Buscar

Questionário Unidade II - Educação Inclusiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionário Unidade II – Educação Inclusiva
PERGUNTA 1A Educação Inclusiva não pode ser entendida apenas como uma perspectiva de atendimento das necessidades das pessoas com deficiências, mas de todos os grupos marginalizados socialmente, como os negros, os índios, os quilombolas, os homossexuais, dentre outros. Nesse sentido, buscar uma sociedade e uma escola inclusivas requer: 
I. A construção de redes de apoio que visem ao atendimento dos grupos marginalizados.
II. Propor uma escola que se organize: nos tempos de aprendizagem, formas de atuação pedagógica e indicação de serviços que venham ao encontro das necessidades dos alunos com necessidades especiais.
III. O atendimento clínico e pedagógico é realizado por profissionais das áreas da educação e da saúde. Contudo, cada profissional desenvolve seu trabalho de forma autônoma sem estabelecer parcerias e objetivos comuns, que atendam as necessidades dos sujeitos com necessidades especiais.
IV. Uma prática que abarque o atendimento à diversidade, funcionando engrenada no oferecimento de serviços de saúde, educação e assistência social em busca de caminhos inclusivos.
	
	a.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	b.
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	c.
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	d.
	As alternativas III e IV estão corretas.
	
	e.
	As alternativas II e IV estão corretas.
PERGUNTA 2 A Rede de Apoio propõe “a interface entre as áreas da saúde e educação, que tenham como propósito a união de esforços e recursos relacionados à inclusão escolar” (MEC, 2005, p. 45). No que se refere à Rede de Apoio é correto afirmar:
I. Entre as funções da Rede de Apoio estão: auxiliar as escolas e a comunidade escolar, as unidades de reabilitação e saúde; trabalhar com a formação de profissionais que possam apoiar a educação inclusiva; ajudar a comunidade na identificação e na utilização de recursos, inclusive informando-a sobre a legislação vigente para que os alunos tenham atenção integral.
II. A Rede funciona intersetorialmente e interdisciplinarmente e sua equipe poderá ser composta por profissionais da psicologia, da assistência social, da educação especial, da pedagogia, da fonoaudiologia, da fisioterapia e da terapia ocupacional.
III. Também poderão compor a equipe os conselheiros tutelares e os agentes comunitários.
IV. Compete às equipes da Rede de Apoio levantar as necessidades específicas das escolas, elaborar programas para orientá-las, acompanhar famílias e professores, fazer um levantamento de recursos oferecidos pela comunidade e articulá-los.
	
	a.
	Todas estão corretas.
	
	b.
	Todas estão incorretas.
	
	c.
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	d.
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	e.
	Apenas a alternativa I está correta.
PERGUNTA 3 A gagueira é uma das principais formas de distúrbio de ritmo ou disfluência e pode ocorrer por volta dos três e quatro anos, aos sete anos e com retorno na puberdade. É mais frequente em meninos. É uma anomalia de causa múltiplas, podendo ser de ordem:
	
	a.
	Orgânica, neurológica, glandular e funcional.
	
	b.
	Orgânica, psicológica e funcional.
	
	c.
	Orgânica e psicológica.
	
	d.
	Glandular e funcional.
	
	e.
	Glandular e psicológica.
PERGUNTA 4 Buscar uma sociedade inclusiva, justa e igualitária requer a organização de vários serviços, dentre estes, podemos destacar a atuação do psicólogo e do assistente social. O psicólogo deve:
	
	a.
	Realizar testes de Q.I. e quantificar a inteligência da pessoa para atestar se ela tem ou não deficiência intelectual.
	
	b.
	Participar de simpósios e seminários que ampliem a formação do psicólogo escolar. As discussões desses simpósios retratam a importância e a eficiência da utilização dos testes de Q.I.
	
	c.
	Lidar com as Leis de Assistência Social que amparem e assegurem os direitos das pessoas com necessidades especiais.
	
	d.
	Ensinar aos professores como lidar com os alunos com necessidades especiais.
	
	e.
	Trabalhar com a pessoa com necessidade especial e com os seus familiares. Além disso, busca-se um intercâmbio desse profissional com o professor da escola regular.
PERGUNTA 5 De acordo com o Comitê Nacional de Dificuldades de Aprendizagem, nos Estados Unidos, distúrbios de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e no uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Em relação aos distúrbios de aprendizagem é correto afirmar:
	
	a.
	É necessário que o professor saiba identificar se a dificuldade de aprendizagem do aluno está relacionada ao distúrbio de aprendizagem ou à dificuldade do professor em trabalhar com as dificuldades do aluno.
	
	b.
	Toda criança que é submetida a uma intervenção psicopedagógica para o tratamento do distúrbio de aprendizagem deve ser afastada da escola regular e retornar após a sua cura ou melhora
	
	c.
	Somente os distúrbios de linguagem podem influenciar a aprendizagem dos sujeitos no ambiente escolar.
	
	d.
	Somente os distúrbios de comportamento podem influenciar a aprendizagem dos sujeitos no ambiente escolar.
	
	e.
	É fácil diagnosticar o distúrbio de aprendizagem porque há um consenso entre os autores que estudam o assunto, sobre as características encontradas nesse quadro
PERGUNTA 6 Em relação à disgrafia é correto afirmar:
	
	a.
	É um distúrbio de linguagem que se manifesta especialmente com a leitura.
	
	b.
	A sua característica principal é a escrita errada de palavras, mesmo quando o professor já tenha passado as regras ortográficas.
	
	c.
	Manifesta-se por uma dificuldade em escrever letras e números, é também conhecida por distúrbio da letra feia.
	
	d.
	Problemas com a compreensão de cálculos.
	
	e.
	A pessoa nessa condição tem dificuldade para verbalizar palavras.
PERGUNTA 7 Em relação à linguagem Tatibitate, é correto afirmar:
	
	a.
	Manifesta-se por meio de uma linguagem infantilizada.
	
	b.
	A linguagem Tatibitate manifesta-se pela gagueira.
	
	c.
	A pessoa nessa condição fala de forma fanha.
	
	d.
	Ao falar troca o som de T por V ou P por B.
	
	e.
	A pessoa com esse distúrbio tem dificuldade para falar e, como percebe que as pessoas a sua volta olham-na com reprovação, acaba não verbalizando.
PERGUNTA 8 Há vários distúrbios, um deles é a dislexia. Em relação a esse problema é correto afirmar:
	
	a.
	A pessoa com esse distúrbio tem dificuldades em compreender situações-problema.
	
	b.
	É um distúrbio de ordem comportamental.
	
	c.
	Manifesta-se por meio da inibição em falar em público.
	
	d.
	A pessoa acometida por esse distúrbio não consegue ficar no ambiente escolar.
	
	e.
	A pessoa tem dificuldades com a linguagem, especialmente com a leitura.
PERGUNTA 9 Mendes (2006) diferencia dois modelos de ensino em colaboração, a consultoria colaborativa e o ensino colaborativo. O ensino colaborativo é:
	
	a.
	Um ensino em que o professor da escola regular trabalha em conjunto com o psicólogo.
	
	b.
	Um trabalho conjunto entre o psicólogo e o assistente social.
	
	c.
	Trabalho conjunto entre o professor da sala regular e o assistente social.
	
	d.
	Trabalho em conjunto entre o professor da sala regular e o professor especialista.
	
	e.
	Trabalho conjunto entre o professor especialista e o psicólogo.
PERGUNTA 10 O profissional de Serviço Social poderá, a partir de um trabalho em rede, fazer uma interlocução entre as instituições que se preocupam prioritariamente com políticas sociais, que buscam solução para problemas de saneamento básico, violência psicológica, física e vulnerabilidade social, problemas esses que certamente afetarão a inserção no meio educacional, a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos. Dentro dessa perspectiva, quais iniciativas seriam de responsabilidade do assistente
social?
	
	a.
	Recensear a população com necessidade especial de uma localidade ou região.
	
	b.
	Realizar um atendimento pedagógico na tentativa de minimizar os efeitos advindos de sua condição desfavorável de deficiência, diferenças étnicas e sociais.
	
	c.
	Verificar a viabilidade de acesso (transporte), recursos materiais de apoio à família em condição de vulnerabilidade social e econômica; mas, caso seja verificado algum problema dessa ordem, ele não poderá fazer nada e terá que enviar o problema para a promotoria
	
	d.
	Não permitir medidas socioeducativas, protetivas, visitas domiciliares, intervenções comunitárias e demais atividades necessárias, pois não facilitam a construção de uma cultura inclusiva.
	
	e.
	Utilizar espaços como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para a realização de grupos com as famílias de alunos com deficiência ou em situação vulnerável, buscando a sua inclusão, bem como a de seus pais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais