Buscar

Administração e Gestão Conceitos e Aplicações apol 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O envolvimento do funcionário pode ser definido como um processo participativo que utiliza a competência total dos funcionários e se destina a encorajar o maior comprometimento com o sucesso da organização. É envolver os trabalhadores nas decisões que os afetam e aumentar sua autonomia e controle sobre sua vida profissional, assim se tornarão mais motivados, mais comprometidos com a organização, mais produtivos e mais satisfeitos com seus trabalhos. O programa de envolvimento do funcionário onde os subordinados compartilham um grau significativo de poder de tomada de decisão com seus superiores imediatos é do tipo?
Nota: 20.0
	
	A
	Participação Representativa
	
	B
	Círculos de Qualidade
	
	C
	Administração Participativa
Você acertou!
A Gestão (ou Administração) Participativa designa um tipo de gestão das organizações que coloca a ênfase na participação dos colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, no processo de tomada de decisão. Nesta forma de gestão é dada a possibilidade aos colaboradores de questionar, propor, opinar e discutir situações da vida e da gestão da organização. As pessoas dos diversos níveis hierárquicos são estimuladas a participar no processo de gestão de forma que todos sejam comprometidos com os objetivos e os resultados organizacionais.
	
	D
	Planos de Participação Acionária
	
	E
	Gestão de Qualidade Total
Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
Nota: 20.0
	
	A
	A capacidade dos gerentes está equilibrada com a carga de trabalho
	
	B
	Os processos informatizados estão em reformulação
	
	C
	A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
Você acertou!
Situações em que ocorre a descentralização: A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou a demasiadamente complexa; A situação anterior provoca morosidade no processo decisório; Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos ou serviços versus segmentos de mercado; Para encorajar o processo decisório de seus executivos alocados na média e baixa administração;  Para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa.
	
	D
	A contratação de pessoal está além da capacidade de treinamento da empresa
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:
Nota: 20.0
	
	A
	Recompensar as pessoas
	
	B
	Proporcionar informação
	
	C
	Desenvolver Competências
	
	D
	Concentrar Responsabilidades
Você acertou!
Concentrar responsabilidades não é um fator de empoderamento dos funcionários, pois atende ao principio de pensamento mecanicista, onde o nível hierárquico era predominante nas relações trabalhistas. Para Chiavenato (2004), empowerment ou empoderamento é fortalecer o papel das equipes e dos indivíduos ao atribuir-lhes responsabilidade sobre suas decisões, ações e autoridade. Para Adami (2014), significa ceder a alguém o poder e Long (1999) confirma declarando que é a permissão para que outras pessoas assumam as responsabilidades, recompensas e riscos das próprias decisões.
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Após a Revolução Industrial, o mundo econômico passou a se estruturar sob a forma de empresas. Estas, por sua vez, necessitaram de novas formas de administração, o que veio sendo aperfeiçoado ao longo dos séculos. No século XX esta evolução caracterizou-se por criar modelos de gestão. Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda relacionando os modelos de gestão e suas características.
 
	1
	 Gestão holística. 
	(   )    Modelo horizontal de administração.
	2
	Gestão participativa.
	(   )    Qualidade total.
	3
	Gestão clássica.  
	(   )    Capital humano.
	4
	Gestão do conhecimento. 
	(   )    Planejamento estratégico.
	5
	Gestão japonesa.
	(   )    Produção em massa.
 Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Nota: 20.0
	
	A
	4, 5, 1, 3, 2
	
	B
	3, 5, 2, 1, 4
	
	C
	2, 5, 1, 4, 3
Você acertou!
A Gestão Participativa é um modelo horizontal de administração; A Gestão Japonesa é a Qualidade Total; A Gestão Holística identifica o Capital Humano; A Gestão do Conhecimento utiliza o Planejamento Estratégico e a Gestão Clássica visa a Produção em Massa.
	
	D
	5, 4, 3, 2, 1
	
	E
	2, 1, 4, 5, 3
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.
Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:
Nota: 20.0
	
	A
	As decisões, por um lado, são tomadas mais lentamente pelos executores da ação, mas, por outro lado, pode haver falta de informação e de coordenação entre os departamentos envolvidos.
	
	B
	A pequena participação no processo decisório promove baixa motivação entre os administradores médios e risco da subojetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais.
	
	C
	Um clima de competitividade negativa se forma dentro da organização, já que as pessoas se comparam e são avaliadas com base em resultados, e o controle e tratamento uniformizado de problemas são difíceis.
	
	D
	 A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.
Você acertou!
Vantagens da Descentralização: A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. As vantagens que a descentralização pode proporcionar são: 1.  Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro; 2.  Aumenta a eficiência e motivação, aproveitando melhor o tempo e amplidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe; 3.  Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório. Os altos funcionários podem concentrar-se nas decisões de maior importância, deixando as menores decisões para os níveis mais baixos; 4.  Reduz a quantidade de papel do pessoal dos escritórios centrais e os gastos receptivos. Além disso, ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada; 5.  Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e mais conscientes dos seus resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz gerentes geraisem vez de simples especialistas.
Desvantagens da Descentralização:  A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens, a saber: 1.  Falta de uniformidade das decisões; 2.  Insuficiente aproveitamento dos especialistas; 3.  Falta de equipe apropriada ou de funcionários no campo de atividades.

Outros materiais