Buscar

APOL 3 COMPOSTO MERCADOLOGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
Segundo Kolter e Keller (2006), ao desenvolver o canal de Marketing, a empresa deve entender os níveis de produção de serviços desejados pelos clientes-alvo, sendo que os canais produzem cinco níveis de produção de serviços.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos canais de cinco níveis de produção de serviços:
( ) Tempo de espera: o tempo médio que os clientes esperam para receber as mercadorias.
( ) Conveniência espacial: o grau em que o canal dificulta a compra do produto para os clientes. 
( ) Tamanho do lote: o número de unidades que o canal permite que um cliente normal compre em determinada ocasião.
( ) Apoio de serviço: os serviços adicionais tais como: crediário, entrega, instalação, reparos entre outros que são oferecidos pelo canal.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde as 1, 3 e 4 são verdadeiras, pois apresentam como os canais produzem cinco níveis de produção de serviços. Logo, a única afirmativa incorreta é a 2, pois no caso da conveniência espacial, esta relata sobre o grau em que o canal facilita a compra e não o contrário.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Os sistemas de distribuição visam sempre o longo prazo, ou seja, o sistema em si tem de ser visto como um compromisso de longo prazo. As empresas optam por distribuir seus produtos de forma que estes consigam chegar de maneira eficaz até o seu público alvo.
Considerando que uma empresa ao adotar um sistema de canal direto, ela deve fazer alguns questionamentos, avalie as afirmações seguintes.
I – Qual o objetivo de prestação de serviços aos clientes.
II – Quais são os objetivos de penetração e ocupação de mercado?
III – Como compatibilizar posicionamento com os canais de distribuição?
IV – Deve-se se preocupar com todos os intermediários do canal de distribuição?
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas
	
	C
	I, II e III apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois as afirmativas I, II e III apresentam afirmações corretas sobre os questionamentos ao se adotar o canal direto. As demais alternativas estão com afirmativas incompletas; A única afirmativa que está errada é a IV, pois ela trata de um questionamento de canal indireto, quando a questão se trata de canal direto.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	IV, apenas.
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
Imagine que você é gerente de marketing de uma marca de cosméticos. A empresa para a qual você trabalha quer expandir a linha de produtos de tratamento capilar, dessa forma você contrata uma empresa de pesquisa para determinar como deve ser desenvolvida a propaganda que será veiculada na televisão e para descobrir o que deve ser mudado nas embalagens para que os consumidores se atenham à marca dos produtos e às vantagens da nova linha. Após alguns meses você recebe os resultados da pesquisa. Através da realização dos grupos de foco, descobriu-se que os clientes preferem frascos menores para o condicionador e que a cor da logomarca deveria ser mais forte para identificar o produto nas prateleiras. A empresa contratada realizou entrevistas estruturadas com 1678 clientes da marca, confirmando o que os participantes do grupo de foco haviam indicado. Com algumas entrevistas em profundida, descobriu-se que a marca tinha uma atração muito forte pois remetia à tecnologia e à pesquisa de ponta, fazendo com que os consumidores confiassem nos produtos da empresa.
Tendo o apoio do caso que você acabou de ler e de seus conhecimentos sobre as técnicas e os métodos de pesquisa com consumidor, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A empresa cometeu um erro ao utilizar somente pesquisas qualitativas para coletar dados com cliente.
	
	B
	Pode-se dizer que a empresa utilizou como uma das técnicas de pesquisa o método etnográfico, afinal realizou pesquisas em profundidade com o cliente.
	
	C
	A empresa utilizou pesquisa qualitativa com as técnicas de entrevista estrutura e entrevista em profundidade, o focus group é considerado uma técnica quantitativa pois depende da participação de vários clientes no grupo, tendo o objetivo de generalização.
	
	D
	A empresa contratada utilizou pesquisa qualitativa (grupos de foco e entrevistas em profundida) e pesquisa quantitativa (entrevista estruturada) para oferecer informações adequadas para a empresa contratante.
Você acertou!
A questão leva o estudante a aplicar o conhecimento sobre as técnicas de pesquisa ao caso apresentado. A alternativa (a) está incorreta pois diz que somente pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo que a entrevista estruturada (levantamento) é um tipo de pesquisa quantitativa. A alternativa (b) está incorreta pois para classificar um estudo como etnográfico são necessárias outras características, como o convívio com os consumidores. A alternativa (c) está incorreta pois classifica o focus group como pesquisa quantitativa e a entrevista estruturada como pesquisa qualitativa. A alternativa (e) está incorreta pois os diferentes métodos de pesquisa complementam informações, não existe a melhor técnica, então dizer que uma das entrevistas foi desnecessária é um erro.
	
	E
	A empresa não deveria ter realizado entrevistas em profundidade e entrevistas estruturadas. Isso é um erro comum, que leva à sobreposição de resultados, sendo prejudicial à tomada de decisão em marketing.
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
Leia o trecho a seguir, que descreve o processo de compra de um carro.
Paulo e Ana são os pais de Juliano e querem comprar um carro para o filho que acaba de se formar. Os pais sabem que Juliano gosta de carros esportivos, mas acreditam que o filho deve comprar um carro desse estilo quando tiver o próprio dinheiro, ou seja, deve batalhar para realizar seus desejos. Eles sabem também que o filho gosta de ouvir o barulho do motor, e prefere cores escuras. Assim, decidem comprar um carro popular, da cor preta e com um motor um pouco mais potente do que o original de fábrica. Paulo e Ana fazem um empréstimo no banco para comprar o carro e entregam ao filho no dia da sua formatura.
A partir do que você aprendeu sobre os papéis dos indivíduos no processo de compra e seguindo as perguntas propostas por Engel, Blackwell e Miniard (2000), julgue as afirmações a seguir sobre o processo de compra relatado:
I - Paulo e Ana assumiram os papéis de iniciadores, afinal foram eles que sentiram a necessidade de presentear o filho.
II - Juliano não teve o papel de influenciador, afinal nem sabia que os pais estavam à procura de um carro para ele.
III - Quem assumiu o papel de comprador nesse caso foi o Banco, afinal foi de lá que os pais conseguiram o dinheiro necessário para a compra.
IV - O banco também teve o papel de decisor, afinal, se não liberasse o empréstimo a compra não seria realizada.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as afirmações estão erradas.
	
	B
	Somente a afirmação I está correta.
Você acertou!
A questão faz com que o estudante se lembre de todos os papéis de compra e analise cuidadosamente o enunciado utilizando as perguntas indicadas para descobrir a função de cada personagem. A afirmação II faz o estudante entender que o influenciador não precisa necessariamente estar presente no momento da compra, por isso está incorreta. As afirmações III e IV mostram que não é necessário ter o dinheiro para tomar a decisão, o mesmo só foi necessário no momento da venda, e até sem ele a compra poderia ser realizada, se os pais optassem por parcelar o pagamento.
	
	C
	Somente a afirmação II está correta.
	
	D
	Somente a afirmaçãoIV está correta.
	
	E
	Somente as afirmações I, II  e III estão corretas.
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
A empresa Margarita & Silva, por entender que nos dias atuais existem muitas empresas de varejo que não possuem loja, decidiu lançar um novo produto no mercado nesse varejo sem loja, pois ela sabe da comodidade para os clientes que não precisam sair do conforto do lar e enfrentar filas nos fins de semana para estacionar. Dessa forma, ela deve entender exatamente como funciona o ciclo de vida do produto para além de se analisar, analisar seus concorrentes.
Tendo em vista desse lançamento, no ciclo de vida do produto o produto da Margarita & Silva estará na fase de:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Declínio.
	
	B
	Introdução.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois quando um produto é lançado no mercado, ele sempre se encontrará em introdução.
	
	C
	Maturidade.
	
	D
	Crescimento.
	
	E
	Longevidade.

Outros materiais