conversão de piruvato em lactato catalisada pela lactato desidrogenase
		.
		Os seres vivos mais primitivos, como algumas bactérias, utilizam a fermentação como único processo de obtenção de energia, sendo por isso designadas:
	
	
	
	 
	anaeróbios obrigatórios
	
	
	aeróbios facultativos
	
	 
	microaerófilos
	
	
	aeróbios obrigatórios
	
	
	organismos aeróbios
		2.
		A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica. Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica.
	
	
	
	
	Libera energia na forma de 38 ATPs
	
	
	Transforma ácido lático em ácido pirúvico
	
	 
	É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico
	
	
	Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria
	
	
	É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos
		3.
		A cadeia respiratória mitocondrial pode sofrer inibição ou pode ser desacoplada por algumas substâncias. O cianeto de potássio, por exemplo, que é considerado um veneno, atua inibindo a cadeia respiratória mitocondrial. Quanto ao que pode acontecer com a célula, em consequência deste efeito é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	a célula torna-se dependente da fermentação cujo rendimento energético é superior ao da respiração aeróbica.
	
	 
	há interrupção na cadeia transportadora de elétrons e um aumento compensatório na produção de ATP através do ciclo de Krebs.
	
	
	há interrupção do fluxo de elétrons causando uma maior produção de ATP pelo Complexo ATP sintase.
	
	
	há um severo comprometimento na produção de ATP pois a glicólise é inibida pelo veneno, determinando a paralização da respiração celular.
	
	 
	toda a cadeia respiratória se interrompe, com parada na produção de ATP e morte celular.
		4.
		Na glicólise, para que a glicose possa ser utilizada para iniciar as reações químicas, ela precisa sofrer uma fosforilação no carbono 6, gerando a produção de glicose 6-fosfato. Esse processo tem como função:
	
	
	
	
	Degradar a glicose em galactose
	
	 
	Ativar a glicose na célula
	
	
	Ativar a enzima que fosforila a glicose
	
	 
	Impedir a saída de glicose da célula
	
	
	Favorecer a saída de glicose da célula
	
		5.
		São exemplos de organelas celulares onde ocorre na respiração celular a produção de ATP de forma mais relevante:
	
	
	
	 
	Mitocôndrias
	
	
	Ribossomos
	
	 
	Retículo Endoplasmático Granular
	
	
	Complexo de Golgi
	
	
	Lisossomos
		6.
		Observe o esquema. Ele mostra as etapas da degradação da glicose para obtenção de energia.
Os números 1, 2, 3 e 4 correspondem,respectivamente,a:
	
	
	
	
	glicólise, fermentação, cadeia respiratória, ciclo de Krebs.
	
	 
	glicólise, ciclo de Krebs, fermentação, cadeia respiratória.
	
	
	fermentação, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória.
glicólise, fermentação, ciclo de Krebs, cadeia respiratória.
	
	
	fermentação, glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs.
		7.
		Marque a opção errada, com relação ao metabolismo anaeróbio:
	
	
	
	
	Ocorre em exercício intenso
	
	
	Há uma maior síntese de lactato a partir do metabolismo anaeróbio
	
	 
	Ocorre somente na mitocôndria
	
	
	O metabolismo anaeróbio se dá na ausência de O2 no músculo
	
	 
	Ocorre exclusivamente a partir do metabolismo de carboidratos
		8.
		Se um músculo da perna de uma rã for dissecado e mantido em uma solução isotônica em recipiente hermeticamente fechado, o músculo é capaz de se contrair algumas vezes quando estimulado, mas logo deixa de responder aos estímulos. No entanto, se a solução for arejada, o músculo readquire a capacidade de se contrair quando estimulado. A explicação para o fenômeno é que o ar fornece o gás:
	
	
	
	
	Nitrogênio, necessário à transmissão do impulso nervoso ao músculo.
	
	 
	Oxigênio, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a contração.
	
	
	Nitrogênio, necessário à síntese dos aminoácidos componentes da miosina.
	
	
	Oxigênio, necessário à oxidação da miosina e da actina que se unem na contração.
	
	 
	Dióxio de carbono, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a síntese dos miofilamentos.
		1.
		Ao analisar a equação química: Glicose + 2 ADP + 2 Pi + 2 NAD+ ---> 2 Piruvato + 2 ATP + 2 NADH + 2 H+ + 2 H2O Torna-se possível afirmar que:
	
	
	
	
	Na glicólise uma molécula glicose é degradada em duas moléculas de piruvato gerando ADP.
	
	
	Na glicólise uma molécula glicose é degradada em uma molécula de NADH gerando ATP.
	
	 
	Na glicólise uma molécula glicose é degradada em duas moléculas de água gerando CO2.
	
	
	Na glicólise uma molécula glicose é degradada em uma molécula de piruvato gerando ATP.
	
	 
	Na glicólise uma molécula glicose é degradada em duas moléculas de piruvato gerando ATP.
		2.
		Trata-se de um conjunto de substâncias presentes nas cristas da membrana interna da mitocôndria, onde ocorrem reações de óxido redução, fornecendo a energia necessária para a síntese do ATP, ocorrendo também a formação de H2O. Composta por: Quatro complexos protéicos I a IV; e duas moléculas conectoras móveis, a coenzima Q (ubiquinona) e o Citocromo C (Cyt c). O texto aborda uma etapa do metabolismo celular denominada de:
	
	
	
	
	fermentação alcoólica.
	
	 
	cadeia respiratória.
	
	 
	glicólise.
	
	
	fermentação lática.
	
	
	ciclo de Krebs.
		3.
		Com relação aos processos de respiração e fermentação nos organismos vivos, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	a respiração aeróbica produz menos ATP do que a fermentação
	
	
	através de ambos os processos ocorre produção de glicose
	
	 
	na respiração anaeróbica não ocorre produção de ATP
	
	
	na respiração aeróbica não ocorre produção de ATP
	
	 
	em ambos os processos ocorre formação de ácido pirúvico
		4.
		Os carboidratos são moléculas essenciais para o organismo. Dentre eles, a glicose exerce um papel fundamental na obtenção de energia. Uma via metabólica específica, a glicólise anaeróbia, degrada a molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Esta, por sua vez, se converte em uma importante molécula, para dar início ao chamado ciclo do ácido cítrico, ou ciclo de Krebs, no interior das mitocôndrias. Responda: qual o nome dessa molécula?
	
	
	
	
	Ácido láctico
	
	
	Succinato
	
	
	Oxaloacetato
	
	 
	Acetil Co-A
	
	
	Hexoquinase
		5.
		O Ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular apresentando algumas funções, dentre elas podemos citar:
	
	
	
	
	Produção de grande quantidade de ATP
	
	
	Produção de glicose
	
	
	Produção de citrato
	
	 
	Produção de grande quantidade de coenzimas reduzidas na forma de NADH e FADH2
	
	 
	Produção de oxigênio
		6.
		Em provas de corrida de longa distância, que exigem resistência muscular, a musculatura pode ficar dolorida devido ao acúmulo de:
	
	
	
	
	sais e à falta de glicose devido ao esforço.
	
	 
	glicogênio nas células devido à falta de oxigênio.
	
	
	ácido láctico devido a processos aeróbios.
	
	 
	ácido láctico devido a processos anaeróbios.
	
	
	glicogênio no sangue devido à transpiração intensa.
		7.
		O cianeto é um dos venenos mais perigosos e rápidos de que se tem conhecimento. Ele liga-se ao Fe3+ da enzima citocromo oxidase (Complexo IV), que catalisa a última etapa da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria. A morte celular ocorre rapidamente, tendo como principal causa: morte por anóxia tecidual do sistema nervoso central. Assinale a alternativa que mostre porque a ligação do cianeto no Complexo IV ocasiona morte celular:
	
	
	
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a síntese de ATP
	
	
	Transporte de elétrons normalizado afetando a redução do oxigênio
	
	 
	Transporte de elétrons normalizado sem afetar a redução do oxigênio
	
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a redução do oxigênio
	
	 
	Interrupção do fluxo de elétrons afetando a síntese de ATP
		8.
		O ciclo de Krebs corresponde à segunda etapa da respiração celular e pode-se afirmar que as enzimas responsáveis por essa via metabólica localizam-se:
	
	
	
	 
	no citosol
	
	 
	na matriz mitocondrial
	
	
	nas cristas mitocondriais
	
	
	no espaço intermembranas
	
	
	na membrana interna da mitocôndria
		1.
		As lipoproteínas plasmáticas exercem um papel central no metabolismo e no trânsito de lipídios entre órgãos. Vale a pena destacar que a densidade de uma lipoproteína é um importante fator a ser considerado para avaliar a possibilidade da mesma em aderir ao endotélio vascular. Quanto menos densa for a lipoproteína, maior será a quantidade de lipídios, menor será a quantidade de apolipoproteínas e menor o diâmetro. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a classe de lipoproteínas que quando a concentração sanguínea está elevada corresponde a um importante fator de risco para o IAM (infarto agudo do miocárdio):
	
	
	
	 
	Low Density Lipoprotein (LDL) ¿ Lipoproteínas de baixa densidade.
	
	
	Apolipoproteína A.
	
	
	Quilomícrons (QM).
	
	
	Apolipoproteína C.
	
	
	High Density Lipoprotein (HDL ) ¿ Lipoproteínas de alta densidade.
		2.
		A reserva energética de carboidratos em fungos e animais é denominada de:
	
	
	
	 
	sacarose
	
	
	frutose
	
	
	amido
	
	 
	glicogênio
	
	
	galactose
		3.
		É a reserva energética de carboidratos em fungos e animais. Nos seres humanos é armazenado no fígado e músculos estando sob a influência dos hormônios reguladores da glicemia. A molécula destacada no parágrafo é denominada:
	
	
	
	 
	frutose
	
	
	amido
	
	 
	glicogênio
	
	
	maltose
	
	
	glicose
		4.
		Um dos principais objetivos da via das pentoses é:
	
	
	
	 
	Produzir glicose
	
	
	Produzir ATP
	
	
	Produzir coenzimas reduzidas como NADH
	
	
	Produzir ribose
	
	 
	Produzir NADPH
		5.
		Uma vez no citoplasma, a molécula de glicose participará do processo de respiração celular, resultando em gás carbônico, água e liberação de energia sob a forma de ATP. Essa transformação ocorre primeiramente no citoplasma e posteriormente no interior de uma organela citoplasmática. O nome da organela e a sequência completa das etapas, correspondem à:
	
	
	
	
	complexo de Golgi, cadeia respiratória,
ciclo de Krebs, glicólise.
	
	
	ribossomo, glicólise, fermentação, ciclo de Krebs.
	
	 
	mitocôndria, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória.
	
	 
	lisossomo, glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs.
	
	
	ribossomo, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, glicólise
		6.
		Os lipídios, também denominados de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que NÃO se refere a uma função biológica dos lipídios.
	
	
	
	
	Fazem parte da composição da membrana plasmática
	
	
	Funcionam como reserva energética
	
	
	Atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação
	
	 
	Atuam como catalisadores biológicos
	
	 
	Fazem parte da composição de hormônios
		7.
		São substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia
	
	
	
	
	cerídeos e esteróides
	
	 
	glicerídeos e polissacarídeos, como o amido
	
	
	carotenóides e polissacarídeos, como a celulose
	
	
	fosfolipídios e esteróides
	
	
	proteínas e glicerídeos
		8.
		A hidrólise de moléculas de lipídios produz:
	
	
	
	
	ácidos graxos e água
	
	 
	ácidos graxos e glicerol
	
	
	aminoácidos e água
	
	
	glicose e glicerol
	
	
	glicerol e água
	
		1.
		Os lipídios correspondem a uma classe heterogênea de compostos orgânicos de origem vegetal ou animal, que incluem os óleos, as gorduras e as ceras. De acordo com o químico Atwater e seus experimentos com calorimetria no final do século XIX, foi observado que o valor energético de 1g de glicídios é aproximadamente:
	
	
	
	
	50 Kcal.
	
	
	200 Kcal.
	
	
	1 Kcal.
	
	 
	4 Kcal.
	
	 
	9 Kcal.
		2.
		As lipoproteínas são moléculas constituídas pela união entre apoproteínas e lipídeos, e são de extrema importância para o transporte de lipídeos no plasma sanguíneo. São classificadas predominantemente, de acordo com a densidade em: quilomícrons, VLDL, LDL e HDL. Sobre as lipoproteínas, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
	
	
	
	 
	HDL são lipoproteínas de eliminação de colesterol, sendo vulgarmente conhecidas como bom colesterol, pois apresentam densidade alta pela menor concentração lipídica presente em sua molécula.
	
	
	Em períodos de jejum prolongado, a enzima lipase hormônio sensível, é responsável pela ativação da lipólise no tecido adiposo, o que acarreta uma menor distribuição sanguínea de triglicerídeos, diminuindo os níveis de VLDL.
	
	 
	Os quilomícrons são lipoproteínas que apresentam maior densidade, uma vez que representam a principal forma de transporte dos lipídeos oriundos da dieta.
	
	
	Quilomícrons e VLDL são reconhecidos no meio médico como moléculas protetoras do coração, já que apresentam um grande diâmetro, impedindo que haja o depósito de LDL na parede dos vasos sanguíneos.
	
	
	LDL são lipoproteínas envolvidas na patogênese da aterosclerose, uma vez que são constituídas exclusivamente por apoproteínas e triglicerídeos.
	
	
	
		3.
		Atualmente, após a análise de diversos estudos epidemiológicos, demonstrou-se que o HDL é considerado um preditor para eventos cardiovasculares, comparado à fração LDL-colesterol. Assinale a alternativa que demonstre a relação HDL/LDL (níveis plasmáticos) em um indivíduo, que possa predizer um possível evento de infarto:
	
	
	
	
	HDL (70mg/dL) / LDL (170mg/dL)
	
	
	HDL (40mg/dL) / LDL (150mg/dL)
	
	 
	HDL (75mg/dL) / LDL (150mg/dL)
	
	 
	HDL (40mg/dL) / LDL (190mg/dL)
	
	
	HDL (75mg/dL) / LDL (190mg/dL)
		4.
		No gráfico, as curvas I, II e III representam o consumo das principais reservas de energia no corpo de uma pessoa em privação alimentar.
A curva que se relaciona corretamente ao tipo de reserva que representa é:
	
	
	
	
	I - proteína; II - carboidrato; III - gordura.
	
	
	I - carboidrato; II - proteína; III - gordura.
	
	 
	I - carboidrato; II - gordura; III - proteína.
	
	
	I - gordura; II - proteína; III - carboidrato.
	
	
	I - proteína; II - gordura; III - carboidrato.
		5.
		Um alcoólico crônico foi admitido em um hospital devido a um episódio severo de hipoglicemia ocasionado por consumo excessivo de álcool nos últimos 5 dias. Uma análise dos lipídios sanguíneos indica que VLDL muito mais altos do que o esperado. A VLDL elevada é atribuída a qual das seguintes causas?
	
	
	
	
	Transcrição álcool-induzida do gene da apoB-100.
	
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por NADH.
	
	 
	Níveis elevados de NADH no fígado.
	
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por FADH2.
	
	
	Inibição álcool-induzida da lipoprotreína-lipase.
		6.
		É a reserva energética de carboidratos em fungos e animais. No homem é armazenado no fígado e músculos. Trata-se de:
	
	
	
	
	Glicose.
	
	
	Celulose.
	
	 
	Glicogênio.
	
	
	Colesterol.
	
	
	Amido.
		7.
		Os Lipídios são sintetizados a partir de vias endergônicas e redutoras, ou seja:
	
	
	
	
	consomem ATP e utilizam NAD como agente oxirredutor.
	
	
	consomem ADP e utilizam NADPH como agente redutor.
	
	 
	consomem ATP e utilizam NADPH como agente redutor.
	
	 
	consomem ATP e utilizam NADH como agente oxidante.
	
	
	consomem ADP e utilizam NADH como agente redutor.
		8.
		Os lipídios correspondem a uma classe heterogênea de compostos orgânicos de origem vegetal ou animal, que incluem os óleos, as gorduras e as ceras. De acordo com o químico Atwater e seus experimentos com calorimetria no final do século XIX, foi observado que o valor energético de 1g de lipídios é aproximadamente:
	
	
	
	
	1 Kcal.
	
	
	200 Kcal.
	
	
	50 Kcal.
	
	 
	9 Kcal.
	
	
	4 Kcal.
		1.
		Os carboidratos representam a maior fonte de energia na nossa dieta, fornecendo o maior aporte calórico total. Estão disponíveis em abundância nos alimentos de origem vegetal. Assinale a opção que contém o monossacarídio que após ser ingerido através da alimentação é rapidamente absorvido, sendo utilizado como fonte de energia imediata ou armazenado no fígado e no músculo na forma de glicogênio muscular:
	
	
	
	 
	glicose.
	
	
	frutose.
	
	 
	lactose.
	
	
	maltose.
	
	
	galactose.
		2.
		As lipoproteínas são moléculas de grande importância para o transporte de lipídeos na corrente sanguínea e atualmente são muito estudadas em exames laboratoriais. Sabe-se que o desenvolvimento de uma condição patológica conhecida como aterosclerose, está relacionada ao aumento no sangue da lipoproteína denominada:
	
	
	
	
	VLDL
	
	 
	LDL
	
	
	HDL
	
	
	IDL
	
	
	QUILOMÍCRON
		3.
		As lipoproteínas são moléculas responsáveis pelo transporte de lipídeos na corrente sanguínea. Essas moléculas são constituídas por lipídeos e proteínas como por exemplo:
	
	
	
	
	Triglicerídeos e glicose
	
	 
	Glicose e albumina
	
	
	Fosfolipídeos e glicose
	
	
	Albumina e colesterol
	
	 
	Colesterol e apoproteínas
		4.
		Gorduras representam a principal fonte de energia no fígado, nos músculos e nos tecidos humanos em geral. O acido graxo é a fonte intermediaria de energia nos lipídeos. O catabolismo dos ácidos graxos produz ATP. Com relação ao catabolismo de ácidos garxos é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	Para o transporte mitocondrial de ácidos graxos de mais de 10 carbonos a carnitina esta envolvida
	
	
	O processo de catabolismo de ácidos graxos é denominado beta oxidação.
O aparecimento de corpos cetônicos na urina é um indicativo de uma intensa atividade de catabolismo de ácidos graxos.
	
	
	Este processo ocorre na mitocôndria.
	
	 
	O catabolismo de lipídeos gera muito menos energia que o de carboidratos.
		5.
		O aumento no consumo de alimentos fontes de carboidratos, principalmente, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças é indicado para atletas e indivíduos que praticam exercícios físicos, em quantidades adequadas ao gasto energético, para que aumentem suas reservas de:
	
	
	
	
	triglicerídios no tecido adiposo.
	
	
	ferro sérico.
	
	
	cálcio ósseo.
	
	 
	glicogênio muscular.
	
	 
	proteína visceral.
	
	
	
		6.
		Um número de síndromes genéticas tem sido identificado e que resultam de algum defeito metabólico na síntese ou catabolismo de glicogênio. A categoria mais bem compreendida e mais importante inclui as doenças de armazenamento de glicogênio resultantes de deficiência hereditária de uma das enzimas envolvidas na síntese ou degradação sequencial de glicogênio. Havendo uma deficiência enzimática na degradação do glicogênio, é um achado laboratorial esperado no paciente:
	
	
	
	 
	Hiperglicemia em períodos iniciais de jejum
	
	
	Não haverá alteração nos níveis sanguíneos da glicose
	
	
	Hiperglicemia em períodos absortivos
	
	
	Hipoglicemia em períodos absortivos
	
	 
	Hipoglicemia em períodos de iniciais de jejum
		7.
		As lipoproteínas são moléculas responsáveis pelo transporte de lipídeos na corrente sanguínea. De acordo com a quantidade (porcentagem) das substâncias que as constituem podem ser classificadas em VLDL, LDL, HDL e quilomícrons. A alternativa que contém o composto que NÃO faz parte da estrutura das lipoproteínas é:
	
	
	
	 
	Vitamina E
	
	
	Colesterol livre
	
	
	Fosfolipídeos
	
	
	Apoproteína
	
	
	Colesterol esterificado
		8.
		Os carboidratos representam a maior fonte de energia na nossa dieta, fornecendo o maior aporte calórico total. Estão disponíveis em abundância nos alimentos de origem vegetal. Assinale a opção que contém o polissacarídio que é armazenado nos vegetais sendo considerado a principal reserva energética vegetal:
	
	
	
	
	pectina.
	
	 
	amido.
	
	
	glicose.
	
	
	sacarose.
	
	
	glicogênio.
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201202843020)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os polissacarídeos são polímeros de monossacarídeos com mais de 10 unidades, interligados, também, por ligações glicosídicas. Qual dos açúcares representa um polissacarídeo?
		
	 
	celulose
	
	maltose
	
	glicose
	
	sacarose
	
	rafinose
	
	
	2a Questão (Ref.:201202263284)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As proteínas são nutrientes considerados de primordial importância à nutrição humana. Quimicamente, são compostos orgânicos nitrogenados, ou seja, as moléculas contêm átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas que estão ligados entre si por ligações peptídicas. Com relação à estrutura química dos aminoácidos NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina (NH2) ligados a um átomo de carbono.
	
	No carbono, presente na estrutura química do aminoácido, ficam ligados um átomo de hidrogênio e um radical (R) que representa um radical orgânico. 
	
	O radical (R) que representa um radical orgânico é diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva. 
	
	A ligação peptídica ocorre entre o grupo alfa-carboxila de um aminoácido e o grupo alfa-amino de outro aminoácido.
	 
	Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo cetona ligados a um átomo de carbono.
	
	
	3a Questão (Ref.:201202271304)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os lipídios mais comuns são representados pelas gorduras e óleos encontrados em nossa alimentação. Basicamente, possuem função energética e estão presentes na composição das membranas de todas as células. Dentre eles destacam-se uma classe de moléculas que correspondem a derivados enzimáticos de ácidos graxos, que são estruturas endógenas compostas por 20 átomos de carbono presentes em praticamente todas as células do organismo. O texto refere-se a uma classe de moléculas denominadas de:
		
	
	glicídios.
	
	proteínas.
	 
	prostaglandinas.
	
	nucleotídeos.
	
	aminoáciados.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201202632563)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as funções biológicas dos lipídeos escolha a alternativa INCORRETA.
		
	
	Os fosfolipídeos são os principais constituintes das membranas celulares.
	 
	A testoterona e a insulina são moléculas derivadas de lipídeos.
	
	Os lipídeos saturados apresentam cadeia alifática mais linear que os insaturados.
	
	O tecido adiposo estoca gordura sob forma de triglicerídeos.
	
	As lipoproteínas são usadas clinicamente como marcadores plasmáticos.
	
	
	5a Questão (Ref.:201202263305)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten foi proposta em 1913 para mostrar que a transformação de um Substrato (S) em um Produto (P) necessita da interação Enzima-Substrato (ES), conhecido como o modelo chave-fechadura. Com relação à essa equação NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	Quando os centros catalíticos estão saturados (cheios) com o Substrato (S) a velocidade da reação é mínima.
	
	A segunda etapa da reação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	A primeira etapa da reação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	A equação de Michaelis e Menten descreve como a velocidade da reação (V) depende da posição do equilíbrio ligado ao Substrato (S) e da constante de velocidade k2.
	
	O fundamento da equação de Michaelis e Menten é a análise da cinética enzimática.
	
	
	6a Questão (Ref.:201202300431)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A maioria das enzimas é representada pelas proteínas. Possuem um centro ativo, onde há a entrada do substrato. Sobre a interação enzima e substrato é correto destacar que:
		
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, dificultando assim a reação química.
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, dificultando assim a reação química.
	
	O substrato, estando fora do centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, facilitando assim a reação química.
	 
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
	
	7a Questão (Ref.:201202657203)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, em relação ao saldo final (rendimento líquido), na produção de ATPs pela Via da Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória, respectivamente.
		
	
	4, 8, 24
	 
	2, 2, 34
	
	2, 8, 26
	
	2, 4, 32
	
	4, 4, 30
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201202843296)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respiração celular é o processo de conversão de ligações químicas de moléculas ricas em energia, utilizadas em processos vitais. Qual a organela responsável por esse mecanismo?
		
	
	Cloroplasto.
	
	Glicose.
	
	Oxigênio.
	 
	Mitocôndria.
	
	Membrana citoplasmática.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201202762295)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É a principal reserva energética em plantas. Muito abundante em alimentos como massas,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais