Buscar

Psicanálise segundo Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicanálise segundo Freud 
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
Aluno(a): Alessandra Nunes Coêlho
 UESPI- CCN Bloco- II 
QUESTÕES
Com suas palavras, explique o porquê da Psicologia Educacional não pode deixar de incluir a Psicanálise no elenco dos seus conteúdos?
 A contribuição está na possibilidade de trazer ao consciente, a partir da análise das práticas educativas, conteúdos do inconsciente do professor de forma a elucidar o porquê de algumas ações em sala de aula. Portanto, a importância da Psicanálise na formação dos educadores não está no sentido de lhes proporcionar mais uma técnica pedagógica, desenvolvida a partir de uma teoria desvinculada da prática, mas, sim, de remeter-lhes a um constante questionamento sobre sua prática pedagógica e sua relação com o educando.
O que você entende por instinto e pulsão? Conceitue e explique a diferença dos dois.
Instinto: o representante psíquico dos estímulos que se originam no organismo e chega à mente. A fonte de um instinto é um processo somático é um processo somático que dá origem aos estímulos, que se representam na mente como um estímulo. As novas fontes de motivação originadas da satisfação dos instintos foram denominadas de pulsões. Instinto possui natureza biológica e hereditária. A pulsão resulta de um desvio do instinto. A dissociação do instinto e pulsão ocorre por meio do objeto, cuja corrente natural tem como finalidade buscar a descarga.
Qual a finalidade da energia instintiva e a da pulsional? Qual termo usado pela psicanálise, e a que se refere esta energia?
O objeto do instinto ou de uma pulsão é, pois, o meio pelo qual há possibilidade de se alcançar uma descarga de tensões inerentes à atividade instintiva. A energia sexual oriunda dos instintos é denominada de Libido. Libido – refere-se a qualquer energia de natureza instintiva ou pulsional que, presumivelmente, tenha como fontes erógenas que surgem no corpo. Por ex: amor, amizade, etc. Portanto, para Freud, o ser humano se constitui como um sistema de energia que opera em função dos instintos e pulsões na busca do prazer.
Segundo a Psicanálise, como é constituído o ser humano?
O ser humano se constitui como um sistema de energia que opera em função dos instintos e pulsões na busca do prazer. 
Cite e conceitue os dois instintos básicos que determinam o comportamento do ser humano.
Instinto de vida (eros) - instinto que serve para auto conservação ( fome, sede, e fuga da dor), como para preservação da espécie (sexo). Instinto de morte (thánatos) - instintos destrutivos, agressivos, etc.
O que você entende por mecanismo de defesa?
São processos inconscientes que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrusivo, superego ameaçador e as fortes pressões que emanam da realidade externa.
Segundo a psicanálise, quais são os mecanismos de defesa, e qual sua finalidade?
 Fixação - ocorre quando o individuo para ou estagna em determinada fase de evolução.
Regressão - refere-se a padrões de comportamento característicos de fases anteriores. [O sujeito retorna às fases anteriores gratificantes, devido aos conflitos que surgem em fases posteriores do desenvolvimento.].
Identificação - Mecanismo pelo qual o individuo incorpora as características de outro individuo a quem considera importante. 
Projeção- Quando atribuímos aos outros sentimentos inaceitáveis. 
Racionalização - processo pelo qual procuramos justificar nosso comportamento ou sentimento à luz daquilo que julgamos ser correto. Substitui o verdadeiro que considera assustador, por uma explicação razoável e segura. 
Repressão- mecanismo pelo qual procuramos bloquear impulso perigoso afim de não serem reconhecidos ou expressos em nosso comportamento. Retirada de ideias, afetos ou desejos perturbadores da consciência, pressionando para o inconsciente. 
Sublimação - quando o eu encontra a satisfação dos impulsos sexuais que não pode expressar em termos biológicos e efetivos e dirige para as atividades artísticas, religiosas e beneméritas. 
Deslocamento - semelhante à sublimação, mas com características negativas, ou seja, redireciona o impulso para um alvo substituto. 
 Negação - tentativa de fugir de algo considerado perigoso ou desagradável, simplesmente por negar a existência daquilo que considera ameaçador. 
 Formação reativa - expressar sentimentos opostos aos sentimentos que produzem ansiedade.
Quais os três construtos da personalidade do ser humano?
Id - Representa as forças instintivas da personalidade. - Orientado pelo principio de prazer. - É um componente biológico da personalidade. - É a matriz dentro da qual o ego e superego se diferenciam 
Ego - Representa o principio da realidade. - Atua com intermediário entre o id e o superego ( mundo externo). - Tem como tarefa a autopreservação. Superego - Representa a consciência moral do homem, resultante do processo de socialização: influências dos pais, da família em geral, e do meio social. Id é a influência da hereditariedade. O Superego é retirado de outras pessoas. O Id e o Superego representam as influências do passado. Ego é determinado pela própria experiência do indivíduo. A interação dinâmica do Id, Ego e Superego, contribui para a personalidade do indivíduo.
Quais os estágios do desenvolvimento psicossexual?
1-Fase oral (0 a 2 anos): Zona de prazer: boca. característica psicológica: dependência da figura materna. Denominação da característica oralidade psíquica ou caráter oral. característica na fase adulta: fixações orais 
2-Fase anal (2 a 3 anos): Zona de prazer: anus. Fases do processo anal: expulsiva e retentiva. Característica na fase adulta: meticuloso e desorganizado. 
3- Fase fálica (4 a 5 anos): Zona erógena: Órgãos genitais. Característica psicológica na fase adulta: exibicionista e agressiva. Complexo de Édipo ( masculino/mãe). Complexo de eletra (feminino/pai).
4- Fase latente (6 a 11 anos): Energia Libidinosa: sexo não e fator de relevância. Característica psicológica: Indecisão ( falta de senso de sua própria identidade). 
5- Fase genital ( acima de 12 anos): Evolução psicossexual. Característica psicológica: maturidade emocional.
Segundo a psicanálise, como a superego introduzido pelos pais e educadores, para controlar o id pode interferir no processo de aprendizagem.
O que se tem observado é que a aprendizagem de submissão pelas e adolescentes, tem como princípio a tônica da relação professor-aluno. O autoritarismo dessa relação, desde cedo, também presente entre pais e filhos faz com que o aluno só possa expressar suas ideias e opiniões em situações programadas. O superego representado na escola pelo professor é a autoridade maior. O nosso sistema de ensino reforça, frequentemente esse padrão de comportamento docente. O professor, por sua vez, tende a punir o comportamento do aluno que enfrente a sua autoridade. O resultado desse processo É o fortalecimento, no aluno, de um super ego inflexível e irracional e o desenvolvimento de um ego acritico e também irracional. Como já dito, resulta na fragilização do ego, sendo formada assim, a base da aprendizagem de submissão e conformismo social.
O que a escola pode fazer para que o aluno equilibre as exigências do id e o superego, para o fortalecimento de um ego crítico e saudável? 
E fundamental que a escola seja capaz de educar a partir da conscientização do aluno quanto a importância de um relacionamento flexível e democrático, no qual direitos e deveres possam ser conciliados, contribuindo, dessa maneira, para o crescimento e fortalecimento de ego critico e saudável, que não se subordine do irracional controle do id e superego, de modo que o lado racional e emocionaldisponham, cada vez mais de um maior controle sobre a personalidade.

Outros materiais