Buscar

AVS topicos emer.

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: ADM2681_AVS_201001478983 » TÓPICOS EMERGENTES EM FINANÇAS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201001478983 - ANDREA MONTEIRO DE BARROS
	Professor:
	SILVIO MONTES PEREIRA DIAS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 22/09/2014 17:28:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201001771677)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Algumas pessoas acreditam que o objetivo da empresa é sempre maximizar o lucro. Para alcançar essa meta, o gerente financeiro tomaria apenas as ações que gerassem uma grande contribuição esperada para o total dos lucros da empresa. Para cada alternativa considerada, o gerente financeiro selecionaria a que ocasionasse o maior resultado monetário esperado. Como as sociedades anônimas mensuram lucros?
		
	
Resposta: Através dos fluxo de caixa.
	
Gabarito: Comumente mensuram os lucros em termos de lucro por ação (LPA) que representam o lucro obtido durante o período contábil sobre cada ação ordinária emitida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001714140)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em dezembro de 2011 houve um anuncio do Ministério da Fazenda na queda da alíquota do IOF de 2% para zero para as aplicações de estrangeiros em ações, tanto em ofertas primárias quanto no mercado secundário, em venture capital e no cancelamento de recibos de ações de empresas brasileiras negociadas no exterior, como, por exemplo, os American DepositaryReceipts (ADRs). Também foi reduzida de 6% para zero a alíquota do IOF sobre aplicações de não residentes em títulos privados com duração acima de quatro anos. Explique qual a intenção do governo em tomar essas medidas.
		
	
Resposta: Espandir as negociações de ações das empresas brasileiras facilidando o mercardo.
	
Gabarito: Essas medidas incentivam a entrada de capital estrangeiro no país com perfil de investimento de longo prazo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001771163)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a governança corporativa vem se desenvolvendo bastante, tanto no meio acadêmico como no profissional, destacando-se :
		
	 
	Diversas iniciativas, entre elas, a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades por Ações, o Código do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e as Recomendações da Comissão de Valores Mobiliários.
	
	Iniciativas, como a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades Econômicas, o Código do Instituto Brasileiro de Contabilidade e Governança Corporativa e as Recomendações da Comissão de Valores Imobiliários.
	
	Diversas iniciativas, entre elas, a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades Limitadas, o Código do Instituto Brasileiro de Governança Pessoal e as Recomendações da Comissão de Valores Imobiliários.
	
	Diversas iniciativas, entre elas, a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a nova Lei das Sociedades Limitadas, o Código do Instituto Brasileiro de Contabilidade e as Recomendações da Comissão de Valores Mobiliários.
	
	Poucas iniciativas, como a criação do Novo Mercado de Valores Mobiliários e o Código do Instituto Brasileiro de Contabilidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001771197)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maximização do lucro :
		
	
	Desconsidera não apenas o risco. Considerando-se o que o retorno é determinante-chave do custo da ação, que não representa a riqueza.
	
	Desconsidera apenas o fluxo de caixa. Considerando-se o fato que, retorno e risco são indeterminantes-chaves do preço da ação, que representa a riqueza. Quando há risco envolvido, os diretores esperam obter taxas de retorno mais altas naqueles com riscos mais baixos.
	 
	Desconsidera não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco. Considera-se o fato que, retorno e risco são determinantes--chaves do preço da ação, que representa a riqueza. Quando há risco envolvido, os acionistas esperam obter taxas de retorno mais baixas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Desconsidera apenas o fluxo de caixa, e não o risco. Considerando-se o fato que, retorno e risco são preços da ação. Quando há risco os acionistas esperam obter taxas de retorno mais altas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Considera não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco. Desconsidera-se o fato que, retorno e risco são determinantes--chaves do preço da ação. Quando não há risco envolvido, os acionistas esperam obter taxas de retorno mais baixas naqueles com riscos mais altos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001706087)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com base no CPC 01, marque a alternativa correta no que diz respeito ao valor recuperável de ativos:
I.O pronunciamento define valor recuperável como o maior valor entre o preço líquido de venda do ativo e o seu valor em uso. Caso um desses valores exceda o valor contábil do ativo, não haverá desvalorização nem necessidade de estimar o outro valor.
II.O valor em uso de ativos será estimado com base nos fluxos de caixa futuros derivados do uso contínuo dos ativos relacionados, utilizando-se uma taxa de desconto para trazer esses fluxos de caixa a valor presente.
III.Os fluxos de caixa futuros devem ser estimados para o ativo em sua condição atual.
IV.A taxa de desconto deve ser uma taxa antes de impostos sobre a renda que reflita as avaliações atuais de mercado do valor da moeda no tempo e os riscos específicos do ativo.
V.Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	I
	 
	V
	
	II e III
	
	II
	
	I e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001705688)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Não se pode deixar de levar em conta que no Brasil e no mundo existem conflitos de agência e que, talvez, excetuando-se os Estados Unidos e Grã Bretanha, onde há maior pulverização de capital, ocorra grande similaridade no que se refira a Governança Corporativa, impactado diretamente pela relevância do conflito entre majoritários e minoritários. Nessa perspectiva, quem está mais alinhado com a minimização do conflito: empresas endógenas que são mais difíceis de administrar como as de alta tecnologia ou empresas de serviço público, como no Brasil, as empresas de energia com participações elevadas ou controladas pelo governo como as de energia elétrica?. Marque a questão verdadeira:
		
	
	Nenhuma das duas sentenças está correta.
	 
	As duas sentenças estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
	 
	As duas sentenças estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	Apenas a primeira sentença está correta.
	
	Apenas a segunda sentença está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001705836)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma entidade com operações no exterior, a existência de diferentes moedas e de regras específicas de conversão influencia a consolidação dos demonstrativos financeiros em uma única moeda. Pode-se inferir, portanto, que:
I. No ambiente internacional, as entidades que operam no exterior enfrentam uma variedade de leis e restrições ao operarem em diferentes países.
II. As complexidades legais e econômicas que existem nesses países são bastante diferentes daqueleas de uma empresa doméstica.
III. A consolidação dos demonstrativos financeiros não seguem os GAAP's (Princípios de Contabilidade Normalmente Aceitos).
IV. No ambiente internacional ficou decidido que os GAAP's (Princípios de Contabilidade Normalmente Aceitos) não vigoram.
V. Em uma empresa doméstica toda a consolidação é baseada em uma única moeda
Assim sendo, é correto afirmar que:
		
	
	As afirmativas certas são I, II e III.
	 
	As afirmativas corretas são I, II e V.
	
	As afirmativas corretas são I e III.
	
	As afirmativas corretas são II, IV e V.
	
	Apenas a afirmativa I é a correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001713551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um ativo que, necessariamente, demanda um período detempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos
		
	
	Ativo Disponível
	
	Ativo Fixo
	 
	Ativo Qualificável
	
	Ativo Circulante
	
	Ativo Intangível
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001713558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É a taxa de retorno que os investidores exigem para investirem capital em uma empresa.
		
	
	Custos do Endividamento
	
	Custo do Capital de Terceiros
	
	Custos Indiretos
	
	Custo de Oportunidade
	 
	Custo do Capital Próprio
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001714172)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto aos tipos de fusões, marque a que corresponde a Fusão vertical e Fusão conglomerado respectivamente:
		
	
	Cujo maior benefício está no fato de reduzir o risco com padrões cíclicos e sazonais diferentes das empresas fundidas; na qual o benefício maior está na utilização dos mesmos canais de venda e de distribuição para atingir os clientes de ambos os negócios
	
	Onde empresas com produtos ou serviços similares ou complementares buscam redução de custos; na qual o benefício maior está na utilização dos mesmos canais de venda e de distribuição para atingir os clientes de ambos os negócios
	 
	Quando há aquisição de um fornecedor por um cliente; cujo maior benefício está no fato de reduzir o risco com padrões cíclicos e sazonais diferentes das empresas fundidas.
	
	Na qual o benefício maior está na utilização dos mesmos canais de venda e de distribuição para atingir os clientes de ambos os negócios; quando há aquisição de um fornecedor por um cliente.
	
	Onde empresas com produtos ou serviços similares ou complementares buscam redução de custos; cujo maior benefício está no fato de reduzir o risco com padrões cíclicos e sazonais diferentes das empresas fundidas

Outros materiais