Buscar

Questões Discursiva Legislação Social I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Carlos, fotógrafo amador, necessitando de local para morar e sabedor que seu amigo Robson possuía, vago e sem utilização, um apartamento situado em zona nobre da cidade, faz a este proposta de locação do imóvel. Para tanto, celebraram contrato de locação residencial, em que estavam previstas as obrigações do locatário (Carlos) e do locador (Robson). Após um determinado tempo, Robson observa que o Carlos não vinha cumprindo com o dever contratualmente estabelecido de manter o imóvel em condições adequadas para o fim do contrato, já que ele quebrou todas as paredes internas do apartamento, transformando-o em um estúdio fotográfico.
Em razão disso, a questão foi levada à Justiça e o contrato foi extinto, por culpa do locatário, o qual veio, inclusive, a ser condenado a arcar com as despesas para reconstituição do imóvel no estado em que foi recebido. Levando em consideração o caso proposto, responda justificadamente:
a) A amizade entre Carlos e Robson configura uma relação jurídica? Justifique a sua resposta? 
b) Carlos ficou indignado com a decisão judicial e alegou que o Direito não atendeu a sua finalidade pois impediu uma pessoa de trabalhar. Está correta esta afirmação? Justifique a sua resposta.
Compare com a sua resposta: a) A amizade configura uma relação social e não uma relação jurídica, uma vez que este tipo de relacionamento não foi disciplinado pelo Direito.
b) A afirmação de Carlos não está correta, uma vez que o Direito visa determinar condutas, com a finalidade precípua de resolver os conflitos humanos ou conflitos de interesses, inevitáveis na convivência social.
2-Almadênia de Jesus ingressou no elevador do seu prédio e cumprimentou seu vizinho Antônio que estava no local, sendo que este por estar de mau humor a ignorou e não falou nada. Em relação ao caso pergunta-se:
a) A conduta de Antônio configura descumprimento de norma decorrente de algum instrumento de controle social? Em caso afirmativo, indicar justificadamente qual e se incide alguma penalidade sobre o comportamento dele. 
b) Caso Antônio, ao invés de ter se calado, a xingasse ferindo a sua honra. Estaria configurado o desrespeito a um mecanismo de controle social? Em caso afirmativo, indicar justificadamente qual e se incide alguma penalidade sobre o comportamento dele.
Compare com a sua resposta: a) Antônio violou as regras de tratos social que segundo Paulo Nader, ¿são padrões de conduta social, elaboradas pela sociedade e que, não resguardando os interesses de segurança do homem, visam a tornar o ambiente mais social mais ameno, sobre pressão da própria sociedade, tendo como exemplos as regras de cortesia, etiqueta, protocolo, cerimonial, moda, linguagem, educação, decoro, companheirismo, amizade, etc.
Essas regras têm sua faixa de atuação nas maneiras de o homem se apresentar perante aos seus semelhantes, e o seu valor consiste no aprimoramento do nível das relações sociais.
Entretanto, as normas de trato social não impõem uma sanção aqueles que as descumprem e sim incide apenas uma reprovação social.
b) Caso Antônio a xingasse ferindo a sua honra violaria uma norma jurídica uma vez que a honra é protegida pelo Direito, consistindo portanto em um bem jurídico.
Diante da violação de uma norma jurídica, Antônio estaria seujeito a penalidade prevista na lei.
3-De acordo com as nossas aulas e segundo a nossa constituição, temos um clara divisão dos poderes e suas funções denominadas típicas.Sendo assim, quais são esses poderes e quais as suas funções típicas?
Resposta: Os poderes são, O Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Cabe ao Legislativo a criação das leis e normas que regem a sociedade. Ao Executivo cabe com seus representantes o Presidente da República, governadores e prefeitos colocar essas leis em prática na solução de conflitos. Ao judiciário cabe julgar ações dos outros poderes inclusive o Presidente da República em crimes de responsabilidade.
Gabarito: Executivo, legislativo e judiciário- Executivo- chefia do governo e atos de administração; Legislativo legislar- Judiciário julgar diante do caso concreto
4-O nosso ordenamento atento a necessidade de implementação de direitos ao idoso em várias passagens da nossa legislação consagroo-os. Diante da narrativa, cite pelo menos dois direitos dos idosos reconhecidos no nosso ordenamento jurídico?
Resposta: Nossa legislação reconhece o direito ao idoso, acima de 65, que comprove não ter condições de suprir suas necessidades básicas e a ter suprida pela sua família, a um salario mínimo mensal. Prioridade no atendimento, seja na saúde ou em instituições públicas e privadas. Direito de usar o transporte público gratuitamente após 65 anos.
Gabarito: vida, saude, transporte, preferencia de tramitação nos processos judiciais, trabalho, assistência aqueles que não possuem condições de se manter
5-Na nossa aula sobre o direito de família observamos dentre os temas abordados alguns princípios que integram o direito de família e lá encontramos o principio da igualdade jurídica entre os filhos. Sendo assim, explique qual o significado do principio mencionado.
Gabarito: A Constituição de 1988 acabou com a distinção entre os filhos naturais e adotivos, assegurando que eles terão os mesmos direitos e qualificações, bem como vedou qualquer tratamento discriminatório
6-Ao longo das nossas aulas percebemos a importância da atuação do profissional da assistência social. Sua atuação também é percebida quando desempenha suas funções dentro dos presídios. Nesse sentido, qual a finalidade da assistência social direcionado para contexto acima apresentado ou seja, em relação ao preso?
Gabarito: A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade
7-Sabemos que infelizmente o casamento pode ser dissolvido. Nessa hipótese havendo filhos menores com ficará a guarda dos filhos? Explique a sua resposta.
Resposta: Com o que estiver em melhor condições de criá-los. Independente da condição financeira, o que tiver um maior condições em geral, para que filho tenha melhor qualidade de vida
Gabarito: o melhor interesse da criança, ou seja ,ficará com aquele que possuir melhores condições em sentido amplo
8-O que será necessário para o portador de deficiência e o idoso receberem um salário mínimo mensal através da assistência social?
Gabarito: Provar que não possuem meios de prover a própria manutenção.
9-Após muita perseverança e luta a nossa legislação avançou no sentido de estabelecer alguns direitos para os idosos visem à melhoria da qualidade de vida. Nesse cite dois direitos atualmente reconhecidos em nosso ordenamento jurídico.
Gabarito: vida, saúde, transporte, preferencia de tramitação nos processos judiciais, atendimento prioritário
10-Em nosso ordenamento juridico temos os denominados remedios cosntitucionais,conforme preceitua o art.5º. É possivel que o constragimento já tenha ocorrido,nessas hipoteses, qual o remedio constitucional cabivel e qual a sua espécie?
 Gabarito: Conforme o artigo 5º, LXVIII da Constituição Federal. quando o ato que causa constrangimento à pessoa já ocorreu, o instrumento a ser utilizado é o habeas corpus repressivo

Outros materiais