Buscar

Composto de Endomarketing: 4 Cs

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENDOMARKETING
AULA RAV2
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
O Composto de Endomarketing
O Endomarketing, conforme as definições apresentadas, busca a adaptação de instrumentos, conceitos e técnicas de Marketing, num movimento de fora para dentro da organização.
Para facilitar a compreensão do composto de Endomarketing, podemos transformar os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção – as quatro áreas básicas de decisão e atuação de uma empresa) em 4 Cs - Companhia, Custos, Coordenadores e Comunicação, numa espécie de transmutação dos elementos do composto de Marketing em Endomarketing-mix.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Em Endomarketing:
O Produto corresponde à Companhia ou empresa.
Os Pontos de distribuição podem ser associados aos Coordenadores de Endomarketing.
O Preço tem o seu equivalente em Custos.
A Promoção correlaciona-se à Comunicação.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
O Produto empresa: Produtos não precisam necessariamente ser objetos. Também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias, etc. No composto de Marketing, o elemento Produto deve ser planejado e desenvolvido para o atendimento das expectativas e necessidades do consumidor; já no composto de Endomarketing, a Companhia, como produto destinado ao cliente interno, deve sofrer adaptações contínuas para oferecer motivação e bem-estar aos seus funcionários e estabelecer, assim, um diferencial competitivo.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Custos: Podemos entender o Preço como o valor cobrado por um produto e/ou serviço. É a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada em troca da propriedade ou do uso de um produto. No Endomarketing-mix, o elemento Preço tem seu correspondente em Custos.
No que diz respeito a Custos no Endomarketing-mix, todos os dispêndios financeiros em recursos humanos, incluindo-se salários, gratificações, treinamentos, reciclagem de pessoal e demais despesas com a implementação e execução de programas específicos, devem ser entendidos não apenas como gastos, mas como aplicações e investimentos, que produzem retorno em qualidade e satisfação do cliente interno.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Os coordenadores: O terceiro elemento do composto de Endomarketing é representado pelos Coordenadores, que têm a sua correspondência com os Pontos de Distribuição do Marketing-mix. Coordenadores são aqueles clientes internos que, por uma relação de interdependência, são responsáveis por tornar o produto-empresa disponível para os demais. Este grupo é composto pelos funcionários que exercem cargos de direção, por aqueles que ocupam  chefias intermediárias e também pelos líderes de opinião.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
A comunicação: no que diz respeito à Comunicação, sabemos que, muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.
A Comunicação é considerada a ponta do iceberg, ou a parte visível do programa de Endomarketing. É a utilização pela companhia de métodos, técnicas, recursos e meios para dirigir-se – e tornar-se receptiva - a seu cliente interno, com o objetivo de estimulá-lo a adquirir e identificar-se com o produto-empresa.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Comunicação Interna: fator crítico de sucesso
É comum ainda o fato de pessoas confundirem Comunicação Interna e Endomarketing, assim como as pessoas confundem Marketing com Propaganda. 
Do mesmo modo que a Propaganda é um instrumento do Marketing, a Comunicação Interna é somente uma das ferramentas usadas nas estratégias de Endomarketing. Porém, ela pode ser apontada como a mais importante.
A proposta da Comunicação Interna dentro de um programa de Endomarketing não é só fazer propaganda interna da empresa, mas criar uma mobilização em prol do resultado final.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Os “7 pecados capitais” da Comunicação Interna:
Via de mão única
Antecipar demais ou perder oportunidades
Esconder o que todos sabem
Discursos diferentes entre os dirigentes
Falar demais e ou vir de menos
Falso ufanismo
Excesso de meios dificultando o entendimento da mensagem
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
 Mesmo sabendo que as novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) têm sido utilizadas pelas empresas para se tornarem mais competitivas, estáveis e preparadas para as mudanças, entendemos também que a simples aquisição desses novos meios tecnológicos não possibilitarão o diferencial competitivo esperado pelas empresas se não forem utilizados para encurtar distâncias entre as pessoas.
Num programa de Comunicação Interna em Endomarketing, o que importa é que a origem e o fim das mensagens possam ser utilizadas para a melhoria contínua das relações interpessoais no trabalho, esclarecendo as dúvidas e dando maior oportunidade de participação aos colaboradores.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Uma empresa do tipo integradora deve apresentar precisamente sua missão e compartilhar sua visão com todos os funcionários, além de fazê-los participantes dos objetivos da organização. 
Esta postura gera no profissional o orgulho das atividades da empresa e torna-o, espontaneamente, colaborativo.
Dividir problemas, participar de situações e confessar dúvidas podem fazer com que funcionários entendam cenários de crise e ajam com dedicação e esforço para enfrentá-los.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Além de auxiliar no aumento da produtividade e na conquista de credibilidade dos funcionários, um programa de Comunicação Interna pode e deve ser usado para propor melhorias na qualidade dos produtos/serviços oferecidos e do clima organizacional, além de aproximar a empresa dos seus públicos e ajudar no aumento de seus lucros.
O levantamento periódico de ações, atitudes e comportamentos das pessoas em uma empresa pode representar uma realidade diferente daquela pensada no alto da cadeia hierárquica.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Motivação para o Trabalho
Três princípios básicos:
A individualidade - A individualidade tem haver com o respeito às características pessoais de cada pessoa,  para que se obtenha, também, o respeito do grupo.
 
A integridade - A integridade pode ser entendida como a satisfação plena nos níveis físicos e também emocionais de cada ser humano.
A dignidade humana - A dignidade equivale ao reconhecimento e à valorização de todo o trabalho contributivo, independente do grau de dificuldade exigido em sua execução. 
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Estudos realizados com profissionais de RH em diversas empresas e setores diferentes de negócios apontam a existência de três pontos essenciais para atender às expectativas dos funcionários. São eles:
Reconhecimento pelo seu trabalho
Respeito como indivíduo
Remuneração adequada
 Assim, todo programa de motivação ou valorização deve aprofundar ao máximo estas três expectativas básicas. O reconhecimento e o respeito são elementos fundamentais, já a remuneração é consequência de um trabalho bem feito.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Como um processo, a motivação tem uma sequência constituída pelas seguintes etapas:
Estímulo, 
Esforço, 
Desempenho, 
Reconhecimento,
Valorização, 
Recompensa, 
Satisfação,
Comprometimento.
Estabelecer um processo permanente de motivação do funcionário é o que caracteriza precisamente o Endomarketing
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Critérios para criação de um programa de Motivação
O estabelecimento
de um processo permanente de motivação do funcionário pode ser conseguido através da:
Priorização dos grupos de trabalho através de estímulos a parceria, cooperação e lealdade 
Pela valorização do indivíduo, dentro de seu grupo, 
Pela criação de um ambiente de interação dentro da empresa, onde haja envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisões;
Estímulo à iniciativa e à atitude criativa; 
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Planejamento e Implementação do Programa
O planejamento em Endomarketing deve ser precedido de pesquisa e diagnóstico dos recursos disponíveis (físicos, tecnológicos, humanos); a partir dos dados obtidos, define-se o que se pretende alcançar. 
As metas almejadas podem ser:
Aumento de produtividade.
Melhoria da qualidade do produto.
Conquista de credibilidade interna.
Lançamento de novos produtos no mercado, entre outras.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
Projetos de Endomarketing
Os projetos de Endomarketing podem ser divididos em Projetos de Difusão e de Desenvolvimento Cultural, em que se dissemina a cultura da empresa, seus valores e crenças, ou se prepara a organização para uma mudança na cultura da empresa, muitas  vezes proporcionada pela influência do principal líder organizacional.
Os chamados Projetos de Segurança Cultural asseguram que a cultura desenvolvida será estabelecida, e os Projetos Suplementares de RH combinam motivação individual e coletiva com políticas de recompensas para pessoas e equipes.
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
 Projetos de Endomarketing
 Estes projetos podem ser sistêmicos (implantados de uma única vez na organização) ou ainda por irradiação cultural, onde a implantação ocorre em áreas específicas, que “contaminam” outras áreas, gerando sua expansão.
Quanto à gestão, os projetos a serem desenvolvidos e operacionalizados podem se classificados em:
Projetos de Cúpula
Projetos de Linha Gerencial
Projetos de Base
Tema da Apresentação
 AULA RAV 2
ENDOMARKETING
 Planejamento de um programa de Endomarketing
O planejamento em Endomarketing pode ser dividido em seis fases, a saber:
 Fase I - Pesquisa e Diagnóstico
 Fase II – Definição da Meta Global 
 Fase III – Criação dos Ícones de Comunicação Interna 
 Fase IV – Divisão do Público Interno
 Fase V – O programa propriamente dito
 Fase VI – Escolha do momento para lançamento do programa
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes