Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO UTI AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIANDO APRENDIZADO UTI AV2
	
	
	1a Questão (Ref.:201402673338)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
		
	
	A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.
	
	Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
	 
	O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
	
	Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
	
	Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403515255)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNRIO, 2016 - IF-PA Enfermeiro) J.M.S., 38 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, sofreu traumatismo craniano contuso em acidente automobilístico, sendo atendido em uma unidade de emergência onde realizou tomografia craniana. Foi submetido a procedimento cirúrgico para inserção de cateter intraventricular e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. Assinale dentre as ações a seguir aquelas referentes à assistência de enfermagem necessária ao paciente.
		
	
	Avaliar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores em intervalo mínimo de 2 em 2 horas, principalmente diante de elevação súbita de valor; Manter leito zerado para favorecer o retorno venoso; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 30mmHg.
	
	Registrar a PIC (Pressão Intracraniana) com intervalo mínimo de 4 em 4 horas; Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas durante toda a permanência do cateter de PIC para evitar o surgimento de úlceras de decúbito.
	 
	A) Mensurar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores de forma contínua, preferencialmente de 1 em 1 hora e quando houver alguma elevação súbita de valor; Registrar sinais vitais de 2 em 2 horas e aumentar a frequência do registro se o paciente evoluir com instabilidade; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 15mmHg.
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral) e comunicar à equipe médica quando esse valor estiver menor que 100mmHg; Avaliar a dor e medicar conforme a prescrição
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral), comunicar qualquer alteração à equipe médica; Avaliar a sedação empregando Escala de Glasgow.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403140150)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Escolha a alternativa que apresenta a variação dos valores normais da PIC em um adulto.
		
	
	de 15 a 20 mmhg.
	
	de 10 a 15 mmhg.
	
	de 30 a 40 mmgh
	 
	de 5 a 10 mmhg.
	
	de 20 a 25 mmhg
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402608559)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao encontrar um cliente que está acordado, ventilando em ar ambiente espontâneamente, desorientado e localizando o estímulo doloroso, pode-se afirmar que sua pontuação em GLASGOW é:
		
	 
	13
	
	9
	
	10
	
	12
	
	15
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402611683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
		
	
	ABERTURA DOS OLHOS DIVIDIDO EM A SEGMENTOS DE ESCORE QUE SÃO 10
	
	ESPONTÂNEA 4, CONFUSA 5 E OBEDECE A COMANDOS 3 , ESCORE 11
	
	RESPOSTA MOTORA COM O ESCORE DE 21
	 
	ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
	
	FALA, CONFUSA E FLEXÃO COM ESCORE DE 16
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201403474560)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	AO CAMINHAR PELA RUA, VOCÊ SE DEPARA COM UMA PESSOA CAÍDA NO CHÃO, INCOSCIENTE. DESSE MODO, VOCÊ INICIA A SUA AVALIAÇÃO CLÍNICA A FIM DE DETECAR SE ESSE PACIENTE SE ENCONTRA EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) OU NÃO. SEGUNDO O ACLS 2015,PARA QUE O DIAGNÓSTICO DE PCR SEJÁ FEITO, 3 SINAIS CLÍNICOS DEVEM COEXISTIR. SÃO ELES:
		
	
	SOMENTE A IRRESPONSIVIDADE
	
	IRRESPONSIVIDADE, HIPOTERMIA E BRADIPNEIA
	
	SOMENTE A AUSÊNCIA DE PULSO IRRESPONSIVIDADE, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO OU RESPIRAÇÃO AGÔNICA.
	
	MOVIMENTO DE FLEXÃO INESPECÍFICA À DOR, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO.
	 
	IRRESPONSIVIDADE, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO OU RESPIRAÇÃO AGÔNICA.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403299383)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Infarto do miocárdio - é a necrose da célula miocárdica resultante da oferta inadequada de oxigênio ao músculo cardíaco. Dor sub-esternal constritiva ou compressiva podendo persistir por 12 horas ou mais, pode radiar para o braço esquerdo, para o maxilar, para o pescoço e para as omoplatas. É intensa. Entretanto, alguns clientes, principalmente idosos e diabéticos, não há dor ou pode ser branda. Na intervenção de enfermagem são descritos prioridades na assistência:
		
	
	Realizar o CABD- Suporte avançado, C ¿ Monitorização cardíaca Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de Bradem,
	
	menhuma das alternativas anteriores
	 
	Realizar o CABD- Suporte avançado, C ¿ Monitorização cardíaca Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de glasgow
	
	Realizar o ABCD- A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, C ¿ Monitorização cardíaca, Oxímetro de pressão /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de Bradem Suporte avançado,
	 
	Realizar o ABCD- A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, C ¿ Monitorização cardíaca, Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de glasgow Suporte avançado,
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403531174)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que representa a onda "P" no eletrocardiograma?
		
	
	Repolarização Atrial
	
	Despolarização dos segmentos S-T
	 
	Despolarização Atrial
	
	Diástole Atrial
	
	Relaxamento das fibras musculares cardíacas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403215802)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na leitura de um eletrocardiograma (ECG), o gráfico que representa a recomposição elétrica da contração ventricular é:
		
	
	Onda P
	
	Complexo QRS
	 
	Onda T
	
	Segmento ST
	
	Onda U
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403490492)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A anormalidade da condução elétrica do miocárdio é definida como Arritmia cardíaca e pode interferir diretamente na frequência cardíaca, na regularidade do ritmo cardíaco na origem ou na condução do impulso cardíaco. Analise as proposições abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
A ausência de pulso detectável na presença de algum tipo de atividade elétrica, com exclusão da taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular, é denominada de AESP (atividade elétrica sem pulso).
	
	A fibrilação Ventricular ocorre pela Despolarização ¿incoordenada¿ dos ventrículos, resultando na interrupção do DC = Ritmo de PCR e com FC>400bpm.
	
	A taquicardia Ventricular se dá devido a uma sucessão rápida de batimentos ventriculares, levando à deterioração hemodinâmica.
	
	A Fibrilação Atrial é caracterizada pela cessação parcial de movimentos miocárdicos e atividade elétrica, onde sua reversão se dá através de Massagem cardíaca, utilização de drogas e desfibrilação.
	 
	A assistolia é caracterizada pela cessação total de movimentos miocárdicos e atividade elétrica, onde sua reversão se dá através de Massagem cardíaca, utilização de drogas e desfibrilação.
1. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um estado patológico caracterizado pela limitação do fluxo de ar. Considerando a DPOC e os cuidados de enfermagem para o paciente portador dessa enfermidade, assinale a opção correta.
a) A ventilação mecânica não invasiva é indicada em casos de taquipneia (menos de 24 irpm); uso de musculatura acessória, respiração paradoxal; rebaixamento do nível de consciência (hipocapnia); PaO2 menor que 60 mmHg e SaO2 menor que 90% com O2.
b) O paciente deve ser orientado a evitar temperaturas muito baixas, pois o frio tende a promover o broncoespasmo, não havendo restrição quanto às temperaturas elevadas.
c) Lesão da medula espinhal pode causar DPOC.
d) O tabagismo é responsável por menos de 20% dos casos de DPOC; portanto, cessar o tabagismo não é uma das principais orientações de enfermagem.
e) A vacinação contra influenza deve ser indicada aos pacientes com DPOC.
2. A asma é uma doença do trato respiratório que acontece com maior frequência nas épocas de frio. A criança com asma pode mostrar sinais e experimentar sintomas que variam desde episódios agudos de falta de ar, sibilância e tosse, seguidos por um período tranquilo, até um padrão relativamente contínuo de sintomas crônicos. Uma das condutas terapêuticas medicamentosas para controlar a exacerbação da doença é a administração de corticosteroides. Assinale a alternativa que apresenta um fármaco da classe dos corticosteroides.
a) Berotec®.
b) Furosemida.
c) Prednisolona.
d) Dipirona.
e) Atrovent®.
3. O sistema respiratório tem como principal função a promoção das trocas gasosas, compreendendo as vias aéreas superiores e inferiores. Considerando o sistema respiratório, leia as frases e a seguir assinale a alternativa correta.
I- Os bronquíolos respiratórios têm a função primária de ar, sendo responsáveis por mínima troca gasosa.
II- Osácinos são as unidades funcionais dos pulmões, incluindo todas as estruturas, desde o bronquíolo respiratório até os alvéolos.
III- Os alvéolos são irrigados por capilares pré-pulmonares, com fluxo sanguíneo procedente do ventrículo esquerdo.
IV- As vias aéreas superiores são formadas pelas seguintes estruturas: nariz, boca e laringe; e as vias aéreas inferiores pela traqueia, brônquio principal direito e esquerdo e bronquíolos, sendo que a troca gasosa ocorre desde a entrada do ar pelo nariz.
a) As frases I e II estão corretas.
b) As frases I, II e III estão corretas.
c) Apenas a frase IV está correta.
d) As frases I e III estão corretas.
4. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e provoca a hiperresponsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. Em relação à asma, assinale a alternativa correta:
a) O exame físico do asmático geralmente é inespecífico. Os sintomas mais comuns da asma são sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. A presença de sibilos é indicativa de obstrução ao fluxo aéreo, contudo, pode não ocorrer em todos os pacientes.
b) A fisiopatologia subjacente na asma é a inflamação difusa e irreversível da via aérea. A inflamação leva a obstrução a partir do seguinte: edema das membranas que revestem as vias aéreas, aumentando o diâmetro da via aérea, contração da musculatura lisa brônquica, produção diminuída de muco, que aumenta o tamanho da via aérea e pode tamponar por completo os brônquios.
c) As células como os mastócitos, neutrófilos, eosinófilos e linfócitos T não possuem papel significativo na inflamação da asma.
d) A alergia é um fator predisponente de pequena importância para a asma.
e) A confirmação do diagnóstico de asma usualmente é feita através da espirometria após a inalação de um broncodilatador de ação longa. Contudo, uma espirometria normal não exclui o diagnóstico de asma.
5. Na unidade de emergência está admitido um paciente com acidose respiratória. Esse quadro de desequilíbrio ácido básico instala-se quando ocorre
a) aumento da eliminação do gás carbônico, ocasionando redução de íons hidrogênio e de ácido carbônico no sangue e aumentando o pH.
b) redução da eliminação do dióxido de carbono pelos pulmões, o que acarreta a retenção de gás carbônico no sangue. Esse gás carbônico aumenta a quantidade de ácido carbônico no sangue, reduzindo o pH.
c) incapacidade de absorção do oxigênio pelos alvéolos, aumento de ácidos do organismo e pH ácido oscilando de 7,35 a 7,45. Há estimulo do sistema tampão para neutralizar a acidez sanguínea.
d) aumento da oferta de oxigênio aos alvéolos, ocasionando redução de íons hidrogênio e de ácidos no sangue. Esses ácidos permitem uma concentração elevada de oxigênio no sangue, mantendo o pH oscilando de 7,2 a 7,7.
e) redução de ácidos do organismo e de íons de hidrogênio. Essa redução de ácidos provoca uma diminuição do pH.
6. A realização de punções e drenagens do tórax são procedimentos importantes para promover a manutenção ou restabelecimento da pressão negativa do espaço pleural, manter a função cardiorrespiratória e a estabilidade hemodinâmica por meio da retirada de fluidos que se encontrem acumulados na cavidade pleural. Diante do exposto, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 01
1. Pneumotórax.
2. Hemotórax.
3. Empiema.
4. Quilotórax.
5. Hidrotórax.
Coluna 02
A. Pus.
B. Ar.
C. Líquido do pericárdio.
D. Sangue.
E. Linfa.
a) 1-B/ 2-C/ 3-E/ 4-A/ 5-D
b) 1-D/ 2-E/ 3-B/ 4-A/ 5-C
c) 1-A/ 2-D/ 3-C/ 4-B/ 5-E
d) 1-B/ 2-D/ 3-A/ 4-E/ 5-C
e) 1-D/ 2-C/ 3-A/ 4-B/ 5-E
7. Sobre a Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente com Asma, leia as seguintes assertivas:
I. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por hiperresponsividade brônquica e obstrução variável do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento. Manifesta-se clinicamente por episódios recorrentes de dispneia, sibilância e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao acordar.
II. Estima-se que a prevalência média no Brasil entre crianças e adolescentes seja de 45%.
III. Em um episódio de crise asmática, é natural que o usuário se encontre angustiado. As melhores alternativas para tranquilizá-lo são atendimento rápido e atenção da equipe de saúde, principalmente de enfermagem. Caso a crise persista, o usuário deverá ser sedado, diminuindo, com isto, a angústia respiratória.
IV. O tratamento da crise de asma tem como objetivos: prevenir morte, restaurar a melhor condição clínica possível ao paciente, manter a melhor função pulmonar possível e prevenir a recorrência dos sintomas, tratando a inflamação. Quais estão INCORRETAS?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I, II e IV.
8. A dificuldade respiratória que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que ela tenha que dormir elevada na cama, denomina-se:
a) Dispneia.
b) Ortopneia.
c) Apneia.
d) Bradipneia.
9. Quando ocorre uma inflamação do parênquima pulmonar devido à presença de microrganismos tem-se um quadro de pneumonia. A pneumonia adquirida em hospital é aquela:
a) Onde os sinais e sintomas aparecem nas primeiras 24hs de internação;
b) Causada pelo uso de determinados medicamentos intravenosos;
c) Ocasionada pela entrada de substâncias endógenas nas vias aéreas;
d) Que ocorre após 48 de internação, sem estar em período de incubação.
10. Achado clínico característico encontrado na ausculta pulmonar de pacientes asmáticos:
a) Murmúrios vesiculares com aumentos dos sons respiratórios.
b) Creptações fortes nas bases pulmonares mesmo sem estar em crise.
c) Roncos difusos mais evidentes nos ápices pulmonares.
d) Presença de sibilos e diminuição dos sons respiratórios.
11. O edema pulmonar é um evento agudo, que consiste no acúmulo anormal de líquido nos pulmões. Entre os cuidados de enfermagem, deve-se
a) avaliar sinais de depleção de volume (hipertensão) ao administrar o diurético.
b) posicionar o paciente em decúbito dorsal para favorecer o retorno venoso ao coração.
c) fornecer suporte psicológico, tranquilizando o paciente, pois a diminuição da capacidade de respirar causa sensação de morte.
d) manter o antagonista da morfina (flumazenil) disponível.
12. Com relação aos distúrbios respiratórios, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
( ) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada que apresentem hipóxia, distúrbio de conduta, com desorientação e agitação, têm indicação de sedação, uma vez que os sedativos em nada interferem no centro respiratório e ajudam a acalmar o paciente em estado de agitação.
( ) Taquicardia, tremores e palpitações são efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores.
( ) Não administrar alta vazão de O2 a pacientes com doenças pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, sob risco de provocar parada cardiorrespiratória porque a hipóxia é o principal mecanismo de estímulo do centro respiratório nestes indivíduos.
( ) A presença de dor torácica com apreensão, sensação de morte iminente, cianose, dispneia e taquipneia são sintomas comuns na embolia pulmonar.
( ) No sistema de drenagem torácica de frasco único em selo de água, o borbulhamento no tubo de drenagem pode significar o extravazamento persistente de ar a partir do pulmão ou de outros tecidos ou, ainda, um vazamento no sistema.
( ) A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e de contato com secreções de vias respiratórias de pessoas infectadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a) V – F – V – F – V – F
b) F – V – V – V – V – V
c) V – V – F – F – V – V
d) F – F – V – V – F – F
e) V – V – F – V – F – V
13. Sobre edema agudo de pulmão, assinale a alternativa correta:
a) O fluxo de sangue para dentro dos vasos cardíacos decorrente da função ventricular direita inadequada provoca pressão aumentada e o líquido extravasa do espaço extravascular para os alvéolos.
b) Dentre as manifestações clínicas estão presentes: angústia respiratória crescente, dispnéia, fome de ar e cianose central.
c) A ausculta revela sibilos nos ápices pulmonares que depois se expande para as bases.
d) Os valores da oximetria de pulso aumentados revelam melhora no quadro de hipoxemia.
e) O tratamento deve focalizar a correção do distúrbio de edema agudo de pulmão, propriamente dito, sem levar em conta causas subjacentes.
14. O diagnóstico de asma é eminentemente clínico. Os sintomas que sugerem a asma são:
a) desnutrição, ausência de sibilância, atopia e eosinofilia;
b) tosse crônica, vômitos, bronquiolite e dispneia;
c) sibilância, dispneia, desconforto torácico e tosse;
d) ausência de resposta a broncodilatadores, tosse noturna, atopia e vômitos;
e) dor torácica, apatia, sensibilidade ao ar frio e cianose.
15. São cuidados de enfermagem ao paciente com Enfisema Pulmonar, EXCETO:
a) Desestimular o fumo.
b) Exercícios respiratórios.
c) Estimular respiração curta.
d) Auxiliar o paciente em atividades que causem cansaço.
16. Num incêndio é comum o indivíduo morrer, antes por asfixia, do que por queimaduras. Tal situação ocorre, porque: 
a) a fumaça destrói os leucócitos. 
b) as plaquetas são destruídas na presença do monóxido de carbono. 
c) a hemoglobina combina-se com o monóxido de carbono, formando um composto estável, tornando-se irrecuperável. 
d) a hemoglobina combina-se com todo o oxigênio disponível. 
e) a hemoglobina, nessa situação, só transporta dióxido de carbono. 
17. A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem: 
I. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica. 
II. Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. 
III. Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. 
IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. 
Assinale as opções corretas: 
a) I e II. 
b) II, III e IV. 
c) I, II e III. 
d) I, II e IV. 
e) Todas
18. A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que: 
a) Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
b) Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
c) Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
d) O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
e) A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.
19. Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência de um hospital, quando deu entrada o paciente MSC de 17 anos de idade com o seguinte relato: dor abdominal, sonolência, náuseas e vômitos. Você observou que o paciente também apresentava hálito cetônico. Dentre os procedimentos e exame realizados, destacamos os seguintes resultados da gasometria arterial: PH 7,30 / HCO3 37 (mEq/L) / PaCO2 42 mmHg. Considerando os resultados acima citados, qual o distúrbio ácido-básico apresentado pelo paciente MSC? 
a) Acidose metabólica
b) Alcalose respiratória
c) Acidose respiratória 
d) Alcalose metabólica
e) Acidose mista (respiratória e metabólica)
20. O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo:
I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispneia. Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. 
II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. 
III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como:
cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros.
É correto apenas o que se afirma na apção:
a) I - II - III
b) I - III
c) I - II
d) II - III
e) I
GABARITO
1. E 2. C 3. B 4. A 5. B 6. D 7. D 8. B 9. D 10. D 11. C 12. B 13. B 14. C 15. C 16. C 17. D 18. D 
19. A 20. B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais