Buscar

AV1 e AV2 MOVIMENTOS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV1 - SER SOCIAL - MOVIMENTOS SOCIAIS
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Período: 16/04/2018 00:00 à 07/06/2018 23:59
Conceito:
1) Na Constituição Federal, os Direitos Humanos permeiam diversos artigos. Quais artigos estão inscritos no título que trata dos princípios fundamentais, no título sobre os direitos e garantias fundamentais, entre outros artigos.
a) Direitos Sentimentais são inerentes a todas as pessoas e Direitos Econômicos mudam conforme a conjuntura de cada país.
b) Direitos Humanos são diferentes para todas as pessoas e Direitos Sociais não mudam conforme a conjuntura de cada país.
c) Direitos Humanos não são inerentes a todas as pessoas e Direitos Sociais mudam conforme as guerrilhas de cada país.
d) Direitos Humanos são inerentes a todas as pessoas e Direitos Sociais mudam conforme a conjuntura de cada país.
e) Direitos Políticos não são inerentes a todas as pessoas e Direitos Civis mudam conforme a conjuntura de cada país.
2) Para pensarmos a respeito das lutas de classe, é preciso situar o trabalho no modo de produção capitalista (MPC), pois o trabalho só pode ser realizado como uma atividade sob o comando do capital (MONTAÑO; DURIGUETTO, 2010). A relação trabalho e capital, desta forma, se traduz em qual forma de relação?
a) Exploração e desalienação e trabalho assalariado.
b) Exploração e alienação e trabalho comissionado.
c) Direito e alienação e trabalho privatizado.
d) Exploração e insanidade e empreitadas públicas.
e) Exploração e alienação e trabalho assalariado.
3) Na elaboração da nova Constituição, dois blocos, duas forças políticas representavam a sociedade brasileira. 
O bloco dos liberais defendia a não intervenção do Estado na economia, e o bloco das forças da esquerda defendia qual forma de governo?
a) A intervenção privada na continuidade e na ampliação do Estado na regulação da economia.
b) A intervenção estatal na descontinuidade e na diminuição do Estado na desregulação da economia.
c) A intervenção estatal na continuidade e na ampliação do Estado na regulação da economia.
d) A intervenção coletiva na continuidade e na ampliação do Estado na regulação da política.
e) A intervenção estatal na descontinuidade e na diminuição do Estado na regulação da cultura.
4) O conceito de regime de acumulação nasce na escola francesa de regulação, e é apropriado criticamente por David Harvey (1993). Segundo o autor, o regime de acumulação é descrito de que forma?
a) Na relação indissociável do modo de desacumulação e da desregulação social.
b) Na relação indissociável do modo de acumulação e da regulação social.
c) Na relação aceitável do modo de acumulação e da regulação econômica.
d) Na relação distante do modo de aderência e da regulação política.
e) Na relação indissociável do modo de economia e da regulação igualitária.
5) O Estado, enquanto conteúdo teórico, tem na doutrina do jusnaturalismo e na doutrina do contratualismo considerações e elementos necessários para a constituição do Estado contemporâneo. A crítica de Hegel às teorias contratualistas, às críticas da tradição marxista ao Estado e sociedade civil culmina em que?
a) No pensamento liberal do Estado e sociedade civil, que expõe o formato neoliberal vigente, do liberalismo ao individualismo exacerbado.
b) No pensamento ditatorial do Estado e sociedade civil, que expõe o formato ditador vigente, da ditadura ao individualismo exacerbado.
c) No pensamento conservador do Estado e sociedade civil, que expõe o formato conservador vigente, do conservadorismo ao individualismo exacerbado.
d) No pensamento patriarcal do Estado e sociedade civil, que expõe o formato patriarcal vigente, do patriarcalismo ao individualismo exacerbado.
e) No pensamento comunista do Estado e sociedade civil, que expõe o formato comunista vigente, do comunismo ao individualismo exacerbado.
AV2 - SER SOCIAL - MOVIMENTOS SOCIAIS
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Período: 16/04/2018 00:00 à 14/06/2018 23:59
Conceito:
1) A classe trabalhadora brasileira e o movimento operário constituíram-se de 1889 a 1930. Portanto, o trabalho assalariado e as organizações coletivas de trabalhadores brasileiros datam da segunda metade do século XIX. Em 1907, data-se a criação da primeira legislação brasileira (decreto) que define o que?
Alternativas:
a) O direito de livre associação empresarial.
b) O direito de livre associação pública.
c) O direito de livre associação sindical.
d) O direito de livre associação rural.
e) O direito de livre associação de saúde. 
2) O projeto ético político do Serviço Social tem, na década de 1990, seu marco inicial, e se baseia no contexto antagônico aos preceitos neoliberais e a forma o compromisso com as demandas das classes subalternas, em suas necessidades e projetos societários. Um dos instrumentos normativos que compõem o projeto ético-político, é o Código de Ética Profissional de 1993 – CEP/1993, o qual estabelece entre seus princípios fundamentais:
Alternativas:
a) Opção por um projeto particular vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
b) Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de desconstrução de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
c) Opção por um projeto pessoal vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, com dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
d) Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
e) Opção por um projeto profissional desvinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
3) Há que se considerar a função pedagógica do Serviço Social como primeira função das necessidades contraditórias das classes sociais. Qual é a característica desta função?
a) Conservadora.
b) Desatualizada.
c) Dispersiva.
d) Reguladora.
e) Mediadora.
4) Conforme Montaño e Duriguetto, as lutas de classes [...] são o instrumento que o trabalhador tem tido para diminuir essa desigualdade, ora conquistando leis e normas que regulem a relação salarial, ora inibindo relativamente o poder do capital (MONTAÑO; DURIGUETTO, 2010). Portanto, a consciência social passa pelas determinações do modo de vida, ou seja, de dada realidade social.
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta:
A sua transformação passa por essa tomada de _____________. Marx (1977) complementa ainda que "não é a consciência dos homens que determina o seu ser __________; é o seu ser social que, _______________, determina a sua consciência".
a) Consciência – político - ao contrário.
b) Consciência – social - inversamente.
c) Inconsciência – social – da mesma forma.
d) inconsciência – econômica - inversamente.
e) Consciência – pública – da mesma forma.
5) Quanto maior for o desenvolvimento do Capitalismo, maior será a acumulação do capital. A lógica do capital é a concentração da riqueza, portanto maior acúmulo de capital. Porém, o que é o contrário de não ser distribuída a riqueza acumulada? 
a) A desigualdade social.
b) A igualdade social.
c) A desigualdade de saúde.
d) A igualdade de informações.
e) A semelhança social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes