Buscar

Os direitos fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os direitos fundamentais, cuja importância sobressai-se na ordem jurídica constitucional vigente, merecem um estudo mais aprofundado acerca de suas origens e conceitos, bem como das demais características que lhe são peculiares, como por exemplo, as três gerações que surgiram durante a evolução dos direitos fundamentais.
A expressão “direitos fundamentais” passou a ser utilizada por volta de 1770, teve sua origem na França, em virtude dos acontecimentos da época que ensejaram na realização da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e passou a ser adotada por diversos países. Dessa forma, os direitos fundamentais são basicamente os direitos básicos individuais, sociais, políticos e jurídicos que são previstos na Constituição Federal de uma nação. Por norma, os direitos fundamentais são baseados nos princípios dos direitos humanos, garantindo a liberdade, a vida, a igualdade, a educação, a segurança e etc.
Os direitos fundamentais de primeira dimensão consistem em direitos de liberdade, são os primeiros a serem previstos, compreendendo os direitos civis e políticos. Como exemplos poderiam ser citados a proibição de violação do domicílio, o sigilo das correspondências e a livre iniciativa. São direitos em que não desponta a preocupação com desigualdades sociais e tem como paradigma de titular o homem individualmente considerado.
Por sua vez, os direitos de segunda dimensão, também chamados de direitos sociais, são aqueles que irão exigir uma posição ativa do Estado, que deverá fornecer meios materiais para sua efetividade. Tratam-se dos direitos sociais, culturais e econômicos, tais como o direito à saúde, ao trabalho, entre outros, observando-se que tais direitos guardam importante relação e congruência com o princípio da igualdade.
A terceira dimensão apresenta aqueles direitos que se caracterizam pela sua titularidade coletiva ou difusa, como o direito do consumidor e o direito ambiental. Também costumam ser denominados como direito da solidariedade ou fraternidade. Podem servir de exemplos o direito ao desenvolvimento, ao meio ambiente, à paz, etc. Esses direitos peculiarizam-se pela titularidade difusa ou coletiva, uma vez que são concebidos para a proteção não do homem isoladamente, mas de coletividade, de grupos.

Outros materiais

Perguntas Recentes