A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV CONTEUDO, MET. E PRAT. DE ENS. DE HIST. E GEOG

Pré-visualização | Página 1 de 2

CONTEÚDO, MET. E PRÁT. DE ENS. DE HIST. E GEOG.
	 
	 
	 1.
	Ref.: 721561
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Houve um tempo em que se referia à História como: HISTÓRIA NÃO É ARTE, MAS UMA CIÊNCIA PURA. Dos autores listados abaixo qual deles defendia este pressuposto?
		
	
	Marx
	
	Wallon
	
	Vygotsky
	 
	Augusto Comte
	
	Piaget
	
	
	 2.
	Ref.: 238041
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	
	 3.
	Ref.: 178956
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Numa reunião de pais e professores de uma escola ouviu-se o depoimento abaixo: ... "tem um grupo de senhoras do bairro vizinho que todo mês ajuda a gente. Elas trazem compras- arroz, feijão, leite, medicamentos- no mês passado trouxe até cobertor. No dia das crianças trouxe brinquedos para a meninada". A partir desse depoimento, o assunto que melhor se adaptaria para ser trabalhado numa turma de 5º ano seria:
		
	
	a forma de circulação dos produtos pela comunidade;
	
	a caridade como um item fundamental no relacionamento entre pessoas.
	
	a natureza e as estratégias para a preservação das relações;
	
	a questão dos conflitos entre vizinhos;
	 
	a situação econômica e social da população;
	
	
	 4.
	Ref.: 1107448
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre as categorias de analise espacial, espaço na concepção da criança e a teoria da psicogênese é correto afirmar. I - A etapa do espaço vivido (0 ¿ 2 anos). O espaço vivido é o espaço físico. A criança vivência este espaço a partir do movimento, da locomoção II ¿ Sobre o espaço percebido a criança nesse momento percebe o espaço sem ter que experimentá-lo biologicamente, como no espaço vivido. Inicia-se aqui uma etapa que a criança descobre que não só mais o ¿aqui¿, o ¿ali¿ e ¿la¿ como referência espacial. III ¿ O lugar enquanto espaço vivido, percebido, dar relações sociais, cultuais, sentimento de pertencimento, carregado de significados.
		
	
	Alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	Alternativas I e II estão corretas.
	 
	Alternativas I, II, e III corretas.
	
	
	 5.
	Ref.: 111238
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Sobre a produção do conhecimento histórico é correto afirmar:
		
	
	Na modernidade o homem perdeu o espaço da casa e também sofre a perda da cidade, segregado nas periferias que está, em maioria; a perda do solo para cultivar, em prol da moderna propriedade da terra.
	
	Para Althusser, o conhecimento histórico busca reconstruir o passado a partir de causas e consequências. Que se fundamenta na concepção de que a História precisa ser reconstruída tal qual ela aconteceu.
	
	As pesquisas acadêmicas influem diretamente sobre o saber escolar que passa a incorporá-lo imediatamente sem reflexão e outros filtros sociopolíticos.
	 
	Consiste em explicitar os conceitos fundamentais que serão utilizados para proceder-se à análise, bem como as categorias e os pressupostos teóricos que balizarão todo o desenvolvimento da pesquisa.
	 
	As ideias devem ser analisadas a partir da compreensão do modo de produção (economia) que caracteriza um momento histórico de uma sociedade, o que não implica que elas (as ideias) estejam sempre em consonância com a ordem vigente.
	
	
	 6.
	Ref.: 1099591
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em relação ao Trabalho, marque a única afirmativa ERRADA:
		
	
	o trabalho deve assegurar aos homens a sua necessária subsistência, mas também justificar a vida em sociedade.
	
	no sentido econômico, o trabalho é toda atividade humana sobre uma matéria prima, geralmente com a ajuda de ferramentas ou máquinas, com a finalidade de produzir bens e serviços;
	 
	não é uma atividade exclusivamente humana;
	
	em sentido amplo, o trabalho se caracteriza pela transformação da natureza pelo homem;
	
	é uma atividade própria dos seres humanos;
	
	
	 7.
	Ref.: 735734
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O Brasil é um país cuja cultura tem várias características, embora na maioria das vezes nós mesmos não reconheçamos este fato, somos, na verdade, um exemplo nítido da gente desta região vasta e única chamada América Latina. Somente outros dois países - México e Cuba - apresentam uma variedade cultural de raízes tão amplas e profundas como a do Brasil. Nesse sentido, duas características se sobressaem na nossa nação:
		
	
	Cultura primitiva e erudita.
	
	Dinâmica e segregação racial
	 
	Diversidade e dinâmica
	 
	Pluralidade cultural e preservação de costumes.
	
	Hegemonia e preservação cultural
	
	
	 8.
	Ref.: 671126
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Segundo Vygotsky o desenvolvimento proximal significa que a aprendizagem se dará mais facilmente quando:
		
	
	considera obrigatoriamente os aspectos conceituais do conteúdo.
	
	conta somente com a participação individual;
	
	faz da memorização o caminho ;
	 
	há a troca entre os alunos;
	
	tem a forte intervenção do professor;
	
	
	 9.
	Ref.: 907018
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A Geografia é um componente curricular importante nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois tem o papel de ensinar a ¿(re)ler¿ o mundo, alfabetizando/letrado espacialmente a criança. Usamos a composição vocabular ¿(re)ler¿ porque todos aqueles que chegam à educação básica já apresentam suas experiências de ser e estar no mundo, tendo, independentemente da idade, vivências que os situam num espaço, tempo e cultura. Diante da afirmação anterior sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais assinale com um (X) apenas uma alternativa correta.
		
	
	Compreendemos que a Geografia nos anos iniciais é importante para formação social e cultural da criança e o professor deve ter como referência no seu trabalho pedagógico o livro de didático e o método de memorização como forma de aprendizagem.
	 
	A geografia nos anos iniciais deve valorizar os conhecimentos prévios das crianças, suas experiências no mundo por isso os conceitos geográficos devem ser explorados pelos professores constituindo dessa forma o mundo da criança e suas vivências.
	
	O Ensinar Geografia nos anos inicias a reler o mundo alfabetizado/letrado espacialmente corresponde fazer uma leitura do espaço a partir dos conceitos criados pelos professores e por intermédio dos livros didáticos.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Os conteúdos de Geografia trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental devem