Buscar

ECONOMIA POLÍTICA

Prévia do material em texto

*
*
 ECONOMIA POLÍTICA 
Prof. Ricardo Marinho
*
*
ECONOMIA POLÍTICA 
*
*
PRINCIPAIS CONCEITOS DE ECONOMIA 
É a atividade econômica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei)ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa".
*
*
PRINCIPAIS CONCEITOS 
Ciência que estuda a produção, acúmulo, distribuição e o consumo dos bens materiais de um país.
Uso eficiente de qualquer recurso para evitar desperdício. Deriva do grego: “aquele que administra o lar”.
*
*
 RAMOS DA ECONOMIA 
A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. 
*
*
 APLICAÇÃO DA ECONOMIA 
Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).
*
*
 RIQUEZA DO PAÍS 
A Riqueza de uma nação é medida por sua capacidade de produzir, em quantidade suficiente, os bens e serviços ao bem estar de sua população.
*
*
TIPOS DE ECONOMIAS 
ECONOMIA DE ESCALA
Aumento proporcional de produção com objetivo de reduzir o seu custo unitário.
 
ECONOMIA DE EXPORTAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS
São economias consideradas ricas em alguns recursos naturais, entretanto, pobre em outros aspectos, e grande parte de sua renda vem das exportações.
*
*
ECONOMIA DE GUERRA 
Medidas governamentais extremas que são tomadas para proteger o país da pressão externa. Ex: congelamento, redução de consumo de produtos, esforço de produção.
 
*
*
 ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA
É uma economia onde a grande maioria das pessoas trabalha na agricultura, não mecanizada, e o povo consome a maior parte da produção e troca o excedente por bens e serviços simples. 
 
*
*
É a economia com forte tendência para a fabricação e manufatura que responde por 10 a 20% do Produto Interno Bruto.
 
 ECONOMIA EM FASE DE INDUSTRILIZAÇÃO 
*
*
 ECONOMIA FECHADA 
Quando um país fica isolado economicamente, mantendo-se fechado às importações e exportações, pregando a autossuficiência. Isto ocorre por decisão política ou por embargos econômicos sofridos por poderosos países do mundo. 
*
*
 ECONOMIA POLÍTICA 
A Economia Política é tradicionalmente conhecida como uma ciência que se dedica ao estudo de todo o processo econômico e de sua relação com a dinâmica da sociedade. 
*
*
A Economia Política foi uma ciência que se constituiu entre os séculos XVIII e XIX e que teve por objeto de estudo todo o processo econômico ou, em outros termos, o processo de geração de riqueza. 
 ECONOMIA POLÍTICA 
*
*
 PROCESSO DE GERAÇÃO DE RIQUEZAS 
Esse processo implica a produção, a distribuição e o consumo de bens materiais que atendem às diversas demandas do ser humano. 
*
*
Adam Smith é considerado o grande sistematizador dos problemas de Economia Política, tanto que suas reflexões foram e ainda são retomadas por economistas e sociólogos que pretendem entender as inter-relações entre organização social e atividade econômica. 
 ADAM SMITH 
*
*
A Economia Política, considerada como um setor da ciência própria de um estadista ou de um legislador, propõe-se a dois objetivos distintos: primeiro, prover uma renda ou manutenção farta para a população ou, mais adequadamente, dar-lhe a possibilidade de conseguir ela mesma tal renda ou manutenção; segundo, prover o Estado ou a comunidade de uma renda suficiente para os serviços públicos. Portanto, a Economia Política visa a enriquecer tanto o povo quando o soberano. 
 	PENSAMENTO DE ADAM SMITH 
*
*
Originalmente o termo mercado era utilizado para designar o sítio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Nas sociedades mais avançadas os mercados não necessitam de ser lugares físicos onde compradores e vendedores interagem (Internet).
 MERCADO 
*
*
Mercado real: Volume de vendas efetivo de um determinado produto ou número de consumidores que compram o produto (os consumidores do produto que a empresa fabrica).
 TIPOS DE MERCADOS 
*
*
Estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto (os consumidores que adquirem o tipo de produto fabricado pela empresa e pela concorrência).
 MERCADO POTENCIAL 
*
*
Engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto (toda a população que tenha condições para vir a adquirir um bem ou serviço, mas sem a garantia de vir a adquiri-lo).
 MERCADO TOTAL 
*
*
Um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob o efeito de variáveis cuja influência se verifica a curto/médio e a longo prazo. É importante identificar esses fatores, os quais ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adotar as estratégias e políticas mais indicadas.
 	FATORES DE PRODUÇÃO DOS MERCADOS 
*
*
Conjuntura econômica, política e social: todos sabemos que as variações conjunturais se reflectem nas decisões de consumo, quer por parte das pessoas individualmente, quer por parte das empresas.
 	CONJUNTURA ECONÔMICA 
*
*
Variações sazonais: é do conhecimento comum que o consumo de muitos produtos varia ao longo do ano – a venda de chapéus-de-chuva aumenta no Inverno e o consumo de gelados sofre um acréscimo no Verão. 
 	VARIAÇÕES SAZONAIS 
*
*
 	FATOR TEMPO 
Tempo: muitos mercados evoluem naturalmente ao longo do tempo à medida que o consumo de certos produtos se vai expandindo e entrando nos hábitos das pessoas. 
*
*
Efeito de substituição de produtos: a substituição de muitos produtos por novos (com o desaparecimento ou não dos antigos) provoca alterações qualitativas e quantitativas nos mercados. 
 	EFEITO SUBISTITUIÇÃO 
*
*
A inovação tecnológica como geradora de novos mercados: atualmente, as empresas procuram na tecnologia grande fontes de inspiração para novos produtos e também para a criação de vantagens concorrenciais.
 	INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS 
*
*
Grau de concorrência: o aparecimento de novos concorrentes no mercado leva à dinâmica de desenvolvimento desses mercados.
 	CONCORRÊNCIA 
*
*
Existem mercados que estão condicionados pelo desenvolvimento de outros e, consequentemente, e desenvolvimento deste irá levar ao desenvolvimento do outros. É o caso do mercado da TV por cabo, que está condicionada pelo mercado dos televisores, ou a Internet que está condicionada pelo mercado dos computadores.
 	MERCADOS CONDICIONADOS 
*
*
Envolventes política, econômica, cultural, demográfica, tecnológica e social: de uma forma geral, os mercados são influenciados pelas condições gerais envolventes, o que aliás, é de fácil constatação quando apreciamos as cotações da Bolsa de Valores, altamente sensíveis a acontecimentos externos de variadíssima ordem.
 ENVOLVENTES POLÍTICA 
*
*
Riqueza é a situação referente à abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes; o contrário de pobreza. Também se aplica à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. A riqueza também pode ser medida pelo acesso aos serviços básicos, como saúde, etc.
 RIQUEZA 
*
*
PROBLEMAS ECONÔMICOS 
Necessidades Humanas: Ilimitadas / Infinitas
Recursos Produtivos (Fatores de Produção)
(Recursos naturais, Mão de Obra, Capital)
 Limitados e Finitos
Escassez: dos recursos da nnatureza limitada dos recursos da sociedade (restrição física dosrecursos)
 recursos da sociedade.
(restrição física dos recursos)
*
*
O que produzir? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto ?
Como produzir? Questão de eficiência produtiva. Capital ou mão-de-obra intensiva.
Para quem produzir ? Como será a distribuição de renda gerada pela atividade econômica. Quais os setores beneficiados.
PROBLEMAS ECONÔMICOS
*
*
 SISTEMA ECONÔMICO 
É a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas.
Atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
*
*
 ECONOMIAS DE MERCADO
Sistema de concorrência pura
(sem interferências do governo ) 
Sistema de concorrência mista
(com interferência governamental)
*
*
 CAPITAL 
Capital é um fator de produção que representa o potencial de produção, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou serviço. 
Não representa um bem ou serviço no presente, mas o estoque de bens econômicos heterogêneos – máquinas, terras, matérias-primas – capaz de reproduzir bens e serviços (fluxo de riquezas). 
*
*
Capital Humano representa o potencial de um ser humano transformar, interpretar e produzir. Está ligado a capacidades técnicas, cognitivas.
Capital Social representa o potencial de um grupo de indivíduos construir e manter redes sociais de maneira com que essa organização e intercâmbio gere melhorias no bem-estar social.
 TIPOS DE CAPITAL 
*
*
 TIPOS DE CAPITAL 
Capital Natural representa o potencial de matérias primas brutas naturais serem transformadas em bens de consumo. Está diretamente ligado ao funcionamento de sistemas ecológicos.
Capital Físico representa o potencial de máquinas, ferramentas e edifícios serem utilizados na produção de bens e serviços. Este tipo de capital, por sua vez, surge da interação da capital natural, humano, etc.
*
*
TIPOS DE CAPITAL 
Capital Financeiro representa o potencial de troca de poder econômico (garantido pelas instituições do Estado sob forma de, por exemplo, dinheiro, títulos) por outros bens e serviços. É uma forma de título de posse comercializado em mercados financeiros. O seu valor também é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido.
*
*
 DEMANDA 
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período.
A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços.
*
*
A lei da demanda diz que, regra geral, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados. Por outras palavras, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas ou poderão comprá-lo ( tudo o resto inalterado). 
 LEI DA DEMANDA 
*
*
Produção: o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado.
Insumos
Mão-de-obra Produtos 
Capital Físico Bens e serviços 
Área, Terra
Matérias-primas
 PRODUÇÃO 
Processo de Produção
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
PERFIL DO PARCEIRO
*
*
*
*
*
*
REGIÕES DE INTERESSE
*
*
INDICADORES
*
*
EXPECTATIVA DE INVESTIMENTO (LOJA FLEX)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes