A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol Artes Integradas: Artes Visuais, Musica, Dança e Teatro

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a passagem a seguir: 
“Nas últimas décadas, as pesquisas em dança têm delineado diversos entendimentos e leituras a fim de problematizar os traços filosóficos, sociais e artísticos, entre outros aspectos, que constituem seu passado, presente e, por que não, futuro. A preocupação com os caminhos determinados pela sistematização artística da dança, no caso aqui abordado, as ligações e relações entre o balé, as danças modernas americana e alemã e a dança contemporânea, promoveram a reflexão acerca dos conceitos e propósitos de estruturas sistematizadas como o balé e sua abordagem clássica/tradicional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Rousejanny da Silva - Balé sob outros eixos: contextos e investigações do coreógrafo norte-americano William Forsythe (1949) entre 1984 e 1994. 2015. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. p. 16.  
De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre a dança e seus respectivos precursores, relacione corretamente os percursores abaixo às informações sobre eles:
1. Jean-Baptiste Lully
2. Marie-Anne Cupis de Camargo
3. Isadora Duncan
4. Marius Petipa
5. Luís XIV
(  ) Principal difusor do Balé Clássico.
(  ) Fundou a Academia Real de Dança.
(  ) O marco inicial da Dança Moderna se dá a partir de seu estilo de dança.
(  ) Primeira pessoa que ousou encurtar as vestimentas para dança.
(  ) Incluiu a figura feminina como bailarinas nas montagens de dança. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	C
	2 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	D
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
	
	E
	4 – 5 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é 4 – 5 – 3 – 2 – 1. [4] “O balé clássico, estilo desenvolvido na Rússia, é uma união do estilo nobre francês com o virtuosismo italiano e tem na figura de Marius Petipa um dos seus primeiros e maiores difusores” (livro-base, p. 29). [5] “O balé foi, então, a primeira dança de espetáculo, e iniciou sua trajetória com Luís XIV, o Rei Sol, que fundou, no ano de 1661, a Academia Real de Dança, a qual existe até hoje” (livro-base, p. 22). [3] “Temos, na figura da norte-americana Isadora Duncan (1877-1927), o início da dança moderna. A contribuição da dançarina não se deve a sua técnica, mas ao que o estilo de dança por ela proposto representou” (livro-base, p. 33). [2] “Com o passar do tempo, foram surgindo nomes de bailarinas que fizeram a diferença ao ousarem encurtar seus vestidos, com o objetivo de desenvolverem sua técnica. Uma das primeiras que tempos notícia é Marie-Anne Cupis de Camargo (1710-1770), La Camargo, grande bailarina da época”. (livro-base, p. 26). [1] Segundo o livro-base um “fator relevante [...] foi a inclusão de mulheres como bailarinas, por Jean-Baptiste Lully (1632-1687), que também assumiu a companhia de Luís XIV, em seu espetáculo O triunfo do amor” (livro-base, p. 23).
Questão 2/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Veja o excerto de texto: 
“Com a Revolução Francesa e as guerras napoleônicas inaugurou-se o movimento romântico. Na época, na Inglaterra, a Revolução Industrial ocasionou uma mudança radical na sociedade. Com isso, o Romantismo, um movimento revolucionário, instituiu novos conceitos de arte em relação aos existentes até então”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Neil; FERREIRA, Nilce Vieira Campos - Evolução da Dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema - Repertório, Salvador, nº 26, p.266-272, 2016. p. 269. 
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre temas abordados na dança após Revolução Francesa, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	com a religião católica em plana ascensão, após a Revolução Francesa, intensificaram-se as proibições de determinados temas na dança, por exemplo, o ocultismo.
	
	B
	com o fracasso de La Sylphide, representada em 1832, todas as obras que representaram temas relacionados ao sobrenatural também fracassaram.
	
	C
	com o insucesso de La Sylphide, muitas outras montagens com o mesmo tema (ligados ao sobrenatural) deixaram de serem representadas.
	
	D
	Giselle, obra apresentada em 1841, desencadeou a exclusão do uso cenográfico nas montagens em dança, por se tratar de um tema relacionado ao ocultismo.
	
	E
	após a Revolução Francesa e com o enfraquecimento do catolicismo, o ocultismo e o sobrenatural tornaram-se temas muito presentes nos balés desse período.
Você acertou!
Esta é a questão correta porque “Após a Revolução Francesa, o poder da religião católica enfraqueceu, e isso possibilitou a abordagem de temas proibidos até então, como o ocultismo e o sobrenatural, enfatizados por meio de cenários e figurinos. [...] O sucesso da representação do sobrenatural no balé romântico, ocorreu no ano de 1832, com a montagem de La Sylphide, ambientado em uma floresta iluminada, habitada por espíritos. Esse cenário fantástico desencadeou uma verdadeira epidemia de montagens semelhantes, atingindo o ápice em 1841 com Giselle, obra que desenvolveu todos os elementos que estruturariam o balé romântico” (livro-base, p. 28)
Questão 3/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a citação: 
“Delsarte foi um virtuose e durante toda sua carreira artística recebeu diversos prêmios. François Delsarte (1811- 1871) nasceu em Solesmes, em um pequeno vilarejo ao norte da França. Seguiu, com a idade de 14 anos, para a capital, onde pôde aprofundar seus estudos de canto na Escola Real de Música e Declamação de Paris. Devido a uma condução irresponsável de seu talento, o jovem virtuose foi obrigado a encerrar prematuramente uma carreira inquestionavelmente brilhante, uma vez que teve sua voz, instrumento primeiro de seu trabalho, completamente danificada; desde então, dedicou-se à fundamentação de um pensamento sobre a expressividade do corpo, revelada pela tríade voz-palavra-gesto (emoção-pensamento-vontade)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, Marcilio de Souza - As Contribuições da Pedagogia de François Delsarte para o Ensino da Dança Moderna - Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre/RS, v. 2, n. 2, p. 396-412, 2012. p. 398. 
Tendo em vista a citação acima e os assuntos do livro-base Artes Integradas sobre François Delsarte e a dança moderna, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Depois de observar os movimentos de homens e mulheres, François Delsarte concluiu que vida, espírito e alma se opõem, assim como os gestos, palavra e a voz.
	
	B
	Delsarte observava os movimentos de bailarinos e bailarinas em cima do palco e concluiu que os gestos estão desvinculados dos sentimentos interiores.
	
	C
	Os estudos de Delsarte sobre a dança moderna aconteceram a partir da observação dos movimentos realizados pelo corpo no cotidiano.
Você acertou!
“O pioneiro da dança moderna, com especial atenção para o desenvolvimento do indivíduo, foi o francês François Delsarte (1811-1871). Seu trabalho iniciou com um estudo de observação dos movimentos realizados pelo corpo no cotidiano. Para isso, ele ficou horas analisando como as pessoas costumam se movimentar no dia a dia e, com base nessa análise, estabeleceu duas formas principais do movimento” (livro-base, p. 34).
	
	D
	A análise dos movimentos cotidianos era considerada desnecessária para Delsarte, uma vez que estão dissociados dos sentimentos interiores.
	
	E
	François Delsarte acreditava que por meio da dança o indivíduo teria dificuldades para se desenvolver.
Questão 4/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia o fragmento de texto: 
“O processo de criação do figurinista deve estar