Buscar

Questões relativas a aula do dia 30

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões relativas a aula do dia 30-05-2018
Dinara Andressa Rambo Scheid Engenharia de Alimentos
O que são polímeros?
Polímeros são substâncias formadas de macromoléculas (moléculas gigantes) que apresentam unidades estruturais denominadas monômeros, que se repetem sucessivamente . 
Explique os tipos de polímeros que existem.
Polímeros Naturais: Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza.
Polímeros Sintéticos: Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Explique o que são polímeros de adição.
São polímeros formados por sucessivas adições de monômeros. As substâncias utilizadas na produção desses polímeros apresentam obrigatoriamente pelo menos um dupla ligação entre carbonos.
Explique o que são polímeros de condensação.
Esses polímeros são formados, geralmente, pela reação entre dois monômeros diferentes, com a eliminação de moléculas pequenas, por exemplo, a água. Nesse tipo de polimerização, os monômeros não precisam apresentar dupla ligação entre carbonos, mas é necessária a existência de dois tipos de grupos funcionais nos dois monômeros diferentes.
Cite exemplos de polímeros de condensação.
Poliéster; Poliamida; Silicone; Polifenol; Policarbonato
Diferencie copolímeros de homopolímeros.
Copolímeros: espécies diferentes de monômeros são empregadas.
Homopolímeros: somente uma espécie de monômero está presente na estrutura do polímero.
Quais são as estruturas moleculares dos materiais poliméricos.
Polímeros lineares e ramificados; podem ser mais ou menos cristalinos e incluem alguns dos materiais também usados como fibras: o náilon, por exemplo. Incluem também, os vários polialcenos: polietileno, policloreto de vinila, poliestireno, etc. Ao serem aquecidos, estes polímeros amolecem e por esta razão são chamados de termoplásticos.
Polímeros de rede tridimensional (ou resinas): são altamente reticulados para formar uma estrutura tridimensional rígida, mas irregular, como nas resinas fenolformaldeído. Uma amostra de tal material é essencialmente uma molécula gigante; por aquecimento não amolece, visto que o aquecimento exigiria a ruptura de ligações covalentes. Na realidade, o aquecimento pode causar formação de mais ligações reticulantes e tornar o material ainda mais duro. Por esta razão, estes polímeros chamados termofixos.
Quanto os comportamento térmico, os polímeros podem ser termofíxos e termoplásticos. Qual a diferença entre eles?
Termofixos ou Termorrígidos: não podem ser amolecidos pelo calor após terem sido produzidos, Normalmente sua produção e moldagem devem ser feitas numa única etapa. Exemplos: baquelite, fórmica, poliuretanas, etc.
Termoplásticos: podem ser amolecidos e remoldados repetidamente. Industrialmente, podem ser reaproveitados para produção de novos artigos. Exemplos: poliestireno, polietileno, PVC, PVA, polimetacrilato de metila.
O que significa, etimologicamente, a palavra “polímero”?
A palavra polímero vem do grego poli (muitas) + mero (partes), e é exatamente isto, a repetição de muitas unidades (poli) de um tipo de composto químico (mero). 
Defina a palavra “polímero”.
Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. E polimerização é o nome dado ao processo no qual as várias unidades de repetição (monômeros) reagem para gerar uma cadeia de polímero.
 11) Qual é a matéria-prima dos polímeros?
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos.
 12) O que são polímeros naturais? Dê exemplos.
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza.São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas.
 13) O que são polímeros sintéticos? Dê exemplos.
Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.São exemplos de polímeros sintéticos: polimetacrilato de metila (acrílico), poliestireno, policloreto de vinila (PVC), polietileno e polipropileno.A partir dos polímeros sintéticos é possível a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos, materiais de construção civil, colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, embalagens plásticas, teflon e silicone.
 14) Qual a vantagem dos materiais poliméricos sintéticos?
As vantagens da utilização dos polímeros são as características básicas desse tipo de material. Seu peso é consideravelmente baixo, o que permite seu manuseio mais fácil e facilita o processo produtivo de materiais baseados em polímero; baixa temperatura de processamento permitindo também uma facilidade de manuseio; o custo relacionado a sua produção também é baixo permitindo um custo de fabricação de materiais menor quando estes se baseiam em polímeros; tais características são vistas como vantajosas uma vez que acaba por permitir seu uso na produção de materiais baseados em diversas formas, cores e tamanhos.
 15) Dependendo de como são ligados quimicamente e estruturalmente, os polímeros são classificados em três classes. Quais são elas?
Polímeros de adição: São polímeros formados por sucessivas adições de monômeros. As substâncias utilizadas na produção desses polímeros apresentam obrigatoriamente pelo menos um dupla ligação entre carbonos.
Polímeros de condensação: esses polímeros são formados, geralmente, pela reação entre dois monômeros diferentes, com a eliminação de moléculas pequenas, por exemplo, a água. Nesse tipo de polimerização, os monômeros não precisam apresentar dupla ligação entre carbonos, mas é necessária a existência de dois tipos de grupos funcionais nos dois monômeros diferentes.
Polímeros de rearranjo: este tipo de polímero requer um ou mais monômeros que sofrerão um rearranjo em suas estruturas, na medida em que ocorrer a polimerização.
 16) O que são moléculas insaturadas?
A substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal.
 17) O que são moléculas saturadas?
A molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal.

Outros materiais