Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA:
 
1) O ensinar e o aprender, nos diferentes momentos históricos, mantiveram- se intimamente ligados a uma visão social, ou seja, foi usado para se ganhar espaço e projeção na sociedade. No entanto, raramente se manifesta como um fim em si mesmo: ou é usado como instrumento de manutenção de uma certa ordem social e econômica, ou serve como meio de transformação dessa estrutura. Não existe neutralidade na ação educativa, como não existe neutralidade em nenhuma ação humana. Ou se está atuando a favor, ou contra certa ideologia. Explique a metodologia “METODOLOGIA DIALÉTICA”.
 
2) Nos dois últimos séculos, a sociedade humana tem vivenciado diversas transformações, tanto em suas relações sociais com em suas relações produtivas. A sociedade do conhecimento traz consigo novas tendências e desvenda novos espaços educativos, com os quais o papel do educador/pedagogo amplia-se e transpassa os limites da educação formal. Percebe-se claramente o aumento da tensão entre a democratização do conhecimento e a elitização do ensino. Se outrora os mecanismos de classificação adotados nas instituições de ensino serviam aos interesses das classes hegemônicas excluindo grande parcela da sociedade e conduzindo-a ao exercício de ocupações que dispensavam o uso de atividades mentais superiores, de modo a reduzir o fazer do trabalhador à mera repetição de tarefas e/ou movimentos, atualmente verifica-se a necessidade de formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de atuar no processo decisório e qualificar o trabalho desenvolvido. Em sua opinião qual deve ser o perfil ideal deste pedagogo nestes desafios fora de sala de aula?
A metodologia dialética, podemos tratar como uma dinâmica, (termo) usada por filósofos, a fim de conseguir novas ideias extrair novas opiniões , entre conflitos de velhas e novas ideias, fazendo com que der existência a novas opiniões, trazendo novas mudanças, o aluno parti de uma pratica social convencido de uma teoria e volta pra sua pratica social final, ou seja, sai do momento de reflexão, totalmente instrumentalizado e embasado rumo a uma transformação social.
Na sociedade contemporânea vem ocorrendo grandes mudanças em relação ao espaço educativo, saindo um pouco do formal, acredito que o perfil a ser exercida é ter o pensamento voltada a politicas educacionais trazendo a responsabilidade e um comprometimento a qualidade de ensino, e propiciar ao estudante cidadania e inclusão, desenvolvendo a mesma competência se fosse em unidade escolar, o ideal é que na formação profissional, apropriasse a adaptação nas suas praticas, capitando o dinamismo dessa “nova” realidade.

Outros materiais