Buscar

MODELO DE REDAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MODELO DE REDAÇÃO
Uma redação dissertativa é caracterizada pela exposição e defesa de uma determinada ideia, que é verificada e debatida, e tem um ponto de vista como base. Para elaborar um texto dissertativo, o autor deve ter bons argumentos, fatos e dados, tudo para que o desenvolvimento do texto esteja embasado e não perca o foco. Uma característica interessante de um texto dissertativo é que ele desperta o gosto por escrever sobre o que pensamos e defender isso com argumentos reais e legítimos.
Só é possível dissertar com a organização das palavras, sejam por frases ou por textos, é preciso apresentar ideias, pois esse é o objetivo principal de uma dissertação: apresentação de ideias. Mas é necessária muita cautela na elaboração de uma dissertação, pois as ideias apresentadas precisam estar baseadas em dados, fatos e contextos firmes. Para quem gosta de discutir, apresentar argumentos, justificar, explicar e persuadir, o texto dissertativo será uma especialidade.
A elaboração desse tipo de texto requer um conhecimento profundo da nossa língua, tanto na ortografia quanto no vocabulário. Esse texto é caracterizado pela exposição de ideias, como já dissemos, e por se tratar disso, quanto mais rico for o vocabulário, melhor fica o texto. Uma dica muito importante é: se você pode escolher sobre o que vai falar num texto dissertativo, nunca, em hipótese alguma fale sobre algo que não conheça. 
Está certo que muitas vezes não temos escolha sobre o assunto a tratar num texto ou redação dissertativa, pois eles são bastante comuns em vestibulares, ENEM, enfim, é preciso conhecer de tudo um pouco para melhor elaboração de uma dissertação.
O bom texto ou redação dissertativa DEVE ter começo, meio e fim – introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é a apresentação da ideia de maneira clara e simples, lançando questionamentos que irão ser esclarecidos posteriormente. Um erro grave na dissertação é apresentar questionamentos e não respondê-los durante do texto.
O desenvolvimento é onde as ideias serão explanadas, defendidas, argumentas, tudo com muita calma para que o texto não fique confuso. A conclusão é o momento final e não menos importante. Muita gente relaxa e deixa a desejar nos últimos parágrafos, quando na verdade a conclusão deve conter um breve resumo forte de tudo que foi falado e propor um final, uma resolução pra tudo!
A redação narrativa é um texto que tem como base um arranjo de sequências das ações, dos fatos nos quais o personagem se envolve, descrevendo-os em seu espaço e tempo determinados.
Ela é bem diferente da redação dissertativa, velha conhecida dos estudantes de ensino médio e pré-vestibulandos, que é aquela que adquire uma postura onde predomina o estilo argumentativo, que tenta persuadir o leitor a acreditar no lado positivo ou negativo do tema levantado.
Para uma boa redação narrativa, é importante não só narrar e descrever os fatos, mas ainda saber construir de forma concreta os personagens, não se apegando apenas aos aspectos físicos, mas também aos psicológicos que envolvem ainda mais o leitor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes