Buscar

126 EPs de Sistema Financeiro com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios 
Disciplina: Sistema Financeiro
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: (aborda todas as unidades)
(01) Desenvolvimento econômico
(02) Crescimento econômico
(03) Política fiscal 
(04) Política monetária
(05) São sistemas de controle e custódia de títulos escriturais públicos e privados
(06) São indicadores de variações de preços adotados na economia nacional
(07) Risco no mercado financeiro
(08) São exemplos de títulos de renda fixa 
(09) Mercado de capitais
(10) Mercado secundário
(11) Bolsas de valores
(12) São critérios de análise para investimento em ações
(13) Risco sistemático
(14) Risco não sistemático
(15) Modelo de Precificação de Ativos de Capital
(16) Custo do capital próprio
(17) Moeda
(18) Agentes econômicos superavitários
(19) Agentes econômicos deficitários
(20) Mercado financeiro
( ) Procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento por parte das pessoas e das empresas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crés taxas de juros e a disponibilidade de crastos pelos os e outras entidades.���������������������������������������������������dito.
( ) Ambiente no qual ocorre o processamento de operações de intermediação de recursos entre poupadores e investidores.
( ) Funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos.
( ) TR e IGP-M.
( ) CDB e RDB.
( ) Registra unicamente a transferência de propriedade dos títulos e valores mobiliários, não determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das sociedades emitentes.
( ) São associações civis sem fins lucrativos cujo objetivo básico é manter um local em condições adequadas para a realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.
( ) SELIC e CETIP.
( ) Análise técnica e análise fundamentalista.
( ) Probabilidade de perda em função de uma exposição ao mercado.
( ) Refere-se ao risco de todos os ativos negociados no mercado.
( ) Promove a riqueza nacional através da participação da poupança de cada agente econômico.
( ) Refere-se ao risco que é identificado nas características do próprio ativo.
( ) Ocorre quando se observa aumento da produção de bens e serviços de um país e a melhoria nas condições de vida de sua população.
( ) Tem como objetivo determinar o retorno exigido de um ativo.
( ) Fornecem recursos.
( ) Pode ser considerado como remuneração mínima exigida pelos acionistas.
( ) Ocorre quando se observa aumento da quantidade de bens e serviços produzidos por um país superior ao de sua população.
( ) A moeda é um meio de pagamento utilizado para realizar operações com bens e serviços. 
( ) Captam recursos.
Respostas:
(04) (20) (03) (06) (08) (10) (11) (05) (12) (07) (13) (09) (14) (01) (15) (18) (16) (02) (17) (19) 
Comentários:
Existe desenvolvimento econômico quando se observa aumento da produção de bens e serviços de um país maior ao de sua população, evidenciando freqüente aumento de sua produtividade e a melhoria nas condições de vida de sua população observada por indicadores socioeconômicos de renda, educação, saúde etc. O crescimento econômico ocorre quando o aumento da quantidade de bens e serviços produzidos por um país é superior ao de sua população, caracterizando contínuo aumento de sua produtividade.
A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento por parte das pessoas e das empresas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crés taxas de juros e a disponibilidade de crastos pelos os e outras entidades.���������������������������������������������������dito, enquanto a política fiscal funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos.
A maior parte dos títulos públicos e privados negociados no mercado monetário são escriturais, ou seja, não são emitidos fisicamente, exigindo maior organização em sua liquidação e transferência. Assim sendo, as negociações com esses valores são custodiadas e controladas por dois sistemas, a saber: Sistema de Liquidação e Custódia e Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados. 
A taxa de inflação representa, essencialmente, o acréscimo percentual médio verificado nos preços de diversos bens e serviços produzidos pela economia. Existem diversos indicadores de variações de preços adotados na economia nacional, cujos usos são praticados em diferentes segmentos de atividade. São exemplos de indicadores a Taxa Referencial e Índice Geral de Preços de Mercado. 
O risco no mercado financeiro pode ser entendido como a probabilidade de perda em função de uma exposição ao mercado. As perdas no mercado financeiro podem decorrer de inúmeros eventos, principalmente daqueles relacionados às variações nas taxas de juros e nos preços de mercado. Uma eficiente gestão de risco é essencial para a competitividade das instituições e estabelecimentos de suas estratégias de atuação. Alguns dos principais riscos financeiros atualmente enfrentados pelos bancos em suas atividades de intermediação financeira são: risco de crédito, risco de mercado e risco operacional. 
O Certificado de Depósito Bancário e o Recibo de Depósito Bancário são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos comerciais, bancos múltiplos e pelos bancos de investimentos destinados a lastrear operações de financiamento de capital de giro. A principal diferença entre o CDB e o RDB é a possibilidade do CDB ser transferido a outros investidores por endosso nominativo. O RDB é um título intransferível. 
A função básica do mercado de capitais é a de promover a riqueza nacional através da participação da poupança de cada agente econômico. Neste mercado, os principais ativos negociados são as ações, representativos do capital das empresas. As ações são classificadas basicamente em dois tipos, ordinárias e preferenciais. As ações preferenciais não atribuem a seu titular o direito de voto, porém conferem certas preferências, como prioridade no recebimento de dividendos e prioridade no reembolso do capital na hipótese de dissolução da empresa. 
O mercado secundário registra unicamente a transferência de propriedade dos títulos e valores mobiliários, não determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das sociedades emitentes. Uma empresa apenas obtém novos recursos por meio de subscrição de capital no mercado primário, não se beneficiando diretamente das negociações do mercado secundário. O funcionamento do mercado secundário ocorre principalmente nas Bolsas de Valores as quais viabilizam aos investidores a oportunidade de realizarem novos negócios com títulos anteriormente emitidos. As Bolsas de Valores são associações civis sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é manter um local em condições adequadas para a realização, entre seus membros, de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. 
O processo de decisão de investimento acionário exige que a aplicação financeira seja baseada em uma avaliação com rigor formal. Os modelos de avaliação buscam, essencialmente, projetar o comportamento futuro dos ativos financeiros. Normalmente, são adotados dois critérios de análise para investimento em ações, que são: análise técnica e análise fundamentalista. 
O risco total de qualquer ativo é definido pela sua parte sistemática e não sistemática. A principal diferença entre eles é que o risco sistemático é inerente a todos os ativos negociados no mercado e o risco não sistemático é identificado nas características do próprio ativo. O Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM) tem como principal objetivo determinar o retorno exigido de um ativo. 
A taxa de retorno requerida pelos acionistas ao investirem seus recursos no empreendimento é considerada como o custo do capital próprio de uma empresa. Ao levantar recursos no mercado acionário, ou mesmo ao reter parte de seus lucros, a empresa deve aplicá-los em ativos que demonstrem viabilidade econômica,de modo que o retorno produzido possa remunerar seus acionistas em nível equivalente às suas expectativas, dessa forma, a remuneração mínima exigida pelos acionistas constitui-se, em última análise, no custo do capital próprio de uma organização.
A moeda é um meio de pagamento utilizado para realizar operações com bens e serviços. Sua aceitação é obrigatória e libera o devedor da obrigação.
Os agentes econômicos superavitários são aqueles com recursos excedentes e os deficitários são aqueles que necessitam de recursos. O processo de crescimento e desenvolvimento de uma economia necessita da participação de recursos financeiros, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os segmentos produtivos deficitários de capitais por meio de intermediários. 
O mercado financeiro representa o ambiente no qual ocorrem às intermediações de recursos entre agentes econômicos superavitários e agentes econômicos deficitários, ou seja, os recursos fluem de um grupo para o outro através do mercado financeiro, de uma forma direta ou de uma forma indireta.

Outros materiais