A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
exercicios didatica e planejamento

Pré-visualização | Página 1 de 3

questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sabe-se que a função do profissional da educação é de mediador intelectual do saber elaborado no comprometimento com a produção do conhecimento e com a construção de uma sociedade dita intelectualizada. Tal prática conduz à análise de alguns elementos que fundamentam a trajetória de cada profissional que faz parte do processo educativo, no sentido de compreender as contradições existentes em nossa sociedade. Assim, percebe-se que a contemporaneidade, vivenciada pela sociedade brasileira, exige dos professores:
Escolha uma:
a. Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social.
Conteúdo:
Didática e a formação continuada de professor. Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social. Como se observa na aula 1 a sociedade dos dias atuais, contemporânea, exige dos profissionais da educação e, consequentemente, dos professores, práticas pedagógicas e científicas;
e uma atuação na escola pública que a faça cumprir seu verdadeiro papel social, com relação ao processo de ensino e aprendizagem. Tais inovações devem ser extraídas no decorrer do trabalho docente, o que implica que cada profissional avalie sua prática pedagógica a partir da reflexão do seu trabalho, com base na teoria. Dessa forma, esse processo de conscientização pode avançar, rompendo as barreiras culturais que ainda existem em relação à aprendizagem.
b. Avaliação constante de sua prática, com base apenas na própria prática.
c. Práticas educativas com inovações pedagógicas e cientificas e uma atuação do docente na escola pública que a faça não cumprir seu verdadeiro papel social.
d. Avaliação constante de sua prática pedagógica, a partir da reflexão do trabalho dos outros.
e. Práticas educativas que desvinculem a escola pública de seu verdadeiro papel social.
Feedback
A resposta correta é: Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Compreendendo que há diferentes formas de educação, percebe-se que os conteúdos significativos são requisitos aos questionamentos das relações sociais vividas pelos seres humanos. O caráter histórico desses conteúdos, ao serem trabalhados na relação entre sujeitos históricos: professores e alunos permitem o pensamento a criação e a intervenção desses sujeitos na história. Assim, o exercício dessas relações constitui-se no elemento básico desse processo. Dessa forma, compreende-se que:
Escolha uma:
a. O ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas, em que aquele que ensina deve chegar ao raciocínio daquele que aprende.
Conteúdo:
Didática e o ato de educar. O ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas, em que aquele que ensina deve chegar ao raciocínio daquele que aprende. Como se observa na aula 1 o exercício das relações humanas constitui-se no fundamento básico do processo educativo, sendo que o ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de fortalecimento dessas relações, em que aquele que ensina (o professor) consegue chegar ao raciocínio daquele que aprende (o aluno), propondo questões que possam levá-lo a refletir sobre os conteúdos propostos, questionando, investigando, explicando os temas que lhes são apresentados e desenvolvendo a capacidade de compreensão dos fatos humanos produzidos na prática social. Assim, verifica-se que as demais alternativas não podem ser consideradas corretas, pois são contrárias a essas ideias.
b. O ambiente em sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas em que aquele que ensina (professor) não deve chegar ao raciocínio daquele que aprende (aluno).
c. No ambiente de sala de aula não devem ser propostas indagações sobre os conteúdos ministrados pelo professor.
d. No ambiente de sala de aula, a reflexão, o questionamento e a explicação dos diversos temas e conteúdos trabalhados jamais será prioridade.
e. O ambiente de sala de aula deve ser acolhedor e não dar margem para a compreensão dos fatos humanos produzidos na prática social.
Feedback
A resposta correta é: O ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas, em que aquele que ensina deve chegar ao raciocínio daquele que aprende..
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O professor tem um papel fundamental na organização do que vai mobilizar o aluno para que este se sinta atraído para as possíveis aprendizagens, por isso enfatizamos que sua função é considerar e relacionar os contextos socioculturais presentes no cotidiano dos alunos, ajudando-os a construir uma relação significativa com o saber. Percebemos, assim, que a questão da descoberta de novos conhecimentos desperta no estudante novos desafios e interesses. Nesse sentido, para que a aprendizagem ocorra é necessário:
Escolha uma:
a. Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e nenhum empenho cognitivo do estudante.
b. Pouca mediação do professor e mais empenho do aluno.
c. Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e muito trabalho cognitivo do estudante.
d. Pouca mediação do professor, nenhum empenho cognitivo do aluno e participação em atividades coletivas.
e. Mediação com qualidade do professor, trabalho cognitivo do aluno e exercícios de memorização de fórmulas e conteúdos.
Conteúdo:
Processo de ensino aprendizagem. Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e muito trabalho cognitivo do estudante. Conforme se observa na videoaula 2, para que a aprendizagem ocorra é necessário muita mediação do professor, participação nas atividades com os colegas e muito trabalho cognitivo do estudante.
Feedback
A resposta correta é: Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e muito trabalho cognitivo do estudante..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A história da Didática aponta as crises educacionais e uma imagem que constitui um marco dito revolucionário e doutrinário no campo da própria educação. O século XVII tem como referência a obra clássica Didactica Magna, de Comenius. A respeito dessa obra, avalie as seguintes assertivas: 
I.O documento apresentou ideias conservadoras como as da nobreza e do clero, com o princípio do pensamento empírico. 
II.Na obra Didactica Magna, criticava-se o método de ensino utilizado pelas escolas da Igreja. 
III.Comenius fundamentou o trabalho de sua obra na escolástica. 
IV.A obra de Comenius apresentou ideias inovadoras para a prática educacional.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, II, III e IV.
c. II e IV.
d. I e III.
e. II, III e IV.
Conteúdo:
História da Didática. Como se pode verificar na videoaula 1. A obra de Comenius apresentou ideias inovadoras para a prática educacional, contrárias às ideias conservadoras da nobreza e do clero. Comenius criticava o método de ensino utilizado pelas escolas da Igreja, pois todo ensino era fundamentado na escolástica, que surgiu da necessidade de responder às exigências da fé ensinada pela Igreja, esse ensino priorizava a forma lógica do pensamento do professor. Como se pode perceber as assertivas I e III estão incorretas, pois trazem afirmações contrárias ao exposto acima.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Sabe-se que o autor Demerval Saviani redigiu várias obras voltadas para a educação. Entre as temáticas, podemos destacar as teorias educacionais. Saviani, propõe a seguinte divisão acerca das teorias: Pedagogias não críticas e Pedagogias crítico-reprodutivas. As teorias crítico-reprodutivas apresentam-se como escola dualista, escola como violência simbólica e escola como aparelho ideológico de Estado. Diante do exposto, analise as descrições