Buscar

Atividade Final Alimentação Escolar PNAE 2018

Prévia do material em texto

TUTORA: Ieda Maria Moreira Dal Pra
CURSISTAS: Elizeth Alves
 Eugenia Moreira dos Santos Basso
 Simone Aparecida Antenor de Souza
 
TRABALHO FINAL DO PROGRAMA DE ALIMENTÇÃO ESCOLAR PNAE – FNDE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MARILENA – 2018
SUMÁRIO
RESUMO...........................................................................02
INTRODUÇÃO...................................................................03
DESENVOLVIMENTO........................................................04
CONCLUSÃO.....................................................................05
REFERÊNCIAS..................................................................06
1. RESUMO
O Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) é um programa do governo federal, que garante recursos financeiros aos municípios a fim de propiciar alimentação de qualidade aos alunos da educação básica das escolas públicas brasileiras.
O PNAE é monitorado pelo conselho de alimentação escolar (CAE), que tem a função de fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento e o bom andamento do programa. 
Os recursos deste programa são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para os estados e municípios e as unidades executoras administram o recurso e fazem a complementação do mesmo, para que ele supra as necessidades do cardápio escolar definido por Nutricionistas, de modo a atender todas as necessidades nutricionais dos alunos. 
O programa ressalta também, a importância e a valorização da agricultura familiar, incentivando o desenvolvimento sustentável e o pequeno produtor rural brasileiro.
2. INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi elaborado para contribuir e garantir, na melhoria e na qualidade da alimentação escolar nas escolas públicas brasileiras. 
Ao estudar o Programa Nacional de Alimentação Escolar, percebe-se a suma importância de uma alimentação saudável e equilibrada no desenvolvimento de um individuo em formação.
 O PNAE vem contribuindo de maneira eficiente na elaboração de cardápios qualificados que garante uma alimentação saudável e nutricional. O programa disponibiliza cursos de formação e capacitação, direcionados aos profissionais da área da alimentação escolar. Garantindo assim, a eficiência e a qualidade na preparação e produção dos alimentos da merenda escolar das escolas públicas brasileiras.
A oportunidade de fazer o curso do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ofertado pelo Programa de Formação Pela Escola, garante-nos aprendizado e formação, e nos dá a chance de conhecermos melhor a importância do programa, e como ele realmente funciona em nosso país. 
3. DESENVOLVIMENTO
 O Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) tem por objetivo ressaltar a importância de uma dieta equilibrada, balanceada e saudável, contribuindo assim, para o eficaz desenvolvimento da educação e melhorias no rendimento escolar, e também, na criação de hábitos alimentares mais saudáveis aos alunos, oferecendo alimentos de qualidade que supram todas as necessidades essenciais e nutricionais dos mesmos.
Este projeto tem por objetivo, capacitar profissionais envolvidos na área da educação do nosso país, e principalmente os profissionais que atuam diretamente na elaboração e produção de alimentos nas escolas públicas, para assim, estarem preparados para produzirem e oferecerem alimentos mais nutritivos, essenciais e saudáveis aos alunos.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca também, a importância de identificar crianças portadoras de patologias e deficiências associadas à nutrição, para que recebam o atendimento monitorado e adequado ao individuo. 
No entanto, o maior objetivo deste programa é ressaltar que alimentação escolar saudável, nutritiva e de qualidade, deve ser reconhecida como um direito adquirido dos alunos matriculados na rede de escolas públicas brasileiras. 
4. CONCLUSÃO
Por sua abrangência de nível nacional, o PNAE é justificadamente considerado o principal programa de alimentação escolar no Brasil, que apresenta um grande esforço para oferecer uma alimentação de qualidade a todos os alunos das escolas públicas brasileiras. Com a implantantação deste projeto, veio também, a necessidade de cursos de formação e capacitação aos profissionais da área. Este programa tem por finalidade oferecer merenda escolar saudável e de qualidade, visando suprir as carências nutricionais dentro dos parâmetros do PNAE, e cabe ao responsável municipal, descobrir uma maneira de tornar isso viável e acessível a todos aos alunos matriculados na rede de educação básica do seu município.
5. REFERÊNCIAS
Caderno de Estudo – Curso Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Outros materiais