Buscar

Questões Discursivas Processo Trab. S.S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1-Explique o que é objeto de trabalho e/ou matéria-prima:
Gabarito: O objeto de trabalho é aquilo sobre o qual incidirá o ato do trabalho e tanto pode ser a matéria em seu estado natural (terra, pedra, madeira) como objetos resultantes do trabalho anterior, aquilo que Marx denominou de matéria-prima. Para o referido autor, existem objetos de trabalho que já existem por natureza, ou seja, sua existência independe (a priori) da ação ou da vontade do homem, por exemplo: a terra, peixes e a água.
2-Discorra sobre a centralidade do trabalho em Marx:
Gabarito: Marx e Engels assumiam o trabalho como fonte fundamental de toda a vida humana (ENGEL, 2004), como mediação da relação entre homem e natureza. É através do trabalho, portanto, que o homem entra em contato com a natureza, a coloca sob seu controle e a transforma para a satisfação de suas necessidades.
3-De que forma o homem obterá o que precisa para satisfazer suas necessidades?
Gabarito: Através da utilização de sua capacidade teleológica e a exercendo em conjunto com outros homens no processo de produção dos meios que necessita para sobreviver
4-A nova forma de gerir a produção engendrada no bojo da crise dos anos 70 faz surgir o termo "flexível". Explique este termo:
Gabarito: Este termo vai surgir em contraposição à rigidez do período fordista anterior. Se antes tínhamos a produção em série, produtos padronizados e os produtores reunindo esforços para controlar as variações do mercado em relação aos produtos padronizados, o regime da especialização flexível vai na direção oposta. Segundo esse autor, a especialização flexível é a ¿antítese do sistema de produção incorporado no fordismo¿, diz ele. ¿E ¿ continua ¿ de uma forma muito específica; na fabricação de carros e caminhões hoje, a velha linha de montagem
5-No livro O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, de Karl Marx, há uma passagem em que ele afirma que "os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem como sob circunstâncias de sua escolha, mas sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas do passado" (MARX, 1852, P. 1). O que o autor quer dizer?
Gabarito: Ele quer dizer que os homens são sujeitos da história, mas não conseguem determiná-la porque não detêm o controle dos elementos que determinam as suas circunstâncias. Parte destes elementos e/ou circunstâncias é herdada de seus antecessores (do passado).
6-O taylorismo foi um modo de organizar a produção cujo objetivo era potencializar ao máximo a capacidade produtiva do trabalhador através de um rigoroso controle do ritmo, dos gestos e do tempo do trabalhador. Qual é a idéia central de um sistema de organização como este?
Gabarito: Realizar, ao máximo, a divisão (especialização) das atividades para potencializar a produção do trabalho sob controle da gestão.
7-O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis?
Gabarito: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.
8-Identifique as principais características da crise da década de 1970:
Gabarito: Foi no período entre1960 e 1970, que as economias industrializadas começaram a mostrar alguns indícios de esgotamento e maior declínio do crescimento econômico. Estas economias vinham de um extenso período de crescimento baseado no modo de organização da produção taylorista/fordista e do padrão de regulação keynesiano. A crise que eclode nos meados dos anos 1970 acaba colocando em xeque a organização do modo de produção até então hegemônico. É um momento em que a economia mundial encontra-se estagnada, com altos índices inflacionários e algumas modificações na distribuição do poder no cenário mundial.
9-Como se determina o valor de cada mercadoria que é produzida?
Gabarito: Segundo Marx, o valor de uma determinada mercadoria produzida relaciona-se ao tempo gasto na produção e manutenção desta mercadoria.
10-Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia pôr em prática suas habilidades na produção; podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis, como já estudado na primeira aula desta disciplina. Com o avanço tecnológico, na medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores vão se perdendo na produção, ou melhor, passam a não se reconhecerem no que produziram. Comente:
Gabarito: Em outras palavras, com a fragmentação, o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade. A esta dificuldade acresce-se o fato de que não é ele que possui os meios de produção, portanto o resultado do seu trabalho não lhe pertence.
11-Por que o trabalho é um elemento constitutivo do processo de trabalho?
Gabarito: Sem trabalho não há produção de valor de uso. É através dele que o homem pode transformar as coisas (natureza/matéria-prima). Sendo assim, seguimos para o segundo elemento constitutivo dos processos de trabalho.
12-Explique o neoliberalismo e processo de globalização:
Gabarito: O neoliberalismo se consolidou no final da década de 80, após o fim da Guerra Fria e representou uma nova fase do sistema capitalista de produção. Essa doutrina defende a abertura dos mercados ao comércio externo e o recuo do estado no papel regulador do sistema comercial e financeiro. Já o processo de globalização, é considerado um instrumento do neoliberalismo, atua na integração dos países no comércio externo e na consequente interdependência dos mercados, facilitada principalmente pelos meios de comunicação.
13-Discorra sobre o conceito reprodução social:
Gabarito: O conceito de reprodução social diz respeito à (re)produção da totalidade da vida social, em seus mais distintos aspectos, incluindo a reprodução da vida material, espiritual, do modo de produção, das necessidades sociais. Ou seja, diz respeito à forma como as relações sociais em sua totalidade são constantemente (re)produzidas. É na esfera da reprodução social que, pelo trabalho, são criadas novas necessidades e possibilidades que vão originar novas relações sociais.
14-Discorra sobre a seguinte afirmação do filósofo Leandro Konder (1988, P. 30): "as condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto, antes mesmo do trabalho se realizar, pertence a outra pessoa que não o trabalhador":
Gabarito: No modo de produção capitalista, o homem não se realiza através do trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se, acaba enrolado em novas pressões.

Outros materiais