Buscar

ATIVIDADES DE ESTUDO PARA AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DE ESTUDO PARA AVALIAÇÃO
VIVIANE KÁREN ROSA
Citar 10 áreas de atuação da Estética.
R: O profissional de Estética pode trabalhar em diversas áreas tais como estética facial, corporal, consultórios de cirurgia plástica, consultórios de dermatologia, empresas de cosméticos como consultor, clubes, consultor de equipamentos eletroterápicos, gerenciando clinicas de estética, proprietário de clinicas, pré e pós-cirurgia plástica, spas, design de sobrancelha, pedóloga, maquiadora.
Sistema tegumentar (pele e seus anexos).
R: O sistema tegumentar consiste no revestimento do corpo, composto pela pele e seus anexos (pelo, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas). 
PELE: maior órgão humano, dividido em duas camadas: epiderme e a derme. Logo abaixo da derme, encontra-se a hipoderme, uma camada gordurosa que não faz parte da pele. As funções da pele é a proteção, controle de temperatura, excreção, produção de vitamina D, recepção sensorial, barreira contra infecção.
A epiderme é desenvolvida no folheto embrionário ectoderma junto com sistema nervoso central (histologia). É avascularizada e formada por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado e contém quatro tipos de células: queratinócitos (sintetiza a queratina), melanócitos (sintetiza a melanina), células de Langherans (imunidade) e células Merkel (SNC). A melanina é responsável pela proteção física e mecânica da pele, cabelos e unhas, trata-se de uma proteína fibrosa e dura produzida pelos queratinócitos. A epiderme é composta por camadas mais finais e outras mais grossas conhecidas como germinativa/basal (renovação celular), lúcida (células claras), espinhosa (forma projeções superficiais), granulosa (células achatadas cúbicas) e córnea (células mortas queratinizadas).
A derme é desenvolvida no folheto embrionário mesoderme. Formada por fibroblastos, macrófagos, mastócitos e leucócitos. É dividida em derme papilar (sintetiza colágeno) formada por tecido conjuntivo frouxo que está presente em 20% da derme e contem fibras de colágeno e fibras elásticas finas, ajudando a garantir a união da derme com a epiderme, e derme reticular (produz elastina) que é a camada mais profunda formada por tecido conjuntivo denso não modelado. Diferente da epiderme, a derme possui terminações nervosas, vasos linfáticos e vasos sanguíneos. 
A hipoderme está localizada abaixo da derme, mas não faz parte da pele. É uma camada de gordura que age como isolante térmico, impedindo a perda de calor. Formada por tecido conjuntivo frouxo (fibroso).A primeira camada é a areolar e a segunda lamelar.
UNHA: As unhas são células queratinizadas e mortas, com função de proteger as extremidades dos dedos.
PELO: é encontrado no corpo e na cabeça. É um filamento flexível, a partir de células mortas de queratina dura. Possui raiz e haste. Os pelos contem melanina no córtex e na parte central.
GLÂNDULAS SEBÁCEAS: encontra-se em todo o corpo com exceção da palma das mãos e solas dos pés. Responsáveis pela secreção de sebo.
GLÂNDULAS SUDORIPARAS: responsáveis pelo resfriamento do corpo. São écrinas (palmas, solas e fronte) e apócrinas (área axilar, anal e genital).
 
Conceituar e colocar as características dos quatro biótipos cutâneos, acne grau 1 e grau 2.
R: Os quatro biótipos cutâneos são pele eudérmica/ normal (equilíbrio na produção de óleo, hidratada, lisa, aveludada, pele de bebê, secreção normal, boa elasticidade, firme, vascularização perfeita), pele alípica/seca (desidratada, descamada, pouca produção de sebo, sensível, fina, sem brilho, áspera), pele lipídica/ oleosa (maior produção de óleo, óstios dilatados, brilhante, espessa, presença de comedões abertos e fechados), pele mista (oleosidade na zona T, leve ressecamento nas laterais, pouco brilho, óstios dilatados na zona T). Além disso, temos dois tipos de acne: Grau I (acne não inflamatória, com presenças de comedões brancos, oxidados e millium), e Grau II (acne inflamatória) tudo que tem na Acne grau I mais presença de pápula-pustulosa).
Citar a função da melanina.
R: A melanina é responsável pela coloração de pele, cabelos e olhos, além disso, protege a pele contra os efeitos nocivos de raios solares.
Explicar como ocorrem as bases genéticas evolutivas da cor da pele humana.
R: As bases genéticas evolutivas determinam a cor da pele humana com fatores além de genéticos, do numero, tamanho, composição dos melanossomas produzidos pelo melanócitos e distribuídos aos queratinócitos vizinho, da quantidade de melanina. Pouco se conhece sobre as bases genéticas, evolutivas e os aspectos culturais relacionados ao estabelecimento dos padrões de cor da pele humana.
1° são fatores genéticos
2° são quantidade e tamanho de melanossomas
3° presença de melanina, carotenos e hemoglobina.
Conceituar envelhecimento, enunciando os tipos.
R: O envelhecimento é o processo natural do organismo que ocorre desde o nascimento. Existem dois tipos de envelhecimento o intrínseco, que é o envelhecimento natural, de dentro pra fora, genético e é inevitável. O envelhecimento extrínseco é resultante de fatores externos tais como sol, cigarro, álcool, poluição e é mais agressivo a pele.
Conceituar rugas.
R: Rugas são sulcos ou pregas que aparecem na pele, pela perda da flexibilidade dos estratos superficiais ou pela falta de hidratação profunda na pele. Existem quatro tipos de rugas, as estáticas que são vistas com o rosto em repouso, as dinâmicas que são causadas por movimentos repetitivos dos músculos faciais, as mistas que são a ação de gravidade e movimento e as gravitacionais que são causadas pela flacidez junto com fatores gravitacionais.
Enunciar a classificação de Glogau, Lapiere, Tsuji e Cols.
R: Classificação de Glogau para pele envelhecida. 
Grau I (poucas rugas – 20/30 anos)
Grau II (moderada – 35/50 anos)
Grau III (presente em repouso – 20/65 anos)
Grau IV (gravitacionais dinâmicas)
Classificação segundo Lapiere.
Grau l - rugas de expressão: sem alteração dermoepidérmica.
Grau ll - rugas finas ou de ondulações: com alterações dermoepidérmicas.
Grau lll - rugas gravitacionais: com alterações dermoepidérmicas e do subcutâneo. 
 Classificação de Tsuji e Cols para as rugas
Rugas superficiais: diminuição das fibras elásticas da derme, desaparecem quando estiramos a pele. 
Rugas profundas: decorrentes da ação solar, não desaparecem quando estiramos a pele. 
Descreva 10 afecções cutâneas.
R: Lupus, pintas, efélides, psoríase, foliculite, xantelasma, acantose nigrante, albinismo, vitiligo, melasma. 
Definição de acne:
Afecção crônica inflamatória que acomete no folículo pilo cebáceo, causado pela bactéria propionibacteruim acnes.

Outros materiais