Buscar

Estrutura Artigo Cientifico 2017.2

Prévia do material em texto

�PAGE �
ARTIGO CIENTÍFICO: ESTRUTURA E NORMAS DE ELABORAÇÃO
“O artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT: NBR 6022, 2003, p.2).
É um tipo de relatório de pesquisa indispensável no meio acadêmico, tendo em vista que possibilita ao pesquisador divulgar e publicar o trabalho em meios de comunicação científica impressos ou eletrônicos. 
As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da ABNT para apresentação de artigos científicos impressos. Todavia, ao submeter um artigo científico à aprovação de uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais adotadas pela revista. O artigo tem a mesma estrutura mínima requerida para outros trabalhos científicos, ou seja: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Formatação Geral:
Na digitação do texto deve ser utilizado papel branco, formato A-4 (2,10 x 2,97 cm).
Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm. O texto deve ser alinhado à margem esquerda e justificado à direita.
No texto, o espaço entrelinhas é de 1,5 cm e entre parágrafos usar espaço duplo, sem recuo. Atenção: o espaço é simples nas referências, no resumo, nas notas de rodapé, em legendas e em citações longas.
O tipo de fonte é Arial e seu tamanho é 12 para todo o texto e títulos de capítulos, com exceção do título do artigo cujo destaque gráfico exige fonte tamanho 14. Atenção: o tamanho da fonte é 10 nas notas de rodapé, em legendas, em citações longas e em tabelas.
Ao paginar, a numeração é evidenciada a partir da 2ª página do trabalho, em algarismos arábicos, fonte arial, tamanho 10, no canto superior direito da folha.
TÍTULO DO ARTIGO 
[Maíusculas, fonte 14, negrito, centralizado] 
 Nome do(s) autor(es)� 
Nome do Orientador�
[Iniciais maiúsculas, fonte 12, alinhado à direita] 
Resumo [Inicial maiúscula, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda]
O resumo apresenta de forma concisa os objetivos, a metodologia utilizada no trabalho e os resultados alcançados. É constituído de uma seqüência de frases concisas, devendo-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Deve ser redigido em parágrafo único, em espaço simples, não devendo ultrapassar 250 palavras. É acompanhado das palavras-chave, que são termos retirados do texto para representar o seu conteúdo, separadas entre si por ponto.
Palavras-Chave: __________. __________. __________. 
[Iniciais maiúsculas, fonte 12, alinhado à esquerda]
Abstract [Inicial maiúscula, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda]
O resumo em língua inglesa.
Keywords: __________. __________. __________. 
[Iniciais maiúsculas, fonte 12, alinhado à esquerda]
1 INTRODUÇÃO [Maiúsculas, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
Fornece ao leitor uma visão geral sobre o tema abordado. A introdução deve apresentar:
- Apresentação do objeto de estudo;
- Relevância do tema;
- Razões da escolha do tema;
- Problema de pesquisa / objetivos;
- Metodologia detalhada;
- Contribuições que o estudo pode trazer.
2 REFERENCIAL TEÓRICO [Maiúsculas, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
Enfoca o conteúdo do trabalho apresentando sua fundamentação teórica através da tradução das idéias dos autores lidos e a análise crítica do pesquisador. Divide-se em capítulos e sua construção utiliza-se das técnicas de citação de referências (texto de natureza técnico-científica). Exemplo:
2.1 TÍTULO DO CAPÍTULO [Maiúsculas, fonte 12, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
2.2 TÍTULO DO CAPÍTULO SEGUINTE [Maiúsculas, fonte 12, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
A linguagem será gramaticalmente correta, precisa, coesa, coerente e, preferencialmente, em terceira pessoa ou utilizando a impessoalização textual. Devem ser evitados adjetivos supérfluos, repetições redundantes, explicações desnecessárias, rodeios sem atingir o objetivo. Ao escrever, não se deve ficar determinado em demonstrar erudição e cultura gramatical ou discursiva e, sim, chegar-se a uma comunicação cujas idéias estejam claras ao leitor.
3 METODOLOGIA [Maiúsculas, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
Este capítulo traz as metodologias (conjunto de métodos e técnicas) que serão aplicadas na pesquisa, demonstrando o caminho percorrido, a maneira utilizada para atingir o objetivo. Em geral, a seção de metodologia descreve as amostras e procedimentos usados para obter os resultados apresentados no artigo. O nível de detalhe deve ser suficiente para um especialista na área possa reproduzir os resultados obtidos. Portanto, todos os detalhes experimentais e análises que podem afetar os resultados devem ser apresentados e discutidos neste item.
4 ANÁLISE DOS DADOS [Maiúsculas, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
Este capítulo traz os resultados da pesquisa de campo, confrontando-os com as bases teóricas apresentadas. Podem vir em forma de interpretação textual ou em gráficos e tabelas de forma sucinta.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS [Maiúsculas, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda, acompanhado da numeração progressiva]
Aqui se destacam os principais dados conclusivos quanto ao assunto abordado no artigo, fazendo-se sinteticamente uma recapitulação dos resultados, as principais contribuições e se for o caso, propor recomendações. Deve ser breve, respondendo objetivamente ao problema de pesquisa.
REFERÊNCIAS 
[Maiúsculas, fonte 12, negrito, centralizado, sem numeração progressiva]
Constitui uma lista ordenada (em ordem alfabética) de obras efetivamente citadas no trabalho. Deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT 6023. O título é centralizado. Todas as referências devem ser alinhadas à esquerda da página.
ANEXOS / APÊNDICES
[Maiúsculas, fonte 12, negrito, centralizado, no meio da página, sem numeração progressiva]
Texto ou documentos que servem de fundamentação, comprovação e ilustração para complementação do texto principal. Designa-se “apêndices” o material elaborado pelo autor e “anexos” o material extraído de fontes diversas. São identificados por letras maiúsculas consecutivas. Ex: ANEXO A, APÊNDICE A.
REFERÊNCIAS
ABNT. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de janeiro, 2003.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
 
� Breve currículo do(s) autor(es) em nota de rodapé (titulação/ Instituição a qual pertence), e-mail.
� Breve currículo do orientador em nota de rodapé (titulação/ Instituição a qual pertence), e-mail.
� NUMPAGES �4�

Outros materiais