Buscar

Avr Fundamento da Ciencias Socias 2018

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0001_AVR_201803171693 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVR
	Aluno: 201803171693 - DOUGLAS VASCONCELOS MARTINS THEOTONIO
	Professor:
	OLIVIA MARIA RODRIGUES GALVAO
	Turma: 3107/B
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 23/05/2018 18:10:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201805941774)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No carnaval de 2016, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira apresentou um enredo sobre a cantora Maria Bethânia que abordava, entre outros aspectos, sua devoção ao orixá Oyá, sincretizado nos cultos afrobrasileiros com Santa Bárbara. Este exemplo retrata a separação estabelecida entre o sagrado e o profano, típico do pensamento denominado:
		
	
	Iluminista
	
	Científico
	
	Atrasado
	 
	Mítico
	 
	Religioso
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201805942474)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A questão fundamental da antropologia foi sempre, desde o seu surgimento, estabelecer as bases científicas do conhecimento da relação entre o eu - o pesquisador - e o outro - o pesquisado, encarados, por princípio, como entidades diferentes e autônomas." (Cristina Costa. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2000). O fragmento de texto acima expressa a necessidade, por parte do antropólogo, do exercício da alteridade, que pressupõe a valorização do(a):
		
	
	Senso comum
	
	Padronização cultural
	 
	Diversidade cultural
	
	Preconceito
	
	Etnocentrismo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201805941780)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"O sociólogo não possui um laboratório. Por isso, ele enfrenta muitas dificuldades, que não existem (ou aparecem com intensidade desprezível) nas ciências nas quais é possível por em prática a investigação experimental) (...) O ponto de vista científico enlaça o sociólogo a uma verdadeira condição humana, da qual ele não pode escapar sem trair as normas e os critérios científicos de observação e de interpretação da vida em sociedade". (Florestan Fernandes, A sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1976). No que se refere às diferenças de objeto e método entre as ciências naturais e as ciências sociais é correto afirmar:
		
	
	As ciências naturais são dotadas de grande subjetividade.
	 
	Nas ciências sociais não é possível atingir a objetividade completa.
	
	As ciências sociais fazem uso de laboratórios em suas análises.
	
	As ciências sociais são dotadas de grande objetividade.
	 
	Nas ciências naturais não é possível atingir a objetividade completa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201805942477)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Adaptada da Unioeste 2010). Do ponto de vista antropológico a expressão diversidade cultural significa:
		
	 
	A pluralidade de manifestações e expressões como rituais, práticas e hábitos dos grupos que constituem uma sociedade.
	
	As concepções ideológicas subjacentes ao exercício da cidadania das classes sociais dominantes.
	
	A concessão de privilégio aos membros das classes subalternas da sociedade.
	
	Apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.
	
	O processo por meio do qual as classes dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201805941745)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A globalização é a razão do ressurgimento de identidades culturais locais em várias partes do mundo" (Anthony Giddens, Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2000). Em relação ao processo de globalização é correto afirmar:
		
	
	A globalização impediu o ressurgimento de movimentos locais, pois o domínio dos países hegemônicos, especialmente dos Estados Unidos, se deu sem contestação.
	
	A globalização tornou o mundo homogêneo do ponto de vista cultural, fazendo com que os nacionalismos desaparecessem.
	
	A globalização foi responsável pela ocorrência de movimentos locais que não questionam o domínio dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos.
	 
	A globalização tornou o mundo homogêneo do ponto de vista econômico, fazendo com que houvesse um só sistema econômico no mundo.
	 
	A globalização foi responsável pela ocorrência de diversos movimentos étnicos e nacionais, que buscam contestar a hegemonia dos países hegemônicos, em especial os Estados Unidos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201805941732)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São características fundamentais do pensamento positivista:
		
	 
	A sacralização do método científico, que faz com que os defensores dessa corrente dêem grande importância à observação dos fenômenos visando alcançar a verdade científica.
	
	O cientificismo, que despreza a o poder da razão para o conhecimento da realidade e sua tradução em forma de leis naturais.
	
	A laicidade, que consiste na explicação da origem e do desenvolvimento das sociedades humanas como decorrência da obra divina.
	
	O organicismo, que entende a sociedade como um organismo constituído de partes que não conseguem funcionar harmoniosamente, devido às suas especificidades.
	
	A especulação filosófica, buscando o sentido da vida natural e social, sem preocupação com a busca da comprovação dos fatos estudados
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201805941742)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201805941767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Toda diferença é preciosa e deve ser tratada com muito carinho". (Margaret Mead, Sexo e Temperamento. São Paulo, Perspectiva, 1974). Ao se referir às diferenças culturais, a autora revela a existência de múltiplas formas de agir, pensar, vestir-se, alimentar-se,  própria das sociedades humanas. Esse fenômeno é conhecido, na literatura antropológica por:
		
	
	Fato cultural
	
	Unidade cultural
	
	Homogeneidade cultural
	 
	Diversidade cultural
	
	Hierarquização cultural
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201805941735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Lei dos Três Estados, elaborada por Comte, as sociedades humanas poderiam passar por estágios crescentes de evolução humanas. Tais fases correspondem, no sentido evolutivo que ele atribui, aos estados:
		
	
	Teológico, metafísico e filosófico
	
	Teológico, científico e filosófico.
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Mítico, filosófico e positivo.
	
	Metafísico, positivo e teológico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201805942473)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(adaptada Concurso ¿ IFTO- 2014) O método de coleta de dados utilizado pelo pesquisador no campo antropológico, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo estudado é conhecido por:
		
	
	Etimologia
	
	Antropologia
	
	Etnologia
	
	Etnocentrismo
	 
	Etnografia

Continue navegando