Buscar

AVALIAÇÃO TI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resultados exibidos
	AVALIAÇÃO – TI –agronegócio
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Arte é linguagem, por se tratar de um sistema de representação, que utiliza, principalmente, signos não verbais como:
I - Cor, luz e sombra.
II - Planos, formas, som e imagem.
III - Gesto e movimento.
IV - Harmonia, equilíbrio e ritmo.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A perspectiva recorre à linha para criar efeitos. Baseada nessa afirmação, escolha a opção correta no que se refere à perspectiva.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
A perspectiva é uma técnica de representação que possibilita a ilusão de espessura e profundidade das figuras.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conhecimento artístico envolve uma experiência estética direta da obra de arte e a necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana. É função da escola capacitar os alunos para que sua produção artística ganhe sentido e possa se enriquecer pela reflexão sobre a Arte como objeto de conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento da Arte envolve a experiência de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato em que as formas tenham significados diferenciados para cada pessoa.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As linguagens artísticas possuem um sistema próprio de organização. A linguagem visual também possui um código que são os elementos que servem para formar a sua mensagem. Com relação aos elementos que compõem a linguagem visual, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
A linha é um elemento visual que, traçada sobre uma superfície, pode sugerir movimento e ritmo, comunicar sentimentos e sensações.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A avaliação de uma obra é realizada dentro de um contexto de valores, uma vez que os códigos do "bom gosto" foram historicamente consagrados pelas elites. Atualmente, a homogeneização da concepção de belo não é tão evidente, posto que as culturas estão em contato e são permeadas umas pelos produtos culturais das outras. A construção da ideia de belo submete-se, então, a uma série muito mais complexa e abrangente de mediações.
(PEREIRA, Kátia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007 – com adaptações)
A partir do texto apresentado e com relação à arte e à criatividade em sala de aula, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Uma proposta de trabalho clara apresentada pelo professor/mediador favorece o processo criativo dos alunos.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os artistas, às vezes, querem que a atenção do observador se detenha em certo ponto e, para tal, realçam forma, profundidade, direção ou movimento. Considerando a forma de representação dos elementos visuais pelos artistas, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Nos desenhos e nas gravuras, a textura visual é um recurso gráfico utilizado para representar as diferenças entre materiais ou para diferenciar as áreas claras das escuras.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O que define uma obra-prima?
 
I – A função e o objetivo de uma grande obra de arte, as expectativas depositadas nela e o papel do artista não são invariáveis. Eles mudam conforme a época e a sociedade.
II – Umas poucas obras se destacam por ir além de seu tempo e se mantêm significativas e inspiradoras.
III – Antes do Renascimento, o artista era considerado principalmente um artesão e uma “obra-prima” era um trabalho submetido à corporação profissional como prova do domínio das habilidades técnicas requeridas.
IV – Os grandes mestres do Renascimento, porém, propuseram que um artista fosse julgado mais pelas qualidades de intelecto e imaginação que pela habilidade manual. 
 
Está correto o que está afirmado em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Acerca dos museus de arte (virtuais ou não), locais onde as pessoas podem ver e apreciar imagens que os artistas produziram ao longo do tempo, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
A visita ao museu de arte, mesmo que virtual, provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Qualquer pintura tem sempre, pelo menos, três histórias a contar:
I – A primeira é a história da forma como o observador vê, sente e interpreta a pintura. Essa observação vai depender das experiências do observador ao longo da vida, da sua capacidade criativa, da sua curiosidade, do seu conhecimento de história da arte, que pode ser muito pouco ou nulo. O observador faz uma primeira interpretação, de uma maneira informal, apercebendo-se da composição, da paleta de cores que o artista utilizou, do tempo cronológico, dos materiais utilizados na representação do espaço, do vestuário e dos símbolos.
II – A segunda é a da pintura propriamente dita: como o artista “brincou” com a luz, a forma, a composição do quadro e a sua capacidade criativa ao descrever a história.
III – Por fim, a terceira é a história do artista e do seu tempo: onde e como viveu, quais as características da sua pintura, como era a vida naquela época (a moda, a alimentação, o vestuário e os costumes).
 
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e III
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ler obras de Arte: ação que, para ser realizada, inclui necessariamente as áreas de Crítica e de Estética. A leitura de obra de Arte envolve o questionamento, a busca, a descoberta e o despertar da capacidade crítica dos alunos. As interpretações oriundas desse processo de leitura, relacionando sujeito/obra, contexto, não são passíveis da redução certo/errado. Podem ser julgadas por critérios, entre outros, tais como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Pertinência, coerência, possibilidade, esclarecimento, abrangência e inclusividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais