Buscar

Atividade 2.1 História dos estudos de Currículo no Brasil e o conhecimento Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras
Curso: Pedagogia
Disciplina: Currículo e Escola
Professor/a formador/a: Catarina Dallapicula
Professor/a tutor/a: Valéria Naves de Azevedo
Pólo: Jaboticatubas 
Turma: 214 B
Junia Cristiane de Souza 
O pensamento curricular e o conhecimento escolar no Brasil.
	Ao longo da história dos estudos curriculares no Brasil ocasionaram uma série de discussões e debates em torno do conhecimento escolar produzidos nas escolas. Por exemplo, educadores e estudiosos da área levantaram uma série de questionamento com relação ao formato de currículo encontrado nas escolas. Outro ponto muito importante é em relação aos métodos e técnicas de ensino utilizados em sala de aula pelos professores, as propostas curriculares até então implantadas no país também foi objeto de discussão e debates, as formas como essas propostas foram implantadas nas escolas também foi foco de discussão.
	Após uma série de estudos sobre currículo o que tem prevalecido nos dias atuais é que o currículo precisa estar mais próximo da realidade dos alunos e da comunidade local. Precisa ser pensado e construído em sintonia com a realidade do sujeito. Neste sentido, o currículo varia de acordo com a localidade e o grupo de pessoa na qual ele foi pensado. A escola e o currículo precisam caminhar juntos, lado a lado. A escola ao construir o seu Projeto Político Pedagógico deve juntamente com toda comunidade escolar organizar o currículo escolar de forma a atender a todos em especial aos discentes, garantindo assim o seu pleno desenvolvimento, construindo assim um conhecimento que realmente vá fazer a diferença na vida dos sujeitos envolvidos.
	O conhecimento em rede está diretamente ligado a ideia de transversalidade na educação. Está basicamente voltado a integrar os conteúdos escolares tradicionais. Podem ser conhecidos como conhecimentos que perpassam as demais disciplinas vindo a somar e acrescentar no currículo escolar. Diante da diversidade e complexidade apresentada o conhecimento em rede é considerado uma estratégia inovadora, que convida os alunos tecer seus conhecimentos das mais variadas formas, diferentemente do tradicional imposto.
	A forma como pensamos os sujeitos suas habilidades e competências, os caminhos pedagógicos que uma escola decide trilhar, enfim, essas ações está diretamente ligado ao conhecimento curricular. O planejamento do quadro curricular de uma determinada escola por exemplo, define o tipo de sujeito que aquela instituição pretende formar.
Referências: 
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. O Pensamento Curricular no Brasil. IN: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Orgs.) Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. P. 13-54.

Outros materiais