Buscar

exercicios didatica e planejamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sabe-se que a função do profissional da educação é de mediador intelectual do saber elaborado no comprometimento com a produção do conhecimento e com a construção de uma sociedade dita intelectualizada. Tal prática conduz à análise de alguns elementos que fundamentam a trajetória de cada profissional que faz parte do processo educativo, no sentido de compreender as contradições existentes em nossa sociedade. Assim, percebe-se que a contemporaneidade, vivenciada pela sociedade brasileira, exige dos professores:
Escolha uma:
a. Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social.
Conteúdo:
Didática e a formação continuada de professor. Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social. Como se observa na aula 1 a sociedade dos dias atuais, contemporânea, exige dos profissionais da educação e, consequentemente, dos professores, práticas pedagógicas e científicas;
e uma atuação na escola pública que a faça cumprir seu verdadeiro papel social, com relação ao processo de ensino e aprendizagem. Tais inovações devem ser extraídas no decorrer do trabalho docente, o que implica que cada profissional avalie sua prática pedagógica a partir da reflexão do seu trabalho, com base na teoria. Dessa forma, esse processo de conscientização pode avançar, rompendo as barreiras culturais que ainda existem em relação à aprendizagem.
b. Avaliação constante de sua prática, com base apenas na própria prática.
c. Práticas educativas com inovações pedagógicas e cientificas e uma atuação do docente na escola pública que a faça não cumprir seu verdadeiro papel social.
d. Avaliação constante de sua prática pedagógica, a partir da reflexão do trabalho dos outros.
e. Práticas educativas que desvinculem a escola pública de seu verdadeiro papel social.
Feedback
A resposta correta é: Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Compreendendo que há diferentes formas de educação, percebe-se que os conteúdos significativos são requisitos aos questionamentos das relações sociais vividas pelos seres humanos. O caráter histórico desses conteúdos, ao serem trabalhados na relação entre sujeitos históricos: professores e alunos permitem o pensamento a criação e a intervenção desses sujeitos na história. Assim, o exercício dessas relações constitui-se no elemento básico desse processo. Dessa forma, compreende-se que:
Escolha uma:
a. O ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas, em que aquele que ensina deve chegar ao raciocínio daquele que aprende.
Conteúdo:
Didática e o ato de educar. O ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas, em que aquele que ensina deve chegar ao raciocínio daquele que aprende. Como se observa na aula 1 o exercício das relações humanas constitui-se no fundamento básico do processo educativo, sendo que o ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de fortalecimento dessas relações, em que aquele que ensina (o professor) consegue chegar ao raciocínio daquele que aprende (o aluno), propondo questões que possam levá-lo a refletir sobre os conteúdos propostos, questionando, investigando, explicando os temas que lhes são apresentados e desenvolvendo a capacidade de compreensão dos fatos humanos produzidos na prática social. Assim, verifica-se que as demais alternativas não podem ser consideradas corretas, pois são contrárias a essas ideias.
b. O ambiente em sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas em que aquele que ensina (professor) não deve chegar ao raciocínio daquele que aprende (aluno).
c. No ambiente de sala de aula não devem ser propostas indagações sobre os conteúdos ministrados pelo professor.
d. No ambiente de sala de aula, a reflexão, o questionamento e a explicação dos diversos temas e conteúdos trabalhados jamais será prioridade.
e. O ambiente de sala de aula deve ser acolhedor e não dar margem para a compreensão dos fatos humanos produzidos na prática social.
Feedback
A resposta correta é: O ambiente de sala de aula deve ser um ambiente de relações humanas, em que aquele que ensina deve chegar ao raciocínio daquele que aprende..
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O professor tem um papel fundamental na organização do que vai mobilizar o aluno para que este se sinta atraído para as possíveis aprendizagens, por isso enfatizamos que sua função é considerar e relacionar os contextos socioculturais presentes no cotidiano dos alunos, ajudando-os a construir uma relação significativa com o saber. Percebemos, assim, que a questão da descoberta de novos conhecimentos desperta no estudante novos desafios e interesses. Nesse sentido, para que a aprendizagem ocorra é necessário:
Escolha uma:
a. Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e nenhum empenho cognitivo do estudante.
b. Pouca mediação do professor e mais empenho do aluno.
c. Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e muito trabalho cognitivo do estudante.
d. Pouca mediação do professor, nenhum empenho cognitivo do aluno e participação em atividades coletivas.
e. Mediação com qualidade do professor, trabalho cognitivo do aluno e exercícios de memorização de fórmulas e conteúdos.
Conteúdo:
Processo de ensino aprendizagem. Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e muito trabalho cognitivo do estudante. Conforme se observa na videoaula 2, para que a aprendizagem ocorra é necessário muita mediação do professor, participação nas atividades com os colegas e muito trabalho cognitivo do estudante.
Feedback
A resposta correta é: Muita mediação do professor, participação nas atividades coletivas e muito trabalho cognitivo do estudante..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A história da Didática aponta as crises educacionais e uma imagem que constitui um marco dito revolucionário e doutrinário no campo da própria educação. O século XVII tem como referência a obra clássica Didactica Magna, de Comenius. A respeito dessa obra, avalie as seguintes assertivas: 
I.O documento apresentou ideias conservadoras como as da nobreza e do clero, com o princípio do pensamento empírico. 
II.Na obra Didactica Magna, criticava-se o método de ensino utilizado pelas escolas da Igreja. 
III.Comenius fundamentou o trabalho de sua obra na escolástica. 
IV.A obra de Comenius apresentou ideias inovadoras para a prática educacional.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, II, III e IV.
c. II e IV.
d. I e III.
e. II, III e IV.
Conteúdo:
História da Didática. Como se pode verificar na videoaula 1. A obra de Comenius apresentou ideias inovadoras para a prática educacional, contrárias às ideias conservadoras da nobreza e do clero. Comenius criticava o método de ensino utilizado pelas escolas da Igreja, pois todo ensino era fundamentado na escolástica, que surgiu da necessidade de responder às exigências da fé ensinada pela Igreja, esse ensino priorizava a forma lógica do pensamento do professor. Como se pode perceber as assertivas I e III estão incorretas, pois trazem afirmações contrárias ao exposto acima.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Sabe-se que o autor Demerval Saviani redigiu várias obras voltadas para a educação. Entre as temáticas, podemos destacar as teorias educacionais. Saviani, propõe a seguinte divisão acerca das teorias: Pedagogias não críticas e Pedagogias crítico-reprodutivas. As teorias crítico-reprodutivas apresentam-se como escola dualista, escola como violência simbólica e escola como aparelho ideológico de Estado. Diante do exposto, analise as descrições
que seguem relacionando cada uma das teorias com suas principais características. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde a sua resposta: 
I-Escola como violência simbólica. 
II-Escola como aparelho ideológico de Estado. 
III-Escola dualista. 
( )Nessa modalidade de pedagogia, a escola forma a força de trabalho (proletariado) por um lado e, por outro, inculca a ideologia dominante burguesa. Assim, a escola impediria o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionária, agravando a desigualdade social e perpetuando a discriminação. 
( )Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima. A escola, assim como a moda, os meios de comunicação, a religião etc., por vezes, exerce essa violência simbólica de forma a reproduzir as desigualdades sociais. 
( )A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. III, II, II.
b. II, III, I.
c. I, II, III.
d. III, I, II.
e. III, II, I.
Conteúdo:
Pedagogias crítico-reprodutivistas. Escola como violência simbólica-Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima. A escola, assim como a moda, os meios de comunicação, a religião etc., por vezes, exerce essa violência simbólica de forma a reproduzir as desigualdades sociais. Escola como aparelho ideológico de Estado-A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural. Escola dualista-Nessa modalidade de pedagogia, a escola forma a força de trabalho (proletariado) por um lado e, por outro, inculca a ideologia dominante burguesa. Assim, a escola impediria o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionária, agravando a desigualdade social e perpetuando a discriminação. Página 10.
Feedback
A resposta correta é: III, I, II..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A interdisciplinaridade na educação vem sendo estudada pelos educadores desde a década de 1970. Todavia a mudança provocada pela prática da interdisciplinaridade causa, como toda ação a que não se está habituado, uma sobrecarga de trabalho e certo medo de errar, ocasionado pelo risco de que a mudança metodológica de ensino não dê certo, o que gera resistências. De uma forma ou de outra, percebemos que os educadores vêm tentando internalizar conhecimentos a seus alunos de forma global. Com isso, a escola busca uma maneira de desfragmentar seus conteúdos, unindo-os em um só tema. O objetivo é levar conhecimento para seus alunos de forma globalizada. Analise cada ponto apresentado abaixo, referente à prática interdisciplinar e assinale a alternativa correta com relação a esta temática.
Escolha uma:
a. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas.
b. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na visão comum do trabalho cooperativo pelos participantes de uma equipe.
c. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação.
Conteúdo:
Interdisciplinaridade na Educação. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação. Página 30.
d. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na justaposição de conteúdos com o objetivo de integrar as funções da cultura geral.
e. A prática interdisciplinar consiste em trabalho cooperativo e conjunto entre as disciplinas, porém sem definição de qual delas se está estudando, não uma organização fixa nem horários ou sequências de aulas pré-determinados pela escola.
Feedback
A resposta correta é: A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Para Vigotsky, a aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções psicológicas superiores, por isso, a comunicação é fundamental nesse processo, ou seja, o contato com o social. Essa aquisição por meio das relações sociais é o resultado entre o raciocínio e o pensamento em nível intelectual, portanto, a linguagem tem um papel importante na formação do pensamento e também na organização e planejamento da ação. A linguagem, para Vigotsky, adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento. Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as seguintes afirmações: 
I.A concepção de Vigotsky sobre a formação de conceitos leva às relações entre pensamento e linguagem e à própria questão cultural do processo de construção dos significados pelos sujeitos. 
II.Considerando a teoria de Vigotsky, para a internalização de muitos conceitos é importante a contação de histórias, momentos em que os alunos possam apresentar suas experiências e relatar situações que estão vivenciando. 
III.Com base nessa teoria, pode-se dizer que a mediação do professor não é necessária nas discussões que devem ser promovidas em sala de aula.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
Conteúdo:
Processo ensino aprendizagem. Como se pode verificar na videoaula 3, a concepção de Vigotsky sobre a formação de conceitos leva às relações entre pensamento e linguagem e à própria questão cultural do processo de construção dos significados pelos sujeitos. Considerando a teoria de Vigotsky, para a internalização de muitos conceitos é importante a contação de histórias, momentos em que os alunos possam apresentar suas experiências e relatar situações que estão vivenciando, com a mediação do professor, que vai conduzindo as discussões e trocando experiências para despertar o uso permanente da linguagem, por isso a afirmativa III não pode ser considerada correta.
b. II e III.
c. I, II e III.
d. I e III.
e. Apenas I.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 8
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Segundo Paulo Freire (2004), não existe grupo sem a coordenação de uma autoridade. Toda autoridade coordena a liberdade. A liberdade é social, não é individual, e é, por isso, que em todo ato educativo, é importante a mediação de um educador. Na sistematização proposta pelo autor, as intencionalidades do processo de aprendizagem são marcadas por diferentes concepções educativas, tais como: concepção autoritária, espontaneísta e democrática. Diante das intencionalidades apresentadas por Paulo Freire, analise as alternativas que seguem e assinale aquela que melhor apresenta o conceito referente à concepção autoritária.
Escolha uma:
a. Nessa concepção, não há centralização da intencionalidade. A aprendizagem pauta-se pelo saber e problema do outro e abre espaço de liberdade ao outro.
b. Dentro dessa concepção, os alunos decidem tudo: há votações, eleições,
discussões e são os alunos que decidem sobre os conteúdos. O educador não assume a sua diretividade, omite-se e deixa o poder vago. Porém, dessa forma, instaura-se a luta pelo poder, pois nenhum grupo vive sem uma autoridade que possa coordenar as suas liberdades.
c. Nessa concepção parte-se do conhecimento prévio do aluno, o educador aprende enquanto ensina, e ensina enquanto aprende, os papéis se confundem e se alternam, durante todo o processo de ensino aprendizagem, não um hierarquia determinada.
d. Nessa concepção, a intencionalidade é centralizadora. Centraliza-se a aprendizagem somente no que foi planejado e não há busca pela sintonia, não há escuta, não há observação. A aprendizagem não parte do saber do outro, nem do problema do outro e não abre espaço de liberdade ao outro.
e. Nesse modelo, a autoridade do educador é compartilhada. Além da autoridade do educador, formalizada através do discurso, há também a autoridade, o poder e o modelo do aluno, e ainda a autoridade, o poder e o modelo do grupo. Essas três vias se inter-relacionam e comunicam-se o tempo inteiro.
Conteúdo:
Relação professor-aluno e a construção da autoridade pedagógica. Na concepção autoritária:
a intencionalidade é centralizadora. Centraliza-se a aprendizagem somente no que foi planejado e não há busca pela sintonia, não há escuta, não há observação. A aprendizagem não parte do saber do outro, nem do problema do outro e não abre espaço de liberdade ao outro. Página 21.
Feedback
A resposta correta é: Nessa concepção, a intencionalidade é centralizadora. Centraliza-se a aprendizagem somente no que foi planejado e não há busca pela sintonia, não há escuta, não há observação. A aprendizagem não parte do saber do outro, nem do problema do outro e não abre espaço de liberdade ao outro..
Questão 9
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como finalidade ensinar métodos e técnicas que possibilitam a construção da aprendizagem por parte do professor. A didática baseia-se nas teorias pedagógicas para analisar os métodos mais adequados às situações em que são proporcionadas as aprendizagens. De acordo com Libâneo (1990), podemos identificar três fases na história da didática. 
I-Uma das fases é considerada por todos como a didática geral, a qual podia ser aplicada a todas as matérias, sem considerar as especificidades individuais de cada conteúdo, ou seja, sem respeitar as particularidades epistemológicas de cada conteúdo. 
II-Em uma das fases aparece como contrária à primeira no que se refere às particularidades epistemológicas. Nessa segunda fase histórica da didática, consolidaram-se as metodologias específicas para cada ciência ensinada. 
III-E por fim, umas das fases é que traz um pouco das duas anteriores. Caracteriza-se por buscar uma integração da didática geral e das demais metodologias específicas, unificando o que é comum a todas. 
IV-Numa das fases não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, como não há concepção de homem e sociedade sem uma competência técnica para realizá-la educacionalmente.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. I, II e III.
c. III e IV, apenas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Nenhuma das afirmativas estão corretas.
Conteúdo:
Didática. A didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como finalidade ensinar métodos e técnicas que possibilitam a construção da aprendizagem por parte do professor. A didática baseia-se nas teorias pedagógicas para analisar os métodos mais adequados às situações em que são proporcionadas as aprendizagens. Uma das fases é considerada por todos como a didática geral, a qual podia ser aplicada a todas as matérias, sem considerar as especificidades individuais de cada conteúdo, ou seja, sem respeitar as particularidades epistemológicas de cada conteúdo. Em uma das fases aparece como contrária à primeira no que se refere às particularidades epistemológicas. Nessa segunda fase histórica da didática, consolidaram-se as metodologias específicas para cada ciência ensinada. E por fim, umas das fases é que traz um pouco das duas anteriores. Caracteriza-se por buscar uma integração da didática geral e das demais metodologias específicas, unificando o que é comum a todas. Página 12.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 10
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Ao contemplarmos sobre o ato de educar podemos considerar que é por meio do conhecimento que implicamos no processo de transformação social, onde todo ato educativo é um ato político e social que, ligado à atividade humana, encontra-se envolvido na construção de um mundo a ser vivido. Segundo Rego (1995, p. 104): “Ao interagir com os conhecimentos, o ser humano se transforma, abrindo-se para novas formas de pensamento, de inserção e atuação em seu meio [...] expande conhecimentos e modifica, assim, sua relação cognitiva com o mundo”. Por ser um ato político, a educação encontra-se atrelada à produção e reprodução de um modelo de vida social. Consequentemente, todo ato se dá através da relação entre sujeitos que, a partir dos processos formativos, poderão habitar este mundo com maiores condições de ler a realidade social em que estão inseridos no ensino tradicional e na pedagogia espontaneísta.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções, e assinale as afirmativas corretas que condizem com o ensino tradicional e a pedagogia espontaneísta. 
I-O ensino tradicional, baseado na transmissão oral de conhecimentos por parte do professor e a pedagogia espontaneísta, a qual abdica de seu papel de desafiar e intervir no processo de apropriação de conhecimentos. 
II-São modelos que não fornecem aos sujeitos muitas condições para que possam refletir sobre o lugar que ocupam no mundo. 
III-De acordo com a perspectiva histórico-crítica, o objetivo principal da educação frente às exigências contemporâneas é ensinar a pensar - ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado. 
IV-Podemos considerar que na pedagogia tradicional e na pedagogia espontaneísta todo ato educativo é um ato crítico, autoritário que, ligado à atividade social, encontra-se envolvido na construção de um mundo a ser vivido.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas são corretas.
Conteúdo:
Ato de educar. Ao contemplarmos sobre o ato de educar podemos considerar que é por meio do conhecimento que implicamos no processo de transformação social, sendo assim todo ato se dá através da relação entre sujeitos que, a partir dos processos formativos, poderão habitar este mundo com maiores condições de ler a realidade social em que estão inseridos. O ensino tradicional, baseado na transmissão oral de conhecimentos por parte do professor, e a pedagogia espontaneísta, a qual abdica de seu papel de desafiar e intervir no processo de apropriação de conhecimentos, são modelos que não fornecem aos sujeitos muitas condições para que possam refletir sobre o lugar que ocupam no mundo. De acordo com a perspectiva histórico-crítica, o objetivo principal da educação frente às exigências contemporâneas é ensinar a pensar - ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado. Página 6.
b. I, II e III, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. Somente as afirmativas II e IV são corretas.
e. I e III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III, apenas..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais