Buscar

Casos Clínicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Casos Clínicos (citados em sala pelo prof. Julierme)
- O ptério relaciona-se internamente com o ramo anterior da artéria meníngea média. O crânio nesta região é bastante delgado, e traumatismos nessa área podem causar fraturas que rompem a dura-máter e a artéria meníngea média, provocando um hematoma extradural (hemorragia). Este se não identificado irá comprimir gradualmente o encéfalo inferiormente para o forame magno, levando à compressão do bulbo, com consequente parada respiratória.
- Explique por que numa fratura do osso etmoide o paciente pode se queixar de anosmia (alteração do olfato) e rinorréia?
R-> No osso etmoide existe a lâmina cribriforme que contém os forames olfatórios que dão passagem a filetes do nervo olfatório (I) que podem ser lesados (anosmia), esses filetes nervosos (revestidos por meninge) e a crista etmoidal (que dá fixação à dura-máter), são revestidos por meninges e ao serem lesados podem fazer com que o líquor extravase para a cavidade nasal (rinorréia), via os forames olfatórios da lâmina cribriforme.
-Explique por que uma lesão no hâmulo pterigoideo pode causar ptose (queda) do palato mole?
R-> O músculo tensor do véu palatino após sua origem na fossa escafoide tem trajeto para inferior e é tensionado pelo hâmulo pterigoideo e entrelaça suas fibras com a do músculo do lado oposto, formando a aponeurose palatina (tornando firme o palato mole). Se o hâmulo for lesado o palato mole deixará de ser tenso e cairá no lado correspondente à lesão.
-Luxação articular da ATM ocorre quando o côndilo da mandíbula ultrapassa a eminência articular (ponto fisiológico para o deslocamento anterior da ATM – LIMITANDO ESTE MOVIMENTO), assim o paciente não consegue mais fechar a boca.
-Quando o ligamento estilo-hióideo sofre metaplasia (endurece) ou o processo estiloide desenvolve-se muito mais que seu tamanho normal, o paciente pode ser queixar de dores, movimentos limitados do pescoço e ele pode comprimir a musculatura da faringe durante a deglutição, este processo denomina-se síndrome estilo-hióidea (de Eagle).
-O paciente vítima de ferimento de arma de fogo na região de base do crânio-osso occipital refere-se no pós-operatório tardio parestesia (ausência de sensibilidade) no terço médio e inferior da face. Explique a afirmação.
R-> Na altura do osso occipital há um acidente anatômico denominado clivo, onde repousa a ponte do tronco encefálico, o local de origem aparente encefálica do nervo trigêmeo (V) que emite ramos para sensibilizar as regiões referidas.
-Se ocorrer uma fratura no côndilo occipital esquerdo, o movimento de protrusão (projeção) da língua ocorrerá com deslocamento da língua para o lado comprometido, pois acime do côndilo occipital existe o canal do hipoglosso (que dá passagem ao nervo hipoglosso, responsável pelos movimentos dos músculos da língua).
-Por que após uma lesão na região superior à fossa canina (na face anterolateral do corpo da maxila direita) o paciente se queixou de perda de sensibilidade do lado direito do lábio superior?
R->Na face anterolateral do corpo da maxila, superiormente à fossa canina, existe o forame infra-orbital que dá passagem ao nervo infra-orbital que emite o ramo labial superior, que sensibiliza a região referida.
-Em pacientes desdentados estruturas como seio maxilar, forame incisivo e forame mentual podem tornar-se superficiais e as estruturas que se relacionam com estes acidentes anatômicos podem ser lesadas facilmente, pois o osso do processo alveolar SÓ EXISTE DEVIDO À PRESENÇA DO DENTE, sem este ocorre uma REABSORÇÃO ÓSSEA IRREVERSÍVEL.
-A GLOSSOPTOSE é um fenômeno que pode ocorrer quando há uma fratura entre os dentes caninos inferiores, pois nesta região (na face póstero-medial do corpo mandibular) existem as espinhas genianas superiores que servem de fixação para os músculos genioglossos (protrusores da língua), sendo assim a língua perde sua sustentação anterior e é deslocada posteriormente (caindo na bucofaringe), o paciente pode morrer devido a obstrução das vias aéreas. 
-O colo da mandíbula é bastante delgado e sujeito à fraturas em traumas na mandíbula. Essa fraqueza é considerada um mecanismo de defesa para o SNC, pois a fossa mandibular do osso temporal (que aloja o côndilo mandibular) é bastante delgada e se relaciona com a fossa média do crânio. Assim traumas recebidos podem intruir a mandíbula para dentro da fossa média do crânio, porém, para que isso não ocorra, o colo da mandíbula é fraturado.
-Deve-se tomar cuidado durante a exodontia e outros procedimentos de molares e pré-molares inferiores, devido à proximidade dos mesmos com o canal mandibular (por onde passa o feixe vásculo-nervoso alveolar inferior, que pode ser lesado).
-O arco zigomático e osso zigomático é frequentemente lesado em traumas na região lateral o crânio, quando uma lesão compromete a face orbital do osso zigomático (parte do soalho da órbita) o globo ocular pode cair para um nível abaixo, e causar diplopia.

Outros materiais