Buscar

Resumo Os 7 habitos Habito 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO LIVRO “OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES”
HÁBITO 4-PENSE GANHE/GANHE
DISCIPLINA INTEGRADORA
RUBIA DE PAIVA RODRIGUES MELO – 2° PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: RODRIGO REZENDE
JOÃO MONLEVADE
2014
PENSE GANHA/GANHA
	É certo que os funcionários de uma empresa vão seguir o exemplo da liderança e não a linha que a liderança almeja que o funcionário siga. Não adianta implementar programas de integração e equipe se a própria gerência influencia em competição. E competição certamente levará à divisão.
	Existem seis paradigmas da interação humana: Ganha/Ganha, Ganha/Perde, Perde/Ganha, Perde/Perde, Ganha e Ganha/Ganha ou Nada Feito. Em termos gerais, é necessário refletir em qual situação o paradigma é propenso. Com exceção do Perde/Perde, em que não há vantagens e é baseado unicamente em vingança e conflito, as demais são usuais no cotidiano de nossas vidas. Porém, o que pode ser melhor aplicado e que rende lucros a longo prazo é o “Ganha/Ganha ou Nada Feito”. Este certamente fará com que ambas as partes concordem ou concordem em discordar amigavelmente. Não há interesse em levar vantagem. Isto pode ser analisado como prejuízo a curto prazo, porém, a longo prazo, trará benefícios para ambos.
	O caráter é a base do Ganha/Ganha e há três traços essenciais para esse paradigma: Integridade, maturidade e mentalidade de abundância. Aplicando o paradigma do Ganha/Ganha, deve-se focar no relacionamento e manter a conta bancária emocional em alta. E quanto mais forte for, quanto mais genuíno o caráter, quanto maior o nível de proatividade, quanto mais compromisso houver com o Ganha/Ganha, mais haverá influência sobre outras pessoas. E este é o verdadeiro teste da liderança interpessoal.
	Em um acordo Ganha/Ganha, cinco elementos ficam bem explícitos: Os resultados desejados (e não os métodos) identificam o que deve ser feito e quando. As diretrizes especificam os parâmetros (princípios, políticas) dentro dos quais os resultados devem ser obtidos. Os recursos identificam o suporte humano, financeiro, técnico e organizacional disponível para ajudar a atingir os resultados. A administração define os padrões de desempenho e o tempo de avaliação. A responsabilidade – boas e más, naturais e lógicas – especificam o que acontecerá como resultado da avaliação.
	Em um acordo de desempenho Ganha/Ganha, a atividade central é a administração. Tendo um acordo firmado, os empregados podem cuidar de si mesmos, a partir das referências desse acordo. O gerente pode então agir como o carro-madrinha em uma corrida. Ele dá início à prova, depois sai do caminho. Seu trabalho, daí em diante, é remover as manchas de óleo.
	Portanto, em todos os aspectos da vida, é economicamente viável quando o ganho é simultâneo. E o ideal é que se tenha o pensamento a longo prazo. Outro fator de suma importância para o sucesso do paradigma Ganha/Ganha é o sistema. Não fará efeito se houver pessoas boas focadas em Ganha/Ganha, se houver um sistema ruim.

Outros materiais