Buscar

artigo de estagio em supervisão pedagógica banner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CAMPOS, Bianca Rodrigues; BRITO, Tárcia Lima
Centro Universitário Estácio da Amazônia | Boa Vista - RRl | tarcia@outlook.com | bianca.ufrr@hotmail.com 
A vivência na coordenação nos proporcionou um olhar crítico para o processo de formação continuada dos professores. Inicialmente foi nos passado as informações basilares referente a atuação do Coordenador Pedagógico, salientando sua importância no processo educacional. Não encontramos dificuldades para a realização do estagio, estando a coordenadora sempre disposta a sanar nossas duvidas, nos dando auxilio e as informações necessárias para compreender o papel do coordenador pedagógico diante da formação continuada do professor. Participamos da reunião pedagógica que é realizada quinzenalmente. Os assuntos tratados na reunião foram os tipos de metodologias utilizadas em sala de aula e quais os resultados obtidos. Foi oferecido na reunião espaço para os professores apresentar projetos e metodologias para auxiliar os demais professores em suas didática, com feedbacks daquilo que se alcançou ou não êxito e os pontos principais a ser melhorados. Colaboramos na ornamentação do espaço reservado ao projeto ‘Pequeno Cidadão”, auxiliamos na análise das estatísticas do rendimento dos alunos, contribuímos na organização do espaço da leitura e “Árvore dos valores”, essas foram as principais atividades realizadas pela equipe na escola.
Os objetivos previstos para esta atividade foram alcançado com êxito, tendo em vista que a formação continuada é oferecida na instituição. Portanto foi possível vivenciar de fato o que é a formação continuada em sua plenitude
O presente artigo visa salientar a importância do trabalho pedagógico como lócus privilegiado para a reflexão sobre as disciplinas pedagógicas e a educação profissional. A disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional, objetivou-se em nos proporcionar uma experiência significativa vivenciada no estágio em uma escola de Ensino Infantil, oportunizando a crítica e a discussão sobre o fazer docente e a prática pedagógica no referido espaço. 
A produção de saberes relativos a formação de professores constitui o enfoque da disciplina e do estagio. Privilegiar a analise sobre a relação teoria e pratica através de um conjunto de discussões apoiado em estudo e pesquisa descreve o eixo metodológico de desenvolvimento da disciplina.
O estagio foi realizado no Centro Educacional Matias, possibilitando um novo olhar sobre a formação continuada dos professores a partir da vivência cotidiana institucional. A escola tem como missão Formar cidadãos com uma visão crítica da realidade, capazes de construir valores universais na busca da realização de suas aspirações, sua visão é ser uma instituição de ensino compromissada com as necessidades educacionais atuais, oferecer a seus alunos e colaboradores a possibilidade de se desenvolverem, tornando-se cidadãos éticos, capazes de contribuir para a evolução da comunidade a que pertencem.
 INTRODUÇÃO
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.______. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
Na realização do estágio supervisionado, tivemos a oportunidade de ver a realidade de um professor no ambiente escolar, nos possibilitando conhecer o trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, que foi algo bem próximo e árduo ao mesmo tempo. Vimos que os trabalhos realizados pelo professor dentro da sala de aula são extremamente incríveis, tanto pela forma que é feita, como pelos resultados adquiridos pelos trabalhos. O foco desse estágio foi analisar a formação continuada de todos os professores e verificar a assistência que eles recebem da coordenação pedagógica. Como sabemos, a educação ainda não é valorizada da forma que merecia ser, e nas escolas podemos ver muito bem essa situação de perto, pois o contato que temos é de forma mais detalhada e sucinta onde podemos entender o porquê de certas revoltas dentro do perímetro educacional. A formação continuada dos professores foi o foco desse estagio e como não poderia ser diferente observamos que o suporte oferecido aos educadores é suprida como assistência pedagógica aos professores. Ser professor é uma luta diária tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, isso falando dentro de sala de aula, as dificuldades serão sempre vista como uma forma negativa de crescimento, mas que nós, futuros educadores, possamos fazer dessas dificuldades escadas para um grande triunfo no futuro. A realização do estágio torna-se um momento decisivo na formação profissional, pois o mesmo não pode ocupar um espaço educacional sem ao menos conhecer a realidade escolar e aos problemas que os cerca no contexto atual, pois educação é comprometer-se com a vida de uma pessoa.
 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 ANÁLISES E DISCUSSÕES 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
REFERÊNCIAS
O estágio supervisionado realizado no Centro Educacional Matias, localizada na Av. Mario Homem de Melo, no bairro, Dr. Silvio Leite, n°7709, foi de fundamental importância para a compreensão do fazer pedagógico. A instituição tem como missão proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em sociedade. O Centro Educacional Matias, comporta um grupo de 15 pedagogos, sendo 10 professores titulares e 5 auxiliares de turma. O responsável pela formação continuada dos professores na escola é o coordenador pedagógico, é esse profissional que traz o suporte para os professores, ajudando-os no acompanhamento escolar dos alunos. Essa assistência ocorre em reuniões de professores realizada quinzenalmente na referida instituição, onde são abordados assuntos referentes ao cotidiano escolar. No decorrer dessas reuniões pedagógicas os professores tem liberdade para propor projetos educacionais para melhoria do desenvolvimento dos alunos. Ainda em conformidade com a reunião pedagógica, são traçados objetivos a serem alcançados pelos profissionais da instituição, estabelecendo-se metas e estatísticas dos rendimentos dos alunos. O Centro Educacional Matias, também utiliza às tecnologias para complementar a formação continuada dos professores da mesma, disponibilizando em grupos de aplicativos de celular materiais de apoio como, artigos, vídeos, PDF´S e demais meios que facilitem a formação destes. É importante ressaltar que, a cumplicidade entre coordenador e professor é de suma importância para que ambos exerçam suas funções com excelência, visando bons resultados na proposta educacional.

Outros materiais