Buscar

COLINHA DE TRIBUTARIO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Alíquota IPI: cigarro 100%, vestuário 10%, macarrão 0%, Podemos afirmar:
resposta: Alíquotas são diferenciadas em razão do principio da seletividade, artigo 153, parágrafo 3, inciso I, da CRFB/88
2)Menor que obteve renda traficando drogas. A receita efetuou lançamento:
opção correta - capacidade tributária independe da civil, 118 do CTN.
3) O crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta, artigo 139 do CTN.
4) Denúncia espontanea pode ser requerida pelo sujeito passivo, excluindo-se as multas e a punibilidade penal, desde que o pagamento seja integral e não tenha havido inicio da fiscalização, artigo 138 do CTN.
5) A obrigação tributária principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente, 113, parágrafo 1 do CTN.
6)Segundo o CTN o indivíduo a quem a lei atribua dever de pagar determinado tributo é considerado sujeito passivo independente de ter ou não relação pessoal e direta a situação que constitua fato gerador, artigo 121, parágrafo único, incisos I e II do CTN.
7)Quais as fontes do direito tributário?
Resposta: Fontes formais, são as leis em sentido amplo, nas suas várias formas legislativas, compreendem a CRFB/88, Emendas, leis complementares e etc...
Fontes Secundárias, são os atos administrativos normativos, como decretos, regulamentos, circulares, ordens de serviço, etc...
8) Elementos que compõe o fato gerador?
Resposta: Lei, situação jurídica, sujeito ativo, sujeito passivo.
9) Pessoa jurídica adquiriu estabelecimento comercial de outra PJ e continuou a explorar a atividade sobre outra razão social e não elegeu domicilio a PJ que vendeu, iniciou nova atividade no mesmo ramo, a PJ que comprou foi notificada pelo estado de Minas Gerais para pagar ICMS relativo a dois anos antes da venda, já que para o estado de MG, a responsabilidade da que comprou seria integral.
A) É correto este entendimento ?
resposta: Não, pois de acordo com o artigo 133, inciso II do CTN, a PJ que adquirir outra e continuar a exploração sobre outra razão social responde pelos tributos relativos ao estabelecimento devido até a data do ato, subsidiariamente com o alienante, se o alienante iniciar dentro de 6 meses, a contar da data da alienação, nova atividade no mesmo ramo de comércio. B) Diante da falta de eleição de domicilio da PJ que comprou, qual deve ser indicado pela Fazenda para a notificação?
Resposta: O lugar da Sede, ou de cada estabelecimento, artigo 127, II, do CTN.
10) O que são receitas originarias, derivadas e transferidas ?
Receitas originárias. são provenientes da administração dos recursos e bens patrimoniais do Estado, exercendo atividades equiparáveis as dos particulares.
Receitas Derivadas, provêm do patrimônio particular, são os tributos (exceto empréstimos compulsórios) e as penalidades.
* Receitas Transferidas, decorrem da transferência entre os entes da federação

Outros materiais