Buscar

PROVA discursiva LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Prévia do material em texto

1 – Legislação Social e Trabalhista
No trabalho temporário a Lei n° 6.019/74 estabelece que trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou ao acréscimo extraordinário de serviços. A prestação de serviços entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviços ou clientes só será possível em algumas condições. Cite estas condições:
Contrato escrito entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviço.
Declarar expressamente no contrato o motivo justificador da demanda do trabalho temporário.
Declarar expressamente a modalidade da remuneração da prestação de serviço, de forma que estejam claramente discriminadas as parcelas relativas a salários e encargos sociais.
2 – Legislação Social e Trabalhista
Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Haverá contrato de trabalho sempre que uma pessoa física se obrigar a realizar atos, executar obras e prestar serviços para outra e sob dependência desta, de forma voluntária, durante um período determinado ou indeterminado de tempo, mediante o pagamento de uma remuneração. De acordo com o Guia de Estudo, dentre as possibilidades de alterações de contrato individual de trabalho, descreva sobre as alterações obrigatórias.
Quando as alterações no contrato individual de trabalho acontecem obrigatoriamente, independem da vontade das partes, pois a própria lei é que determina tais alterações. As partes do contrato simplesmente tem de alterar o contrato realizado entre ambos, sob pena de infringirem norma legal.
3 – Legislação Social e Trabalhista
“Para manter o emprego, MP permite reduzir jornada e salário temporariamente.
A presidente Dilma Rousseff assinou, nesta segunda-feira (6), uma medida provisória (MP) que permite às empresas reduzir em até 30% a jornada de trabalho e os salários pagos durante a atual crise econômica. O objetivo é evitar corte de empregos. A decisão foi anunciada após encontro da presidente com ministros e representantes de centrais sindicais”. UOL, em São Paulo 06/07/2015.
Estabeleça a relação do principio da irredutibilidade do salário.
De acordo com a Constituição de 88, o salário não pode ser reduzido, ou seja, há a garantia da “irredutibilidade do salário salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo”. Entendemos, pois, que como regra nenhum salário poderá ser reduzido, sendo garantido ao empregado o mesmo salário, salvo as vicissitudes que possam ocorrer durante vigência do contrato de trabalho e que possam ser alvo de negociações coletivas, conforme é apresentado no caso.
Portanto, a redução dos salários, com equivalente redução da jornada de trabalho, é uma estratégia positiva que pode resultar na manutenção de empregos em período de crise.
4 – Legislação Social e Trabalhista
Alana e Joana trabalham no mesmo setor na mesma empresa e estão próximas de realizar o sonho de ser mão. Alana está no 9° mês de gestação enquanto que Joana está finalizando um processo de adoção de uma criança de poucas semanas de vida. Coincidentemente, no dia 16/05/2017 Alana deu a luz e Joana conseguiu finalizar o processo de adoção. Joao, chefe imediato das duas disse que apenas Alana teria direito ao salário maternidade pois apenas Alana é a mãe biológica e que o setor não poderia liberar as duas funcionárias de uma vez.
Avalie a decisão de João, explique quem tem direito ao salário maternidade e por quanto tempo ela(s) tem direito e esse beneficio.
As duas têm direito ao salário maternidade, João está tomando um posicionamento errado, pois o salário maternidade é um beneficio pago à trabalhadora em caso de nascimento de um filho (vivo ou morto), de aborto não criminoso, de adoção ou de guarda judicial para fins de adoção. Ainda deve sinalizar que o período de duração do salário maternidade é de 120 dias para os dois casos.
5 – Legislação Social e Trabalhista
Paulo estava há 1 (um) ano desempregado e ficou imensamente feliz por conseguir um emprego na indústria metalúrgica perto de sua casa, com um salário mensal de R$ 1.200,00. A proposta da empresa foi de contratá-lo imediatamente, com registro na carteira de trabalho. Contudo, foi lhe imposta uma condição, o registro em carteira do valor de um salário mínimo e a diferença seria paga “por fora”. Paulo, precisando do emprego, aceitou a condição e começou a trabalhar.
O caso exposto ilustra o desrespeito a um dos Princípios Jurídicos, identifique que principio é esse e explique-o.
O principio desrespeitado é o principio da Irrenunciabilidade de Direitos. As normas do direito laboral são imperativas e não podem ser, por conseguinte, extintas, modificadas ou alteradas pelos sujeitos da relação trabalhista – mesmo em comum acordo – ou unilateralmente pelo empregador ou pelo empregado, como se caracterizam as situações de transação e renuncia. Isso é claro, se as alterações ou modificações tiverem o objetivo de prejudicar o empregado, pois se forem em seu beneficio serão sempre bem-vindas.
Qualquer acordo ou proposta que forem feitos, então, no sentido que deixem de lado os direitos do trabalhador serão nulos, incorrendo quem assim proceder em tentativa ou efetiva concretização de fraude na legislação trabalhista.
6 – Legislação Social e Trabalhista 
Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Haverá contrato de trabalho sempre que uma pessoa física se obrigar a realizar atos, executar obras ou prestar serviços para outra e sob dependência desta, de forma voluntária, durante um período determinado ou indeterminado de tempo, mediante o pagamento de uma remuneração.
De acordo com o Guia de Estudo, dentre as possibilidades de alterações de contrato individual de trabalho, DESCREVA SOBRE AS ALTERAÇÕES VOLUNTÁRIAS.
As alterações dependem das partes. Em comum acordo, elas podem alterar o contrato firmado entre ambas, desde que isso não cause qualquer prejuízo ao empregado, ao mesmo tempo em que não afronte a legislação.
É evidente que o empregado não obterá, unilateralmente, a alteração do contrato, pois não tem essa prerrogativa, sendo que qualquer mudança que deseje efetuar deverá ocorrer com o mútuo consentimento do empregador.
7 – Legislação Social e Trabalhista 
O salário, que nada mais é do que o valor pago pelo empregador, em contraprestação aos serviços executados pelo empregado. Além da importância fixa estipulada pelas partes, também são consideradas como salário os adicionais, as gratificações, as comissões, as diárias para viagem e abonos pelo empregador. (GONÇALVES, 2009).
De acordo com o Guia de Estudo da aula 01 DESCREVA: 04 DOS ALGUNS DOS TIPOS DE SALÁRIO OU REMUNERAÇÃO, CITADOS PELO AUTOR.
Salário Mínimo: Fixado por lei, valor mínimo a ser recebido pelo empregado com jornada mensal de 220 h, corrigido anualmente pelo governo. 
Salário Mensal: O empregado recebe por mês de serviço prestado, independentemente do número de dias no mês (28, 29, 30, 31). 
Salário Quinzenal: O empregado receberá por quinze dias trabalhados 
Salário Semanal: O empregado receberá por semana trabalhada 
Diarista: O empregado receberá quantia determinada para cada dia de serviço prestado, deve-se multiplicar o valor do salário diário pelo numero de dias do mês em questão para apuração do salário mensal. 
8 – Legislação Social e Trabalhista 
Para Silva (2015), por mais estranho que possa parecer, em linhas gerais, o empregado também pode rescindir seu contrato de trabalho POR FALTA GRAVE COMETIDA PELO EMPREGADOR, que é a chamada RESCISÃO INDIRETA, e neste caso, o empregado terá direito a todas as verbas rescisórias como se demitido sem justa causa fosse.
É claro que, diferentemente de quando o empregador demite o funcionário por JUSTA CAUSA, que para tanto, elabora apenas uma carta mencionando o fato, para que o empregado venha a ter considerado o seu contrato de trabalho indiretamenterescindido, deverá ajuizar reclamação trabalhista neste sentido.
As faltas graves do empregador, que poderá vir a ensejar na rescisão indireta do contrato de trabalho do empregado, estão elencadas nas alíneas do artigo 483 da CLT. (SILVA, 2015)
De acordo com o Guia de Estudo da aula 04, O AUTOR ENUMERA DIVERSAS HIPÓTESES DE FALTAS GRAVES DO EMPREGADOR. CITE OU DESCREVA 04 DESSAS HIPÓTESES.
1. Exigência de serviços superiores às forças do empregado, defesos em lei, contrários aos bons costumes ou alheio ao contrato.
2. Tratamento do empregado com rigor excessivo, pelo empregador ou por superiores hierárquicos.
3. Prática de ofensas físicas contra o empregado, pelo empregador ou seus prepostos, salvo em legítima defesa: 4. Redução do trabalho do empregado, sendo por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente os salários: este caso será aplicável aos empregados que tenham salário fixado por tarefa. 
9 – Legislação Social e Trabalhista 
Segundo Sérgio Pinto Martins, “o Direito do Trabalho é o conjunto de princípios, regras e instruções atinentes à relação de trabalho subordinado e situações análogas, que visa assegurar melhores condições de trabalho e condições sociais ao trabalhador, de acordo com medidas de proteção que lhe são destinadas” (2009, p.255).
Dentre os sub princípios dos PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DIREITO DO TRABALHO – Princípio da Proteção, DESCREVA O PRINCÍPIO DA IRRENUNCIABILIDADE DE DIREITOS.
O principio da Irrenunciabilidade de Direitos diz que as normas do direito laboral são imperativas e não podem ser, por conseguinte, extintas, modificadas ou alteradas pelos sujeitos da relação trabalhista – mesmo em comum acordo – ou unilateralmente pelo empregador ou pelo empregado, como se caracterizam as situações de transação e renuncia. Isso é claro, se as alterações ou modificações tiverem o objetivo de prejudicar o empregado, pois se forem em seu beneficio serão sempre bem-vindas.
10 – Legislação Social e Trabalhista 
Conforme Silva (2015), “nada é eterno nesta vida, e a vigência do contrato de trabalho do empregado não é exceção”. De uma maneira ou de outra, mesmo que seja por falecimento do empregado, o contrato de trabalho, um dia, rescindir-se-á. Silva, afirma que é exatamente na rescisão do contrato de trabalho do empregado, que a empresa terá sua derradeira possibilidade de quitação amigável de todos os direitos pendentes do empregado. De acordo com o Guia de Estudo da aula 04, cite os direitos do empregado com demissão sem justa causa com MAIS de 01 ano de trabalho.
O empregado terá direito a:
* saldo de salário;
* aviso prévio (indenizado ou trabalhado);
* 13º salário proporcional;
* férias vencidas (se não tiver gozado);
* 1/3 sobre as férias vencidas;
* férias proporcionais;
* 1/3 sobre as férias proporcionais;
* multa do FGTS.
11 – Legislação Social e Trabalhista 
João pediu demissão da empresa Viva Mais em 30 de janeiro de 2016 para assumir um novo cargo na empresa em 05 de fevereiro de 2016, por esse motivo não teve condição de trabalhar durante o aviso prévio. João negociou não cumpriu o aviso prévio trabalhado e ainda recebeu indenização referente ao aviso prévio.
Cite e explique o tipo aviso prévio concedido a João.
Aviso prévio indenizado. A falta do aviso prévio por parte do empregador, dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantindo sempre a integração desse período do seu tempo de serviço. O empregador dispensou o empregado do aviso prévio trabalhado pagando por todos seus direitos trabalhistas. 
12 – Legislação Social e Trabalhista 
Roberval Taylor, empregado da empresa Chico City Empreendimentos, aderiu à greve organizada pelo sindicato de sua categoria dentro dos parâmetros legais. A empresa, é claro, não gostando da atitude de seu empregado, demitiu Roberval por justa causa, considerando que o fato de ter aderido à greve foi falta grave.
Avalie a decisão da empresa sobre a demissão por justa causa de Roberval.
A greve não é motivo para justa causa, o direito a greve é assegurado constitucionalmente e legalmente ao trabalhador. A simples adesão a greve não constitui falta grave. 
13 – Legislação Social e Trabalhista 
Antonio trabalha na empresa TOP, no cargo de supervisor comercial, na cidade de São Paulo. Acaba de receber uma proposta para assumir a supervisão comercial definitiva da sede da empresa na cidade de Porto Alegre e aceitou. Analisando as condições da transferência, leu na internet que poderia requerer o adicional de transferência, no valor de 25% do valor do salário.
A partir da análise do caso, Antonio tem direito ao adicional de transferência? Por que?
Sim. O adicional é devido enquanto durar a transferência do trabalhador para um local diferente daquele em que habitualmente presta serviço e desde que haja mudança de domicilio de localidade correspondente a 25% do valor do empregado, os requisitos para concessão do adicional de transferência provisório determina pela mudança de localidade e domicilio e deve ser por real necessidade do serviço.
14 – Legislação Social e Trabalhista
Dentro da relação de emprego, vários são os direitos e deveres do empregado e do empregador, mas se pudéssemos resumir, poderíamos afirmar que, o maior dever do empregado é prestar seus serviços e o do empregador é pagar “os salários”.
De acordo com o guia de estudo – o autor aponta que o salário pode ter o seu pagamento ajustado com base em 3 hipoteses, por produção, por tarefa ou ainda por modulo de tempo. Descreva o que é salário por tarefa:
O salário baseado na tarefa, no qual o critério de pagamento é estipulado mediante a produção num determinado período de tempo; logo, pode ser entendido como um salário que é híbrido, pois é a união do salário por unidade de tempo e o salário por unidade de obra.
15 – Legislação Social e Trabalhista
Os tipos de benefícios previdenciários estão elencados no art. 18 da Lei no 8.213/91, que compreendem desde aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão para os segurados, bem como para seus dependentes, para os quais
são destinados serviço social e reabilitação.
De acordo com o guia de estudos, dentre os benefícios previdenciários, descreva o que é aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é uma renda mensal que o segurado recebe quando é considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para outra função.
16 – Legislação Social e Trabalhista
Os tipos de benefícios previdenciários estão elencados no art. 18 da Lei no 8.213/91, que compreendem desde aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão para os segurados, bem como para seus dependentes, para os quais
são destinados serviço social e reabilitação.
De acordo com o guia de estudos, dentre os benefícios previdenciários, descreva o que é auxilio reclusão?
O auxílio reclusão é uma prestação que os dependentes do segurado recebem quando este está recluso em regime fechado.
17 – Legislação Social e Trabalhista
A relação de emprego tem como características, entre outras, a onerosidade; neste contexto, o empregado recebe uma contrapartida pelo trabalho desempenhado. Logo, pode-se entender que o empregado recebe um valor econômico pelo seu serviço, que consiste em remuneração ou salário.
De acordo com o guia de estudos, descreva o que é Salário?
Salário é todo o valor pago ao empregado pelo empregador, seja em pecúnia ou em utilidade, em virtude de seu contrato de trabalho.
18 – Legislação Social e Trabalhista
A relação de emprego tem como características, entre outras, a onerosidade; neste contexto, o empregado recebe uma contrapartida pelo trabalho desempenhado. Logo, pode-se entender que o empregado recebe um valor econômico pelo seu serviço, que consiste em remuneração ou salário.
De acordo com o guia de estudos, descreva o que é Remuneração?
Remuneração é o conjunto de pagamentos, feitos pelo empregador ou por terceiros ao empregado, em consequência do contrato de trabalho.19 – Legislação Social e Trabalhista
Os tipos de benefícios previdenciários estão elencados no art. 18 da Lei no 8.213/91, que compreendem desde aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão para os segurados, bem como para seus dependentes, para os quais
são destinados serviço social e reabilitação. De acordo com o guia de estudos, dentre os benefícios previdenciários, descreva o que é aposentadoria por tempo de contribuição?
A aposentadoria por tempo de contribuição é a renda mensal que o segurando recebe quando completa 35 anos e 30 anos de contribuição, no caso de homens e mulheres respectivamente.
20 – Legislação Social e Trabalhista
Os tipos de benefícios previdenciários estão elencados no art. 18 da Lei no 8.213/91, que compreendem desde aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão para os segurados, bem como para seus dependentes, para os quais
são destinados serviço social e reabilitação. De acordo com o guia de estudos, dentre os benefícios previdenciários, descreva o que é aposentadoria por idade?
A aposentadoria por idade trata-se de uma renda mensal ao segurado assim que este cumpra o período de carência e tenha atingido a idade prevista (65 anos para os homens e 60 para as mulheres).
21 – Legislação Social e Trabalhista
Os tipos de benefícios previdenciários estão elencados no art. 18 da Lei no 8.213/91, que compreendem desde aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão para os segurados, bem como para seus dependentes, para os quais
são destinados serviço social e reabilitação.
De acordo com o guia de estudos, dentre os benefícios previdenciários, descreva o que é auxilio doença?
Auxilio doença é uma prestação mensal que tem como finalidade sanar as necessidades financeiras do empregado que está incapacitado de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos. Lembrando que os primeiros 15 dias são pagos pela empresa.

Continue navegando