Buscar

PROCESSO PENAL 2 AVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desemp.: 0,3 de 0,5
	12/04/2018 19:42:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201506731227)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Examine as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. Na sentença envolvendo réu primário, o juiz, após desclassificar a infração penal para outra considerada como de menor potencial ofensivo, aplicará de imediato a pena correspondente desde que estejam descritas na denúncia as elementares do crime resultante da desclassificação. II. Encerrada a instrução probatória, o juiz, se entender cabível nova definição jurídica para o fato, deverá determinar o envio dos autos ao Ministério Público para aditamento da denúncia, com posterior remessa ao Procurador-Geral de Justiça se isso não ocorrer. Todavia, mantida pelo Procurador-Geral a capitulação inicial, o juiz, na sentença, verificando que há prova da materialidade e da autoria, bem como que não estão presentes causas de exclusão da antijuridicidade e da culpabilidade, estará obrigado a condenar o réu pelo crime atribuído na denúncia. III. É requisito obrigatório da sentença a fixação do valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração, independente de requerimento expresso na denúncia. IV. Aditada a denúncia, o juiz desde logo a receberá se estiverem presentes os requisitos legais, determinando, na sequência, a continuidade da audiência de instrução e julgamento.
		
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	 
	Todas as proposições estão incorretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506944114)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstancias, poderá(ao) recusar a obrigação de prestar depoimento:
		
	
	d) O cônjuge do ofendido.
	 
	c) O filho adotivo do acusado.
	
	b) Menor de 18 anos
	
	a) As pessoas que, em razão de seu ministério, devam guardar segredo.
	 
	e) todas as anteriores estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506017406)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Defensoria Pública/MA- 2009)-O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
		
	
	o princípio constitucional da presunção de inocência impede que o juiz faça qualquer consideração na sentença a interrogatório e/ou confissão extrajudicial, não podendo nem mesmo tal circunstância interferir na sua livre apreciação das provas.
	 
	o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
	 
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, estabelecendo escala de preponderância para as provas periciais e verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão e nem poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	
	o valor da confissão deverá ser compatibilizado exclusivamente com a prova colhida sob princípio do contraditório, sendo vedada qualquer alusão a eventual silêncio do réu na sentença condenatória.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505949475)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ministério Público BA/2010) À luz do Código de Processo Penal, deve-se afirmar que:
		
	
	O ofendido não deve ser comunicado da sentença e respectivos acórdãos que a mantenham ou modifiquem;
	
	A confissão será indivisível e retratável, sem prejuízo do livre convencimento do Juiz de Direito, fundado no exame das provas em conjunto;
	 
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	A prova testemunhal não pode suprir a falta do exame de corpo de delito, ainda que tenham desaparecidos os vestígios do crime;
	
	As pessoas proibidas de depor em razão da profissão, poderão fazê-lo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho; neste caso, porém, não deverão prestar compromisso legal;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505949482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não é permitido à testemunha manifestar suas apreciações pessoais sobre o fato, salvo:
		
	
	quando for testemunha presencial
	
	quando for menor de 18 anos
	 
	quando tais apreciações forem inseparáveis da narrativa do fato
	
	quando ela for amiga da vítima
	
	quando a testemunha for inimiga do réu

Outros materiais