Buscar

CIDADANIA resumo do resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIDADANIA:
Democracia – Governo do povo, da maioria.
O Art. 1º, § único, CF, diz que todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. 
República Federativa do Brasil - Formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do DF.
Fundamentos que constituem um Estado democrático de direito - Soberania; Cidadania; Dignidade da pessoa humana; Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Pluralismo político. 
CIDADANIA E JUSTIÇA:
Existem duas tendências básicas a respeito de uma sociedade justa, são elas:
Igualitarismo: Dá prioridade à igualdade social, onde o Estado deve intervir para evitar as desigualdades sociais, transferindo a riqueza dos mais ricos para os mais pobres através de mecanismos (impostos) e redistribuição (subsídios, apoios do Estado).
Liberalismo: Dá prioridade à liberdade individual, onde o Estado só deve intervir para garantir as necessidades gerais, como a segurança (polícia) ou a defesa do próprio Estado (Forças armadas). Interferir na vida das pessoas, transferindo riqueza de uns indivíduos para outros sem o seu consentimento, é violar os seus direitos individuais. 
A Constituição, consagra em seu artigo 5º, LXXIV, que é direito fundamental do cidadão e dever do Estado, prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recurso, para isso, o Estado Brasileiro criou a DEFENSORIA PÚBLICA.
Defensoria pública - Instituição para prestação de orientação jurídica e defesa, em todos os graus de jurisdição, dos necessitados, ou seja, a defensoria serve para que todos possuam o acesso à justiça e possam buscar pleitear pelos seus direitos de forma justa. 
O acesso “facilitado” à justiça faz com que exploda um grande número de ações e o Estado não disponibiliza um número de defensores suficientes para suprir a demanda e com isso os processos só vem acumulando e os réus muita das vezes, acabam por se aproveitar disso, oferecendo acordos que beneficiam mais a eles do que aos autores, visto que por conta da demora do andamento processual, a parte lesada acaba por aceitar o acordo.
Justiça – Visa garantir a vigência do direito quando a norma ou a lei é desrespeitada.
Objetivos básicos do “acesso à Justiça”:
Deve ser igualmente acessível a todos
Deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos.
Obstáculos que dificultam o acesso à justiça aos cidadãos pobres:
Custas do processo;
Honorários advocatícios;
Produção de provas – principalmente periciais;
Ônus da sucumbência
Nesse último caso, é onde muitas das vezes, o réu que possui muitos recursos aproveita-se para fazer acordos que beneficie muito mais a si do que a vítima, visto que esta fica receosa de perder o processo por falta de recurso para produzir provas e contratar profissionais e se ver obrigado a arcar com as custas do processo. Isso ocorre mesmo existindo a defensoria pública, pois aquele que possuir mais recursos, terá muito mais chances de adquirir defesa do que a parte que depende do serviço público. 
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E PARTICIPATIVA
No Brasil, existem dois tipos de sistemas eleitorais:
Majoritário: 
É usado para eleger os chefes do executivo, o presidente, governadores, prefeitos e eleições do senado. Nas eleições presidenciais o sistema empregado é de maioria absoluta, onde o eleito precisa obter mais de 50% dos votos válidos para ser eleito.
O segundo turno acontece, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta no primeiro turno. 
Utilizado também nas eleições para governadores e prefeitos de cidades com mais de 20 mil habitantes.
** Engloba no executivo – Presidente, Governador e prefeito e o no Legislativo, os senadores federais. 
Nesse tipo de voto, o vencedor deve ter 50% dos votos válidos + 1 voto para ganhar no primeiro turno. Quando não se tem esse resultado, ocorre o segundo turno. 
Proporcional: 
É usado para eleger vereadores e deputados estaduais e federais, é comum acontecer de candidatos serem eleitos com menos votos que outros que não foram eleitos. Nesse sistema, o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa. 
Engloba os vereadores, deputados federais e estaduais. Nesse sistema o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais