Buscar

Vedação com blocos estruturais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vedação com blocos estruturais
Alvenaria Estrutural
Unicesumar
Graduação de Design de Interiores
2º Ano – Turma ¨ A ¨
Oficina de Tecnologia II
Professora: Marlisia
Ana Paula Colhado
Janaina Andrade
João Henrique Souza
3º Bimestre
 2014
A escolha do sistema construtivo é uma decisão de extrema importância para a obra, pois ele influencia não somente o custo total da construção, mas a sua duração, a escolha da mão de obra, além de orientar o processo de projeto. 
O sistema mais utilizado nas construções no Brasil atualmente (especialmente para residências) é o tradicional conjunto de pilares e vigas de concreto. (Alvenaria de vedação).
Uma alternativa à estrutura tradicional é o sistema de Alvenaria Estrutural. Neste método construtivo, as paredes são autoportantes, ou seja, são capazes de suportar o peso da construção sem a necessidade de pilares e vigas.
Para isso, as paredes precisam ser erguidas com blocos especiais, sendo os blocos estruturais de concreto e cerâmica os mais utilizados. Existem diversas empresas que fabricam estes produtos, inclusive com modelos especiais para acolher tubulações ou com medidas diferentes para se ajustar à modulação, pois neste sistema os blocos não podem ser quebrados.
t
VANTAGENS
-A principal vantagem na eliminação de pilares e vigas é a economia, pois reduz-se a quantidade de formas de madeira (usadas para moldar a estrutura), diminui-se a quantidade de ferragens e desperdiça-se pouco material, pois os blocos não são quebrados, o que também contribui para a limpeza e organização do canteiro de obras.
-Economiza-se tempo também, pois enquanto no sistema convencional, as paredes são erguidas e depois rasgadas para embutir as tubulações hidráulicas e elétricas, na alvenaria estrutural, a passagem de ferros, fiações, conduítes ou canos é feita através dos furos de encaixe dos blocos, ao mesmo tempo em que a parede é erguida.
Também se economia com o revestimento de parte das paredes internas. Enquanto no sistema tradicional, o acabamento é feito com chapisco + emboço + reboque + massa corrida + pintura, na alvenaria estrutural, pode-se utilizar somente o gesso + pintura (exceto nas áreas molhadas), desde que os blocos utilizados sejam de qualidade, com as faces lisas e as paredes estejam bem feitas e no prumo.
DESVANTAGENS
-limitação no tamanho dos vãos das paredes e as restrições em caso de reformas, pois como as paredes são autoportantes, estas não podem sofrer alterações sem que a estrutura geral da edificação seja afetada. Além disso, as mudanças nas instalações elétricas e hidráulicas devem ser feitas com cuidado, pois os blocos não podem ser rasgados para embutir novas tubulações.
-O projeto arquitetônico também deve ser feito de forma detalhada, baseando-se nas modulações do bloco estrutural a ser utilizado, com plantas das 1ª e 2ª fiadas, além de vistas de todas as paredes.
-Caso sua opção seja por um sobrado, é importante lembrar que as paredes do pavimento superior devem estar localizadas na mesma posição daquelas do térreo, criando uma "limitação" na definição dos espaços, diferente do que ocorre com a estrutura convencional, que permite a criação de projetos mais arrojados, com maior liberdade na definição dos espaços, além de facilitar reformas futuras.
https://www.youtube.com/watch?v=OOBXD7mHBVI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais