Buscar

estradas e aeroportos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
Objetivo
O objetivo do trabalho é fazer o aluno se relacionar com os aspectos técnicos dos solos com as atividades da industrial civil.
Materiais e Métodos
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica de livros e conteúdos digitais buscados através do Google acadêmico a partir de filtros de textos. 
Pesquisa Bibliográfica
Aspectos básicos relativos a fundação de aterros
Deve-se tomar cuidado especial quando for realizar aterro sobre terrenos compressíveis, argilas moles ou terrenos pantanosos. Deve-se tomar cuidado para não ocorrer grandes recalques ou até mesmo a ruptura da fundação.
Problemas que podem aparecer:
	Avaliar os recalques diferenciais do pavimento, em decorrência das deformações da camada mole, pelo efeito do peso do aterro e estimar o tempo necessário para que esses recalques se efetivem
∆ht = ∆hi + ha + hs + he
Onde: 
ht é o recalque total
hi é recalque imediato
É calculado a partir do modulo de deformação E que é determinado através de um ensaio triaxial não drenado.
∆hi = ∆σ x H x I /E
ha é o recalque por adensamento
Decorre da drenagem da água através dos vazios do solo, calculado a partir da teoria do adensamento de Terzaghi e Frohlich.
hs é o recalque secundário
É aquele que continua a se produzir, à deformação lateral nula, esmo após a dissipação da pressão neutra, variando linearmente o logaritmo do tempo. É mais significativo para as argilas orgânicas
He é o recalque devido ao escoamento lateral do solo
É aquele que se constata ao final da construção do aterro.
Verificar a possibilidade de ruptura por deformação plástica da camada mole.
	Dar indicações sobre a eficácia dos processos executivos que, por um lado, assegurem a estabilidade do aterro e, por outro lado, reduzam os recalques ou acelerem o tempo de ocorrência.
Aspectos básicos no dimensionamento de pavimentos
Construção Lenta do Aterro
Consiste em manter tão próximas de zero quanto possível as pressões neutras, mobilizando assim maior resistência ao cisalhamento do solo, com consequente aumento da sua capacidade de carga.
τr = c + (σ -u) x tg∅, ou seja, quanto menor a pressão neutra, maior será a resistência ao cisalhamento. Mantendo-se a pressão neutra próxima de zero será possível construir o aterro sem o risco de ruptura do material da fundação. A construção deverá ser controlada seja pela medição dos recalques, seja pela observação das pressões neutras que se desenvolverão na água dos poros da argila.
Técnica de medição da pressão neutra consiste em instalar tubos piezométricos na zona aterrada e em diferentes alturas, verificar se as pressões se mantem elevadas, caso positivo, interrompe-se a deposição das terras até que as pressões se estabilizem ou que estas diminuam.
Remoção da Camada Mole
O solo compressível é removido parcial ou totalmente e em seu lugar é posto o material do aterro. Se a altura da camada mole for inferior a 4m pode-se utilizar drag-lines, caso contrário pode-se utilizar explosivos para facilitar o deslocamento da camada mole. Os explosivos são colocados de tal forma que ao explodir ele empurra a camada do aterro para baixo forçando o deslocamento da camada mole e preenchimento desse espaço pelo material do aterro.
Drenos Verticais de Areia
São executados em camada de solo que se adensa sob a ação de uma sobrecarga, tem por objetivo acelerar esse processo de adensamento. Baseia-se na teoria do adensamento, pois além de persistir o fluxo de água vertical, os drenos dão lugar a um fluxo horizontal radial, simétrico em relação ao eixo do dreno, dentro de um certo espaço de influência suposto limitado por um cilindro de diâmetro D.
Os drenos verticais de areia são executados cravando-se um tubo aberto no solo e limpando-o; o tubo, com diâmetro de 20 a 60 cm, é retirado a medida que vai sendo cheio com material permeável (areia) e de granulometria adequada.
Bermas de equilíbrio ou banquetas Laterais de equilíbrio, tem como objetivo ajudar na resistência ao cisalhamento da camada mole da fundação do aterro. São plataformas lateais de contrapeso, construídas junto ao aterro, criam um momento resistente que, se opondo ao de ruptura provocado pela carga do aterro, auxilia a resistência ao cisalhamento própria da argila.
Deve-se tomar cuidado à necessidade do solo resistir ao peso das bermas, cuja a altura é calcula em função da altura critica do aterro que é a altura máxima da qual se pode lança-lo sem o perigo de ruptura da camada de suporte. A largura da Berma é calculada levando-se em consideração a razão entre a altura do aterro e a altura da berma, espessura da camada mole e a superfície de deslizamento.
Estacas de Alívio
O aterro é suportado por placas de concreto armado sobre estacas de madeira. Considerado um processo de custo elevado, pouco utilizado no Brasil, sendo reservado a problemas muito particulares.
Colunas de Pedra, utilizado como técnica de reforço de solos coesivos moles colunas de pedra, ou seja, material granular compactado no interior de um furo cilíndrico.
Compactação intensiva dinâmica
Tem como finalidade melhorar as qualidades de suporte de um terreno, pela aplicação, a superfície, de forças dinâmicas intensivas, produzidas pela queda livre e sucessiva de um pilão. A energia do golpe é um parâmetro fundamental e varia de 150tm a 500 tm, podendo atingir excepcionalmente 1000 a 2000 tm
Conclusão
Referências

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais