Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
	Ciclo SINAES é:
	Sistema avaliativo do ensino superior.
	Para que serve a CPA (Comissão Própria de Avaliação)?
	Instrumento próprio de avaliação da interna da instituição.
	O papel da CPA nos cursos de graduação é estabelecer um:
	processo de auto-avaliação interna que envolva docentes, discentes e administrativos.
	São siglas vinculadas ao projetos Sinaes e sua correta correlação:
	IGC - Índice Gerais de Cursos
	Assinale, abaixo, a opção que melhor indica os benefícios de uma boa avaliação da Universidade Estácio de Sá, no ENADE, para o aluno.
	Valorização do diploma da Estácio no mercado de trabalho.
	O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. O objetivo do Ministério da Educação em recolher estes dados é:
reunir informações que são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
	Muitas expressões da Cultura Brasileira, apesar de sofrer influências estrangeiras, consolidaram-se como símbolos de nossa identidade. Assinale, abaixo, aquela expressão cultural que não se enquadra nesse caso, não guardando nenhuma identidade com aspectos de nossa cultura.
	Valsa
	Multiculturalismo pode ser definido como:
	Aceitação de culturas diversas, que acabam por se mesclar numa cultura com vários matizes, várias influências.
	A Globalização tem diversas características. Veja os itens abaixo: I. Mundialização da economia; II. Desconcentração do aparelho estatal; III. Internacionalização do estado; Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que contém as características da Globalização.
	Todos os itens correspondem a características da Globalização
	Escolha, entre as opções abaixo, aquela que melhor define o que é sustentabilidade.
	Uma consciência ecológica de preservação do planeta, por parte de todos os habitantes do planeta Terra, faz-se necessária.
	Ecologia é um ramo da Biologia que estuda:
	Os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
	Acerca das relações mundiais, podemos considerar que as mesmas:
	Se estruturam lentamente ao longo de séculos de história, até passar a ter uma visibilidade maior.
	Ao analisarmos as sociedades, percebemos que o homem se relaciona com o mundo físico e com o cultural. Essa relação se estrutura basicamente a partir do:
	Trabalho
	As desigualdades de gênero foram construídas historicamente em decorrência da existência do modelo de sociedade denominado:
	Patriarcal
	Para garantir o monopólio do comércio com as colônias americanas, a Espanha criou órgãos administrativos, dentre os quais:
	a Casa de Contratação e o Conselho das Índias.
	A década de 1970 foi um momento importante para o desenvolvimento e renovação dos estudos históricos, especialmente pelas diversas críticas ao tipo de abordagem dominante até então, essencialmente estruturalista e globalizante. São características dessa renovação, EXCETO:
	o abandono do estatuto de cientificidade por parte dos historiadores.
	Através do dos filmes o historiador pode ser capaz de:
	No exercício do olhar crítico, analisar e indicar o pensamento de uma sociedade e as intenções do seu autor.
	(Enade 2011) No início do século XVI, a crise da Igreja tornava-se mais aguda, culminando com uma ruptura, a qual convencionou-se chamar de Reforma. Em relação a isso, Jean Delumeau afirma: com efeito, a principal fraqueza da Igreja não estava nos abusos financeiros da cúria romana, nem no estilo de vida, por vezes escandaloso, (...) Residia, sim, na muito deficiente instrução religiosa e na insuficiente formação dos pastores de almas (...) A Reforma nasceu, provavelmente, deste profundo desnível entre a mediocridade da oferta e a veemência inusitada da procura. (DELUMEAU, J. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Estampa, 1984, vol I, p. 137). A respeito desse capítulo da história ocidental, é correto afirmar que
	a venda de indulgências, o estilo de vida do alto clero, o comércio de relíquias, o clero absenteísta e a prática da simonia agravavam a crise da Igreja e o desnível mencionado por Delumeau.
	Sobre o uso do cinema como documento histórico, é correto afirmar:
	Sua utilização é possível desde que sejam observados e analisados determinados aspectos, tais como a subjetividade e o não seguimento de modelos lógicos inerentes a esse tipo de produção.
	Segundo Peter Burke, a Nova história é:
	Uma história cultural "fora do domínio acadêmico, [que] está ligada a uma mudança de percepção manifestada em expressões cada vez mais comuns, como "cultura da pobreza", "cultura do medo", "cultura das armas", "cultura dos adolescentes", ou "cultura corporativa" e também nas chamadas "guerras de culturas" nos Estados Unidos e no debate sobre o "multiculturalismo" em muitos países."
	Assinale a alternativa correta. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, aspectos que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente. Na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria. Dentre as características enumeradas abaixo, qual NÃO pode ser atribuída ao estilo barroco.
	O artista barroco portava-se como um cientista que observava, analisava e documentava a natureza através de sua prática.
	Uma característica muito importante da arte medieval é o seu foco religioso fundamentado no Cristianismo. Levando-se em consideração que boa parte da população medieval era iletrada, que papel representava a arte nesse contexto?
I. As artes visuais eram uma forma de comunicar ideias religiosas.
II. A produção artística do período não alcançava o grande público iletrado, pois era produzida pelo e para o clero.
III. A arte medieval possui um forte papel pedagógico e um exemplo disso eram os vitrais existentes nas Igrejas da época, capazes de ensinar passagens e histórias bíblicas a uma população iletrada.                     
Está(ão) correta (s):
	As afirmativas I e III.
	Analise as afirmativas abaixo sobre o mundo políade:
I. A palavra polis não significa que houvesse entre as cidades gregas uma unidade política. Dessa forma, cada polis poderia adotar uma forma de governo diferente.
II. Os gregos trabalhavam com a ideia de que viver em liberdade significava uma existência ordenada dentro de uma comunidade governada por um código estabelecido e respeitado.
III. O caso ateniense se difere da relaidade de outras poleis pelo estabelecimento de um governo democrático, implementado por Sólon no século VI.
Está(ão) correta(s):
	As afirmativas I e II, somente.
	Segundo o filósofo alemão Ernest Cassirer, “(...) na vida prática e social do homem, a derrota do pensamento racional parece ser completa e irrevogável”. Vimos que, no campo da política, os limites entre o racional e o irracional, o objetivo e o subjetivo são muito tênues. É aí que entra a Arte para auxiliar a História a recuperar e explicar essa derrota porque:
	A produção artística pode servir como lugar privilegiado a partir do qual o historiador tem acesso à síntese dos valores que compõem o imaginário político e cultural de uma determinada coletividade.
	 cidade no mundo antigo tem despertado o interesse de muitos historiadores ao longo do tempo. Assim, podemos destacar Fustel de Coulanges que escreveu Cité antique (1866) eGustave Glotz que produziu a Cité grecque (1928). Entretanto, apesar do grande número de trabalhos que abordam este tema, uma ideia pode ser tida comoconsensual, é que não existiria Atenas sem os atenienses, Esparta sem os espartanos ou mesmo os romanos, que não formulavam qualquer ideia de Roma sem levar em consideração a si próprios. Sendo assim, o sentido desta construção está melhor explicado na seguinte afirmativa
	que as cidades, antes de serem fatalidades geográficas ou realidades topográficas, eram sociedades identificadas pelo ethos daqueles que as ocupavam.
	Agostinho de Hipona e Tomaz de Aquino foram dois religiosos cujos pensamentos tiveram grande destaque no período em que viveram, assim como, depois dele. Foram os principais responsáveis pela leitura e interpretação cristã das produções filosóficas de grande reprodução no contexto medieval, falamos das teorias de Platão e Aristóteles. Sendo assim, sobre estas questões, marque a opção correta:
	Agostinho, assim como Platão, acreditava que os homens viviam em um mundo de sombras, pois a verdade estava além das visões do próprio homem
	O estudo da sociedade egípcia é visto como uma prática que encanta, produz desafios e uma constante necessidade de reflexão, por parte dos historiadores. Sobre este tema, leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
 I - Ao pensarmos no Egito Antigo temos que lembrar do faraó, seja como uma liderança, um símbolo ou como problema social. Sua figura foi tão legítima, que certos grupos ao invadirem o Egito assumiram tal representação política.
 II - A linguagem sempre foi um problema para a história do Egito Antigo. Para superar este obstáculo, os historiadores contemporâneos devem valer-se, além dos significativos aspectos literários, de práticas esotéricas.
 III - Ao analisarmos o processo de unificação faraônica, observaremos um conjunto de alianças, com a ideia de uma administração comum. Assim, a Estela de Narmer apresenta o momento em que esta unificação foi alcançada.
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	A preocupação da sociedade egípcia com a língua demonstra:
	Que não são narrativas acidentais, mas a organização de textos com métricas, formas específicas, figuras de linguagem que , se não estudadas apropriadamente, criam falsos problemas e enfraquecem o estudo da história egípcia.

Outros materiais