Buscar

Caso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso 1
Jorge Lourenço procura um advogado e informa que comprou uma televisão...Resp: a) Art. 318 cpc/15, não, quanto ao rito, em regra no novo cpc todos são comuns, pois poderia sim ir ao juizado especial cível pelo valor da causa não ultrapassa 20 salários mínimos. Não está correta a orientação. b) Buscar o juizado especial cível, onde o defensor público ingressaria com ação em face do TV Joia, onde haveria inicialmente uma audiência de conciliação.
Caso 2
Uma animada conversa entre dois estudantes de graduação de Direito...Resp: a) Aluno 6º período conforme art. 332 cpc. O juiz poderá julgar liminar improcedente quando o pedido contrariar súmula, entendimento e julgado de 2ª e 3ª instância. b) Si, a improcedência leva em conta o pedido e o indeferimento requisitos inerentes a inicial. Na primeira hipótese ocorre a resolução do caso com manifestação a respeito do direito material envolvido. No segundo haverá extinção sem resolução, manifestação a respeito do direito material dos envolvidos.
Caso 3
Juan é advogado e está terminado seus estudos complementares...Resp: a) Sim, deverá o advogado apresentar petição própria de contestação, onde alegará em matéria preliminar a ilegitimidade passiva de seu cliente Ruan. Pelo art. 330 ncpc havendo ele vai extinguir. b) O princípio da eventualidade está previsto no art. 336 e 342 ncpc, sendo este último art. Uma espécie de excepcionalidade em casos específicos, traduz a ideia de que o réu deve-se utilizar deste momento e peças processuais para alegar e sustentar todos os fatos (direito material e processual) que possam ser necessários ou úteis para melhor justiça a ser realizada no caso concreto .
Caso 4	
Marisa promove ação judicial por indenização por danos materiais...Resp: a) Nem sempre, de acordo com o Art. 345. Quando a parte, sem motivo justificado, deixar de responder ao que Ihe for perguntado, ou empregar evasivas, o juiz, apreciando as demais circunstâncias e elementos de prova, declarará, na sentença, se houve recusa de depor. b) Deverá o juiz designar audiência para o saneamento. Vide art 357 §3 NCPC 
Caso 5
Pablo exerceu seu direito de ação em face de Rodrigo...Resp: a) Não, o réu alegando matéria do art. 350 (fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor), o autor deverá ser intimado no prazo de 15 dias para se manifestar podendo produzir provas. b) Sim. Considerando os elementos, o NCPC, trouxe a novidade no tocante à possibilidade de sentença parcial em caso de direito incontroverso (incontestável), conforme disposto no art. 356, I
Caso 6
André e Lívio figuram respectivamente como autor e réu em ação de cumprimento...Resp: a) Sim, a qualquer momento poderá haver conciliação entre as partes (art. 359 NCPC); b) Preferencialmente deverá ser realizada no mesmo dia pelo princípio da Concentração. Porém, ainda que se estenda por mais de uma data, isso não quebra a regra da unicidade e da indivisibilidade da audiência. Ora, não se trata de nova audiência, mas mero prosseguimento da audiência anteriormente iniciada, conforme artigo 365 do NCPC.
Caso 7
Rafael consulta Arthur (seu advogado de confiança) a respeito de uma questão jurídica...Resp: a) Cabe inicialmente ao autor, a matéria das provas está prevista nos art. 369 e seguintes do NCPC, em regra continua valendo aquela máxima que aquele que alega “deve provar”, o que mudou foram as condições e hipóteses de modificação total ou parcial de ônus em prol da real possibilidade de instrução processual e consequentemente decisões finais próximas da realidade fática. b) Sim, trata-se de relação de consumo pelo que se remete aos art. 6º, VIII e 51, VI do CDC, podendo ainda ser utilizada prova emprestada vide, art 372 do NCPC.
Caso 8
Carla está desesperada e conversa com Dra. Suzana...Resp: a) Não, o NCPC não suprimiu a possibilidade de produção de provas antecipadas; b) Sim, vide art 384 cpc.
Caso 9
A administradora Joia Rara Ltda está em litigio com a empreiteira Obra Boa...Resp: Sempre que houver fundamento para solicitar a produção de provas a tendência é a aceitação, sob pena de violação do direito ao devido processo legal e ao acesso a justiça, os dispositivos que tratam do assunto de provas são extensos art. 319 inc. VI e art.336, 396, 370, 381 e 435 NCPC. b) Prova pericial pode ser um exame, vistoria, avaliação, já a inspeção judicial é o meio de provas que se concretiza com ato de percepção pessoal do juiz. Arts. 464 a 480 NCPC.
Caso 10
Em ação de rescisão contratual, devolução de valores pagos e ainda...Resp: a) Sim, a dúvida foi esclarecida principalmente quando se explica que o dispositivo é que faz coisa julgada nos casos previstos em lei. b) vide art 203 parágrafo 1 NCPC
Caso 11
A pessoa jurídica Show de vida Ltda representa os interesses da famosa banda... Resp: a) Sim, o pronunciamento do juiz no caso, a sentença deve manter correspondência, simetria com os pedidos formulados na inicial e na contestação o que afirma é que o juiz não pode proferir decisão extra ou ultra ou citra petita. Ocorre que em alguns casos torna-se impossível o cumprimento da prestação originária, podendo as partes interessadas requererem a conversão em perdas e danos (Vide art. 499 NCPC) b) Não, vide art 496 NCPC.
Caso 12
Um espanhol foi condenado em segunda e última instância por um tribunal competente em seu pais...Resp: a) Requisitos processuais proferidos por juiz competente em sede de um processo judicial que atenda aos princípios da isonomia, contraditório e ampla defesa, incluindo também o direito a todos os recursos existentes. Requisitos matérias: haver tipicidade material idêntica, equivalente ou não proibida. b) STJ para homologação e justiça federal para execução vide art 960 parágrafo 2º c/c art 109 inc. X CFRB/88.
Caso 13
Joana está muito feliz pois foi informada pelo seu advogado do transito em julgado de sua sentença... Resp: a) Não, pois de acordo com o art.503 do NCPC a coisa julgada agora já poderá abranger a questão declaratória. b) Sim, consoante art. 485,846 e 487 NCPC.
Caso 14
Marcelo foi réu em ação judicial movida pela concessionária Auto Novo S/A... Resp: a) Sim, o caso suscitado por Marcelo quando muito se enquadra na hipótese de suspeição e não de impedimento o que ensejaria em tese ação rescisória vede art. 144 a 148 e 966 inc II NCPC. b) De acordo com o NCPC todas as decisões de mérito transitadas em julgado podem ser objeto de ação rescisória, apesar desta ampliação continuarmos com as restrições as sentenças meramente homologatórias, bem como outros atos praticados pelas partes que continuam sendo resolvidas por ações próprias de anulação vide art. 966 parágrafo 4º.
Caso 15
Temístocles ingressou com ação em face da empresa de telefonia Fone Fácil S/A... Resp: a) Sim, Caso clássico e maior temor no ambiente judiciário, qual seja julgar duas vezes o mesmo fato jurídico material, ainda que com denominações distintas não há segurança jurídica que resista a um número sequencial de julgamento vide art. 966 inc. IV do CPC. b) É competência dos tribunais trata-se de competência originária e constitui-se atuação de primeiro grau de jurisdição por órgãos de segunda instância. 
Caso 16
Em ação rescisória proposta por Godofredo em face de Silas houve requerimento... Resp: a) Em tese sim, o enunciado informa da ocorrência de grave erro jurídico, qual seja, violação manifesta de norma jurídica objeto de súmula dominante no STF. Não se trata de mera divergência, mas sim de violação flagrante. b) Sim, vide art 969 c/c 489 CPC/73
OBS: deverá ser comprovada a urgência a que se pleiteia.

Outros materiais