Buscar

03_AULA_IADM

Prévia do material em texto

AULA 03: OS TIPOS E OS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO
AULA 03: OS TIPOS E OS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO
	
	O processo de planejamento, a partir do que vimos na aula anterior, envolve ainda a discussão das seguintes etapas: definição do negócio, missão, visão, valores, diretrizes estratégicas e objetivos estratégicos; definição das ações/estratégias; definição dos responsáveis, prazos e orçamentos; definição dos planos de contingência; definição dos mecanismos de implantação e de monitoração e avaliação.
	Já os níveis de planejamento compreendem os níveis estratégico, tático e operacional e os tipos de planos são traduzidos em procedimentos, orçamentos, programas, regras ou regulamentos. A busca do alinhamento estratégico e a minimização do “cabo de guerra” são vistos como um dos principais benefícios do planejamento.
PLANEJAMENTO TÁTICO
	O planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
	As principais características do planejamento tático são:
 		- É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
		- Está relacionado com o controle e a integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos
	O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo, e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional.
	O planejamento produz um plano como resultado imediato. Um plano descreve um curso de ação e procura responder questões como: o que, quando, como, onde e por quem.
	O planejamento tático apresenta as seguintes características típicas:
	
O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório, ou seja, a tomada de decisão sobre o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como.
ATENÇÃO!
	O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
	Assim como o processo decisório, a decisão envolve um diagnóstico do problema, a procura de soluções e alternativas para o problema, a análise e comparação dessas alternativas, a seleção e escolha da melhor.
	Já as decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza.
	Os planos táticos geralmente incluem os planos de produção, planos financeiros, planos de marketing e planos de recursos humanos.
	Planos de Recursos Humanos: Dizem respeito a recrutamento, seleção e treinamento de pessoas para as várias atividades da organização.
	Planos de Produção: Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, o arranjo físico do trabalho e os equipamentos como suportes para as atividades e tarefas.
	Planos Financeiros: Abrangem a aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
	Planos de Marketing: Referem-se aos requisitos de venda dos bens e serviços no mercado e atendimento ao cliente.
Os planos táticos são implementados por meio de políticas.
	A política é uma definição de propósitos comuns de uma empresa. Ela estabelece linhas de orientação e limites para a ação dos indivíduos responsáveis pela implementação dos planos.
	As políticas podem ser escritas ou apenas implícitas, conferindo assim flexibilidade aos tomadores de decisão no nível gerencial.
	Obs: Uma política é um guia genérico para a ação. Ela delimita a ação, mas não especifica o tempo necessariamente.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
	Além do planejamento tático, temos o planejamento no nível operacional. Este planejamento envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
	O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
É montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais.
Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
	O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros.
	Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos. Eles servem para estabelecer a sequência de passos (ou de etapas) a serem seguidos para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos em fluxogramas (vertical, horizontal, de blocos) ou listas de verificação.
	Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro (como, por exemplo, fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais, reparos e manutenção de máquinas, despesas).
	Os programas são os planos operacionais relacionados com o tempo (cronograma, Gráfico de Grantt, PERT, etc.).
	Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
EXERCÍCIO (respostas)
	1 - Para o sucesso do planejamento é importante considerar a estratégia do negócio, os objetivos estratégicos, os responsáveis e os prazos para o cumprimento de cada etapa, bem como os instrumentos de avaliação.
	2 - Mesmo sendo heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados a métodos (procedimentos), dinheiro (orçamentos), tempo (programas) ou comportamentos (regulamentos).
	3 - Um bom planejamento pode estimular a ação e facilitar mudanças que impulsionarão a empresa.
SÍNTESE DA AULA
	Nesta aula foi possível visualizar as etapas para a implantação de um planejamento organizacional com seus desdobramentos táticos e operacionais. No final você conheceu os benefícios que as empresas podem obter com um planejamento eficientemente implementado.
	Você aprendeu ainda que o planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo, e o planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros.

Outros materiais

Perguntas Recentes