Buscar

AV PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova:  Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201702505663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale, dentre as opções abaixo, a alternativa que diz respeito ao negócio em si, ou seja, ao que a empresa se dispôs em fazer no mercado em que opera e apresenta qual é o seu papel na sociedade.
		
	
	Metas
	
	Estratégias
	 
	Missão
	
	Valores
	
	Visão
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702421064)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Planejar é uma estratégia para aumentar as chances de sucesso de uma empresa. Para a empresa se manter no mercado, é necessário que ela tenha uma estratégia competitiva. Se a estratégia competitiva não for oriunda de um processo de planejamento, terá ela sido desenvolvida em muitos casos por ações isoladas dos departamentos da empresa, o que com certeza não traz bons resultados (Valandro & Filho, sem data). Sobre a relação do planejamento estratégico e o planejamento estratégico de recursos humanos, marque a alternativa correta:
		
	
	O planejamento estratégico envolve um conjunto de procedimentos para a tomada de decisões sobre os objetivos e as estratégias de longo prazo da organização.
	
	O planejamento de recursos humanos é o processo de prever e tomar medidas para a movimentação de pessoas para dentro e para fora de uma organização.
	
	O gerenciamento estratégico de recursos humanos é o padrão das alocações e atividades relativas a recursos humanos, que permitem que uma organização realize seus objetivos estratégicos.
	
	É importante vincular o planejamento estratégico e o planejamento de recursos humanos (gerenciamento estratégico de recursos humanos). A equipe da alta gerência reconhece que as decisões do planejamento estratégico afetam e são afetadas por questões de RH.
	 
	Todas as respostas estão corretas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701552989)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem empresas que empregam pessoas intensivamente, a grande maioria de suas mudanças está relacionada com a administração de RH. Assinale a resposta INCORRETA:
		
	
	vincular mais proximamente as remunerações ao sucesso da empresa.
	
	redesenhar o sistema de recompensa para premiar o desempenho consistente e confiável.
	
	reorientar o treinamento, aumentando a ênfase no conhecimento das necessidades dos clientes e em como atendê-las.
	
	redesenhar os processos de trabalho e as tarefas para que o enfoque no cliente seja mais eficaz.
	 
	valorizar os desempenhos por mérito, por antiguidade e por comportamentos tradicionais que se sustentam a curto prazo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702440310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O diagnóstico organizacional deve ser realizado para se identificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos seus recursos humanos atuais. Dos aspectos a seguir, qual não tem relação com este diagnóstico?
		
	
	O nível atual de satisfação dos empregados com o trabalho e com a empresa.
	
	O volume atual de custos diretos e indiretos com pessoal;
	
	As necessidades atuais de qualificação e atualização do pessoal;
	 
	O potencial das empresas concorrentes no mercado;
	
	O potencial humano e de competências atualmente disponíveis;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701420098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Gestão do Desempenho/Potencial utiliza uma série de ferramentas: avaliação de desempenho, do potencial, de resultados, avaliação de competências dentre outras. Das afirmativas a seguir, assinale aquela que explica com propriedade, a razão da aplicação destas ferramentas.
		
	
	Monitorar o desempenho das pessoas em determinados níveis, sem estabelecer correlação com outros aspectos
	 
	Estabelecer uma relação entre o que a organização planeja e o que ela alcança dos seus objetivos
	
	Identificar o que não precisa ser trabalhado para facilitar o alcance dos resultados
	
	O objetivo desta aplicação não está relacionado ao processo de Planejamento de RH
	
	Não demonstrar as discrepâncias no ambiente organizacional que precisam ser sanadas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702040560)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Enfoca as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracasso), que devem ser corrigidos através de orientação constante. O método não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos. Estamos falando de qual método de Avaliação de Desempenho?
		
	 
	Frases Descritivas.
	 
	Incidentes Críticos.
	
	Comparação de Pares.
	
	Escolha e distribuição Forçada.
	
	Escalas Gráficas de Classificação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702439813)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com um total de 622 promoções realizadas em 2011, o planejamento de carreira na DuPont atende a dois perfis diferentes de profissionais. Quem gosta de mobilidade e tem interesse em cargos de liderança pode contar com um recrutamento interno eficiente, que acontece a partir da divulgação das vagas. Já quem pretende fazer carreira na mesma área pode se apoiar no Technical Career Path, o programa que foi lançado em 2011 e permite que o empregado se desenvolva até o nível sênior, sem obrigatoriedade de migrar para a função gerencial. Para que toda esta engrenagem funcione, a DuPont investiu em 2011 mais de 2 milhões de reais em treinamento. ¿Esperamos que o funcionário tenha postura ativa sobre seus caminhos, afirma Claudia Pohlmann, diretora de RH da empresa. (FONTE: NEVES, Nina. EXAME. As 150 melhores empresas para você trabalhar. São Paulo: set. 2012, edição especial, p. 187 (adaptado)
 
A partir do texto acima, verifica-se que a estrutura de carreira da empresa apresentada é
		
	
	piramidal, onde o empregado pode seguir uma carreira com base na mudança de cargos na hierarquia, por meio do recrutamento interno e definida pela organização.
	 
	em rede, na qual o funcionário tem várias alternativas de escolha sobre qual posição da empresa ele quer seguir, optando por aquela que esteja mais voltada para suas aptidões, sob o gerenciamento e ajuda da organização.
	 
	em Y ou paralelas, na qual a principal característica é permitir a orientação das trajetórias profissionais em duas direções: uma de natureza profissional e outra de natureza gerencial.
	
	m linha, na qual a principal característica é a de que a sequência de posições está alinhada numa única direção, sem oferecer alternativas.
	
	por competências, por meio do mapeamento do CHA do empregado, inclusive deixando-o livre para se candidatar às novas oportunidades na organização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702445212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as alternativas abaixo sobre as tendências e desafios do planejamento de RH:
I - A gestão de recursos humanos passou a desempenhar um papel fundamental nas organizações. Ela é responsável pela elaboração das estratégias que estejam em consonância com os objetivos organizacionais.
II - As organizações passaram a perceber a importância do trabalho integrado entre os recursos humanos e as demais áreas da empresa, bem como a necessidade de enriquecimento das atividades tradicionais de RH, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida.
III ¿ Em relação às políticas de treinamento e desenvolvimento, não é necessária tanta preocupação por parte dos dirigentes da empresa, pois o treinamento inicial dos empregados já é suficiente para o progresso individual de cada um deles.
 
Está correto o que se afirma em:
		
	
	I e III
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	III9a Questão (Ref.: 201702044565)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As análises qualitativas e quantitativas servem de base para um melhor entendimento da organização, pois as mesmas fornecem informações que permitem uma avaliação mais próxima da realidade de desempenho e potencial de cada colaborador. Leia atentamente os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: I- Os resultados da Avaliação de Desempenho dos ocupantes de cargos-chave podem ser considerados elementos de análise qualitativa. II- A avaliação de capacitação profissional pode ser considerada como um elemento de análise qualitativa. III- A análise dos cargos-chave sem indicação de sucessores é um exemplo de análise qualitativa.
		
	
	Apenas o item III está correto.
	
	Apenas o item I está correto.
	
	Apenas o item II está correto.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702040858)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao Perfil Profissiográfico -PPP, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	A elaboração do Perfil Profissiográfico é realizada por meio da aplicação de testes.
	
	A área de RH é a responsável pela sua atualização (PPP) e verificação das evoluções que o profissional está fazendo.
	
	O Perfil Profissiográfico visa à avaliação da adequação do indivíduo ao trabalho e do trabalho ao indivíduo, bem como seu ambiente laboral.
	
	O perfil profissiográfico deve ser utilizado como instrumento gerencial para servir de parâmetro, junto com outras ferramentas de RH.
	 
	Todas as organizações devem elaborar um modelo (PPP) padrão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes