Buscar

Conversão de Medidas em VB .NET

Prévia do material em texto

Considere que você foi contratado para trabalhar em um avançado laboratório de engenharia de projetos astronômicos. Este laboratório precisa desenvolver programas para conversões de medidas para automatizar os seus processos. Codifique uma Console Application (programa em modo console baseado em caracteres) em linguagem VB .NET que apresente a mensagem "Digite a medida em Parsecs: ", obtenha a medida em Parsecs como entrada de dados do usuário, converta a medida para milhas marítima e exiba a mensagem "A medida em milhas marítima é: " e a medida convertida na mesma linha. Declare o fator de conversão como uma constante chamada Fator. A constante Fator que deve ser usada no cálculo da conversão. Declare a constante chamada Fator de valor igual a 1,67 x 1013 (1,67 vezes 10 elevado a treze), sabendo-se 1 Parsec equivale a 1,67 x 1013 milhas marítima. Declare a constante chamada Fator e a variável chamada Medida do tipo ponto flutuante simples para ocupar menos espaço de memória.
Resposta:
Module Module1
 Sub Main()
 Const Fator As Single = 16700000000000.0
 Dim Medida As Single
 Console.Write("Digite a medida em Parsecs: ")
 Medida = Console.ReadLine()
 Medida = Medida * Fator
 Console.Write("A medida em milhas marítima é: ")
 Console.WriteLine(Medida)
 End Sub
End Module
Preencha as duas lacunas a seguir de linhas de código Declare a constante chamada Fator e a variável chamada Medida do tipo ponto flutuante simples para ocupar menos espaço de memória.
Module Module1
Function AreaQuadrado(ByVal Comprimento As Double) 
' calcula a área do quadrado
(.....................................)
End Function
Function VolumeCubo(ByVal Comprimento As Double) 
' calcula o volume do cubo CHAMANDO A FUNÇÃO AreaQuadrado
(.....................................)
End Function
Sub Main()
 Console.WriteLine(VolumeCubo(3.0))
 Console.ReadKey()
End Sub 
End Module
Resposta: Return Comprimento*Comprimento 
Return AreaQuadrado(Comprimento)*Comprimento
Explique e exemplifique as vantagens da utilização da Herança, baseado nos conceitos apresentados na disciplina sobre Orientação a Objetos.
Resposta: 	A herança permite o reaproveitamento do código entre classes utilizando-se o conceito de generalização e especialização. 
Exemplo: Gerar uma classe pessoa, com nome e endereço e duas classes Pessoa Física e Pessoa Jurídica que herdam todas as características de pessoa e tem como características próprias: Física – CPF e Jurídica – CGC.
Crie uma função, chamada de “CalcIdade”, que receba o ano atual e o ano de nascimento de uma pessoa e ao final retorne a sua idade.
Resposta:
Function CalcIdade( ByVal anoAtual As Integer, ByVal AnoNasc As Integer) 
return anoAtual - AnoNasc 
End Function
Cite e explique no mínimo dois componentes para manipulação de dados armazenados em bancos de dados utilizando o SQL Server 2008 R2.
Resposta: 	DataSet - É uma representação em memória de uma coleção de tabelas. 
DataTable - Representa uma tabela de um banco de dados. 
DataRow - Representa uma linha da tabela. 
DataColumn - Representa uma coluna da tabela. 
DataView - Representa uma visão de uma coleção de tabelas.
Crie um programa em VB para console que permita a entrada de dois números reais e exiba a média. Sendo que: caso seja digitado valores inadequados (como um texto ou dois zeros etc), o programa não pode travar, deve exibir uma mensagem informando que os dados possuíam erro e deveriam ser digitados novamente.
Resposta:
Module Module1
 Sub Main()
 Dim n1, n2, media As Single
 Dim sair As Integer
 Do Try
 Console.WriteLine("Digite a primeira nota: ")
 n1 = Console.ReadLine
 Console.WriteLine("Digite a segunda nota: ")
 n2 = Console.ReadLine
 media = (n1 + n2) / 2
 Console.WriteLine("A média é: " & media)
 sair = 1
 Catch ex As Exception
 Console.WriteLine("Digite um numero valido")
 sair = 0
 End Try
 Loop Until (sair = 1)
 Console.ReadKey()
 End Sub
End Module
Uma loja chamada DVDShop comercializa DVDs em toda a América Latina e utiliza um sistema chamado DVDSystem para controle de estoque e vendas de DVDs. O sistema tem um banco de dados e o gerente da loja precisa atualizar o preço para 49.99 de TODOS os DVDs QUE TENHAM o título Uma Linda Mulher, que estão cadastrados na tabela chamada TabelaDVD, diretamente do banco de dados usando um comando em SQL porque a aplicação parou de funcionar.
Qual é o comando SQL que o gerente deve executar considerando que a TabelaDVD foi criada pelo analista de
banco de dados (DBA) usando-se o comando SQL a seguir?
USE VENDAS
GO
CREATE TABLE TabelaDVD (
ID bigint NOT NULL,
Titulo nvarchar(50) NULL,
NomeArtistaPrincipal nvarchar(50) NULL,
Ano smalldatetime NULL,
Preco decimal(10,2) NULL ) 
GO
Resposta: 
UPDATE TabelaDVD 
SET Preco = 49.99
WHERE Titulo = 'Uma Linda Mulher'
Uma loja chamada DVDShop comercializa DVDs em toda a América Latina e utiliza um sistema chamado DVDSystem para controle de estoque e vendas de DVDs. O sistema tem um banco de dados e o gerente da loja precisa saber a quantidade de DVDs com ano de lançamento de 1990, que estão cadastrados na tabela chamada TabelaDVD, diretamente do banco de dados usando um comando em SQL porque a aplicação parou de funcionar. 
Qual é o comando SQL que o gerente deve executar considerando que a TabelaDVD tem a coluna Titulo para
armazenar os títulos dos DVDs e a coluna NomeArtistaPrincipal para armazenar os nomes dos artistas
principais dos DVDs e a coluna Ano para armazenar os anos de lançamentos dos DVDs?
Resposta:
SELECT COUNT (*) FROM TabelaDVD
WHERE Ano = '1990'
Considere que você foi contratado para trabalhar em uma empresa softwares para realizar manutenção de programas em VB .NET. 
Analise o programa a seguir em VB .NET.
O programa apresentará erro de compilação? Responda SIM ou NÃO. 
Caso a sua resposta seja SIM, responda qual é o erro. 
Caso a sua resposta seja NÃO, responda quais são os números exibidos pelo programa.
Module Module1
 Sub Main()
 Dim Contador As Byte = 3
 Do Until Not (Contador <= 9)
 Console.WriteLine(Contador)
 Contador = Contador + 2
 Loop
 Console.ReadKey()
 End Sub
End Module
Resposta: NÃO. Exibirá: 3, 5, 7, 9
Considere que você foi contratado para trabalhar em uma empresa softwares para realizar manutenção de programas em VB .NET. 
Analise o programa a seguir em VB .NET.
O programa apresentará erro de compilação? Responda SIM ou NÃO.
Caso a sua resposta seja SIM, responda qual é o erro. 
Caso a sua resposta seja NÃO, responda quais são os números exibidos pelo programa.
Module Module1
 Sub Main()
 Dim Contador As Byte = 2
 Do Until Not (Contador <= 9)
 Console.WriteLine(Contador)
 Contador = Contador + 2
 Loop
 Console.ReadKey()
 End Sub
End Module
Resposta: Não. Exibirá: 2,4,6,8.
Uma loja chamada DVDShop comercializa DVDs em toda a América Latina e utiliza um sistema chamado DVDSystem para controle de estoque e vendas de DVDs. O sistema tem um banco de dados e o gerente da loja precisa consultar o ano de lançamento de DVD mais antigo de todos os DVDs cadastrados na tabela chamada TabelaDVD, diretamente do banco de dados usando um comando em SQL porque a aplicação parou de funcionar. Qual é o comando SQL que o gerente deve executar considerando que a TabelaDVD tem a coluna Titulo para armazenar os títulos dos DVDs e a coluna NomeArtistaPrincipal para armazenar os nomes dos artistas principais dos DVDs e a coluna Ano para armazenar os anos de lançamentos dos DVDs?
Resposta: SELECT MIN (Ano) FROM TabelaDVD.
Com as recentes descobertas de reservas de petróleo e gás na camada pré-sal na costa brasileira, a delimitação das fronteiras marítimas tornaram-se ainda mais fundamentais para a proteçãodas riquezas Nacionais. Em 1982, a ONU adotou a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar, que estabelece a Plataforma Continental (PC) com 350 milhas marítimas de largura, a contar do limite externo do mar territorial (linha de base). Considere que você tem um equipamento que mede a distância em quilômetros da sua embarcação em relação a linha de base e você precise de um programa que determine se você está dentro da Plataforma Continental ou não. Codifique uma Console Application (programa em modo console baseado em caracteres) em linguagem VB .NET que que apresente a mensagem "Digite a distância em quilômetros: ", obtenha a distância em quilômetros como entrada de dados do usuário, converta a medida para milhas marítima, teste se a distância está dentro da Plataforma Continental e exiba a mensagem "Dentro da Plataforma Continental" se estiver dentro do limite da Plataforma Continental ou a mensagem "Além da Plataforma Continental" se a distância estiver além do limite da Plataforma Continental. Defina um fator de conversão como uma constante chamada Fator do tipo inteiro sem sinal e que seja suficiente para armazenar o valor 1852 e ocupe o menor espaço de memória possível. Esta constante Fator deve ser usada no cálculo da conversão de quilômetros para milhas marítimas, sabendo-se que 1 milha marítima equivale a 1852 metros. Delfina uma constante chamada Limite do tipo inteiro sem sinal e que seja suficiente para armazenar o valor 350 e ocupe o menor espaço de memória possível. Esta constante Limite deve ser usada para testar se a distância está ou não dentro do limite da Plataforma Continental. Use a estrutura de controle condicional If para o teste. Declare uma variável chamada Distancia do tipo ponto flutuante simples para ocupar menos espaço de memória.
Resposta:
Module Module1
 Sub Main()
 Const Fator As UShort = 1852
 Const Limite As UShort = 350
 Dim Distancia As Single
 Console.Write("Digite a distância em quilômetros: ")
 Distancia = Console.ReadLine()
 Distancia = Distancia * 1000
 Distancia = Distancia / Fator
 If (Distancia <= Limite) Then
 Console.Write("Dentro da Plataforma Continental.")
 Else
 Console.Write("Além da Plataforma Continental.")
 End If
 End Sub
End Module
Considere o menu Cadastro da interface homem-máquina (IHM) do Sistema de Controle de Vendas mostrado na figura a seguir e defina as duas linhas de códigos em VB.NET para as duas lacunas a seguir para que quando o usuário der um duplo clique sobre o item de menu Cliente, o sistema crie um objeto chamado ClienteForm1 da classe ClienteForm, que é um Windows Form pré definido, e em seguida exiba o ClienteForm1.
Private Sub ClienteToolStripMenuItem_Click(sender As System.Object, e As
System.EventArgs) Handles ClienteToolStripMenuItem.Click
Resposta:
Dim ClienteForm1 As New ClienteForm
CienteForm1.Show()

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes