Buscar

A ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
ISAÍAS GONÇALVES DO NASCIMENTO GOES RA:346125
JOSÉ ELIAS DOS SANTOS DA SILVA RA:346124
NALIMAR MACEDO VASQUES RA:346126
WELLINGTON GONÇALVES PEREIRA RA:348553
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
NIOAQUE-MS
JUNHO - 2014
	
 
	
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
ISAÍAS GONÇALVES DO NASCIMENTO GOES RA:346125
JOSÉ ELIAS DOS SANTOS DA SILVA RA:346124
NALIMAR MACEDO VASQUES RA:346126
WELLINGTON GONÇALVES PEREIRA RA:348553
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
O 
trabalho foi elaborado na disciplina de
 
Ética e relações humanas no trabalho
Sob orientação do professor presencial 
João Salvador Claudino 
Sotolani
.
 
NIOAQUE – MS
 
NIOAQUE-MS
JUNHO – 2014
INTRODUÇÃO
A ética tem sido um tema bastante debatido e observado ao longo dos anos, porem tem se destacado com grande relevância na atualidade. Definições e conceitos têm se esclarecidos constantemente à medida que são colocados em práticas. Alguns defendem que a ética vem de berço, ou seja, que se adquire por ensinamentos e exemplos passados por aqueles que têm a obrigação de educar. Assim o aprendiz deve ter referências, geralmente pessoas de maior proximidade. Trazendo para realidade empresarial, já se sabe a grande importância que deve ser dada à ética. Desde o mais simples colaborador ao dono da organização, todos devem portar-se eticamente. Tanto nas relações interpessoais internas entre pares, superiores hierárquicos e subordinados, quanto nas relações externas com fornecedores ou compradores, a ética tem que está presente. 
“Em suma, para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Pois, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons hábitos, e a mediana entre as atitudes, as condutas e as decisões, é o mais importante para estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, assim como o desenvolvimento harmonioso do ser em seu meio.”
A ética é de extrema importância no meio empresarial e profissional, pois sua função é que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público dos seus negócios e a sociedade, como por exemplo, dando ênfase do comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido, porém vemos que nesse momento estamos vivendo uma crise de valores de ética sendo banalizado tanto o meio humano, político, profissionais e empresariais, precisamos que toda a sociedade Brasileira se conscientize do beneficio da ética, seguir lembrar-se da virtude de ser ético pode transformar as pessoas seus propósitos e as relações sociais. Sendo assim podemos pensar num mundo melhor mais humanizado, fundamentado no respeito dos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo. 
De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual. O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.
A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.
Sinopse do filme
“AMOR SEM ESCALAS
O Filme relata a vida Profissional de Ryan Binghan que tem a função de demitir pessoas de seus empregos. A empresa que ele trabalha é contratada por terceiro para prestar serviços de RH. Binghan precisa viajar por vários lugares nos EUA para cumprir sua função. Seu lar é em hotéis e aeroportos, seu objetivo é juntar milhas para conquistar o topo de 10 milhões de milhas em vôos e ganhar o cartão que poucos já ganharam somente sete pessoas já conseguiram este recorde. Ele gosta desta vida livre e descompromissada. A vida do personagem citado acima é baseada apenas no trabalho, não existe lar, família, amigos, pois alguns profissionais em diversas áreas de atuação preferem se dedicar apenas ao trabalho e optar por um modo de vida diferente.
 Alguns conseguem alcançar o sucesso e são felizes, outros se tornam profissionais frustrados e infelizes. Seu chefe Craig contrata a então a recém-formada Natalie. Ela traz uma proposta de reduzir gastos com viagens e hospedagem, demitindo pessoas através de vídeo conferência. O Senhor Craig gosta da proposta de Natalie e quando Binghan é informado, ele se opõe. A aceitação de uma idéia nova demora um pouco, em todas as organizações, o indivíduo tende a rejeitar mudanças. É difícil sair da zona de conforto e enfrentar um novo desafio, isto altera a vida profissional e muitas vezes a pessoal. Não apenas pelo fato de mudar sua vida, mas também pelo tratamento que as pessoas vão receber. Para exercer a função de um líder, levam-se em consideração que liderar pessoas que possuem características diferentes, sonhos e aspirações é uma tarefa árdua, pois não podemos prever a reação de cada um diante de situações extremas. Para convencer seu chefe de que isto não dará certo, ele aceita levar a Novata Natalie em suas viagens para conhecer de perto seu trabalho. Observa-se que mesmo sabendo que a idéia não lhe é conveniente, não custa nada tentar. Trabalhar em equipe é fundamental para o homem organizacional, o qual está sempre pronto para constantes mudanças. 
Em uma de suas viagens, ele conhece Alex, também executiva, que tem o mesmo estilo de vida que Ryan, só que um pouco misteriosa em relação a sua vida pessoal. No convívio com estas duas mulheres e suas duas irmãs que ele não via há muitos anos, é que ele começa a repensar sua vida, valores e suas escolhas. Pois a vida pessoal e profissional está sempre lado a lado uma da outra. Pode-se dizer que a vida solitária e desarraigada de família e amigos foi uma escolha onde ele se realiza e é feliz profissionalmente. Na profissão, ele se torna frio e distante das pessoas, não se deixa envolver emocionalmente com o sofrimento alheio, mas ainda possuía uma mansidão, sendo agradável com os mais próximos. 
Na comunicação, houve falhas, pois foi detectada uma funcionária com problemas psicológicos, mas Ryan resolveu ignorá-la e as consequências foram terríveis, pois a funcionária se suicidou.  Aqui percebemos a falta de uma assistência psicológica para acompanhamento destes profissionais demitidos. O personagem fica triste ao saber que Natalie pediu demissão e faz questão de fazer uma carta de recomendação para seu novo emprego, mostrando aqui um líder sensível. Ele entende que a função de demitir pessoas é dura demais para algumas pessoas. Vale ressaltar que independente da área de atuação escolhida, é importante que haja dedicação, que o profissional se identifique com a profissão. Este fator influência diretamente no desempenho de muitos profissionais, que sempre ocorre o seguinte: uma grande parte visa apenas o retorno financeiro ou o status social. Já outros se empenham pensando no bem estar de toda a organização.
ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
A primeira análise do filme é em relação à situação que envolve a saúde mental do colaborador em relação ao trabalho. Onde a função do profissional é basicamente demitir pessoas de outras empresas de diversos lugares daquele país. Onde os gestores não têmcoragem para fazê-lo. Ele não só demitia como também aconselhava as pessoas a não ver a demissão como um fato ruim e sim, como uma oportunidade de mudança de vida e devido à crise econômica que estava acontecendo. As pessoas tinham as mais diferentes reações ao receberem a notícia de que estavam demitidas de seus empregos após anos de trabalho e dedicação, com a perspectiva de que não iriam encontrar outro emprego com facilidade. Uns reagiam com ironia, outros com desespero até o suicídio. Cada um de acordo com sua perspectiva de encaixe mercado de trabalho.
Outro ponto observado foi que, muitas vezes o profissional tem um foco tão grande e específico nos objetivos de vida profissional que vive sozinhos e isolados em seus casulos, até se darem conta de que deve haver um equilíbrio, entre a vida profissional e pessoal como quando o personagem percebe a partir do envolvimento com Alex a qual ele passa a alimentar um sentimento verdadeiro, de como ele era sozinho e mesmo quando ele conseguiu alcançar os dez milhões de milhas tão almejadas ele já não se sentia mais feliz por isso. Esta cena mostra que mesmo o indivíduo acreditando que é feliz com o seu trabalho, isto não é suficiente para ficar em estado de bem estar físico e mental, pois as pessoas precisam se relacionar com outras e conviver em grupo para que numa situação como esta, o indivíduo não fique com sentimento de isolamento o qual propicia a depressão e baixo estima, que hoje são fatores contrários à saúde metal. 
A terceira situação encontrada no filme é o de como o profissional muitas vezes se submete ao “stress” e sofrimento psíquico de um emprego, quando na verdade não era o que ele queria fazer, como no caso da personagem Natalie, ao participar das demissões e visualizar as diferentes atitudes das pessoas ao ouvirem que estavam sendo demitida, ela se sentia uma carrasca, em ter que ser a própria a transmitir esses momentos de desespero às pessoas. Não suportando a pressão ela toma a decisão de pedir sua demissão do trabalho. 
O quarto ponto observado é quando em determinado momento do filme ele mostra que o melhor remédio para manter e assegurar a saúde mental de um funcionário é a motivação, como por exemplo, a cena que quando o funcionário recebe a notícia que está sendo demitido. Ele fica preocupado e desolado, sem perspectiva de vida por depender daquele emprego pra sua sobrevivência e de sua família e saber que num momento de crise não seria fácil encontrar outro emprego, e nem saberia o que dizer aos seus filhos. Mas, Ryan tem um discurso bastante motivacional, influenciando aquele homem a seguir sua carreira de cozinheiro, que essa situação para ele era uma oportunidade de seguir seu sonho. Para Ryan pode não ter significado nada, fazendo parte apenas do seu roteiro de demissão, mas para aquele homem foi essencial ouvir aquelas palavras, fazendo com que ele saísse de cabeça erguida, motivado a fazer o que ele sempre quis que fosse ser cozinheiro.
O quinto e último ponto observado, foi à reestruturação na linha de pensamento, tido por convicção pelo profissional interpretado por Clonney, onde no decorrer do filme duas personagens aparecem na vida de Ryan, primeiramente Alex, uma mulher que levava a vida basicamente como ele, sempre viajando a trabalho em que ele se envolver emocionalmente com ela e depois a Natalie uma profissional recém-formada da faculdade, que chegou a empresa que ele trabalhava, com o objetivo de implantar uma inovadora metodologia de funcionamento, em que ninguém precisasse viajar para demitir os colaboradores, mas sim que fosse por videoconferência, a fim de que o processo fosse mais barato e ocorresse de forma impessoal, no entanto menos humano.
Debate
De acordo com o filme pudemos observar que houve muitas falhas com relação à ética profissional. Uma delas pode ressaltar aqui: Demissão via Web Cam, relação amorosa com uma colega de trabalho, tendo em vista que a mesma é casada, entre outras situações. Vivemos em tempo em que as pessoas vivem mais em seu trabalho do que com a própria família. Mas isso não quer dizer que devemos deixar nossa vida social para se aprofundar ao nosso ritmo de trabalho. Podemos e devemos unir as duas coisas, porém, não deixando uma estragar a outra.
Foi encontrada a ética profissional no filme através de Ryan, que é uma pessoa extremamente profissional, que incorpora sua função de uma maneira muito eficiente. E sabemos que hoje na administração precisamos de pessoas assim, que vistam a camisa de sua empresa, que desempenha sua função da melhor maneira possível, que tenha ética acima de tudo, que respeite seu próximo assim como Ryan respeita os funcionários que ali são demitidos. Não é porque você está designado a demitir pessoas, que você precisa ter uma visão negativa das pessoas. É claro que infelizmente as pessoas vão te ver desta forma, como uma pessoa fria, sem coração, enfim, mas Ryan soube driblar esta visão e se tornou um bom profissional, que num momento de passar uma ruim informação ao mesmo tempo ele soube reverter à situação e mostrar para o funcionário que a vida é feita de oportunidades e que se ali não deu certo para ele, em outro lugar dará.
Natalie na maioria das vezes não teve ética. Devemos achar que o método de demissão via Web Cam é correto? Não. De forma alguma. Isso é inaceitável no mundo em que vivemos, onde as pessoas são movidas por motivação, onde as pessoas por mais que seus cargos não sejam mais tão importantes precisam ter seus valores valorizados. Demitindo uma pessoa pela internet, passamos a impressão de que não temos tanta importância para com aquela pessoa. Hoje em dia um bom profissional de administração, RH, seja lá qual for sua área de atuação, precisa ser uma pessoa ética. 
Situações que envolvam questões de Ética Profissional.
* Ryan não aceitou o procedimento de demissão “frio” via Web Cam. Ele acredita que o funcionário precisa de um feedback olho no olho. 
* Ryan é uma pessoa extremamente profissional. Ele chega a renunciar sua vida pessoal e social em troca de seu trabalho. 
* Natalie uma pessoa integrada que chegou com uma novidade, acabou chegando ao aeroporto com uma mala velha e isso acabou atrasando a sua viagem. 
* No momento da demissão de um funcionário, Natalie quer dar uma motivação ao funcionário, dizendo que ele estava passando por um momento de transição positiva.
* Natalie observou que o método utilizado por Ryan é o mais adequado a ser utilizado. Por se tratar de Ética Profissional, onde a pessoa designada a demitir se mostrou uma pessoa educada, amiga, atenciosa e companheira. Mesmo não trazendo uma boa notícia. 
* Com as demissões pela Web Cam, como as pessoas não tinham a oportunidade de se levantar, de argumentar, com isso elas acabavam indo embora frustradas, se sentindo derrotadas. Porém com o método de Ryan, ele acabava tornando uma chata situação, num momento de aprendizado, e colocava esperança no coração das pessoas ali demitidas.
* Ryan abusa de seu profissionalismo, por achar que isso está acima de tudo e de todos. Sendo assim, nem mesmo uma fila de hotel ele enfrentava, ele simplesmente passava na frente de todos, causando um tremendo desconforto deselegante e nada ético.
CONCLUSÃO
A Ética é um assunto inesgotável, de importância fundamental no desenvolvimento das organizações e nas posturas que as empresa adotam para terem uma conduta ética e dos instrumentos de aplicação da ética. É valido citar que o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucro com respaldo moral. O conhecimento na aplicação da ética nos negócios é lucrativo e pode determinar a permanência da empresa no mercado. Confiança e credibilidade serão os diferenciais nas relações de negócios no futuro bem próximo. 
A retomada dos valores e princípios éticos e morais no sentido de orientar a conduta de profissionais e empresas, com vistas na humanização, das relações nos negócios, reacendem a importância da ética, moral e valores aserem aplicados nos negócios em busca de um relacionamento com maior longevidade, tanto com clientes e fornecedores e ainda com empregadores e empregados, buscando um clima mais humano nessas negociações. O, sempre desagradável, processo demissionário aplicado às pessoas na trama e na vida real, retrata um dos tantos malefícios trazidos por este abismo nas relações humanas dentro das instituições modernas, momento impactante, que traz fragilidade e frustração, seus efeitos colaterais posteriores são devastadores e imprevisíveis, vide o ocorrido na trama, suicídio de uma das demitidas. Ou seja, as dificuldades são potencializadas no entendimento do demitido.
Conclui-se que muitas empresas que oferecem trabalho, não têm nenhum comprometimento com o demitido, desumanizando totalmente esse momento de intensa fragilidade emocional e que a mesma, seja pessoalmente ou por videoconferência, não deveria em tempos de valorização do indivíduo, possuir a mínima razão de existir. Aprimorando mais o papel da empresa contratante, a mesma poderia adotar melhorias no processo interno de demissões, explicando antecipadamente os motivos que motivaram o desligamento. Manter o relacionamento com o colaborador demitido, ajudar a readmissão através de contatos com fornecedores e parceiros relacionados ao ramo de negócio; manter certos benefícios por um período posterior à demissão, podendo receber até apoio psicológico; entre outras, a fim de preservar a imagem da empresa internamente, perante os funcionários que ficam, e externamente, perante fornecedores e consumidores, tratando com maior dignidade e justiça funcionários que, por algum motivo deixaram de ser necessários para corporação. Para ser ético no trabalho, é preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situação, nunca fazer algo que não possa assumir em público, ser humilde, tolerante e flexível. Ser ético significa, muitas vezes, abrir mão de algumas coisas e perder algo.
Bibliografia
MATOS, Francisco Gomes. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2007.
Adas, Fernando. Alguém já viveu um amor sem escalas? Disponível em: <http://www.alumniespm.com.br/colunas/opiniao/alguem-ja-viveu-um-amorsem-escalas/>. Acesso em: 23 de maio de 2014.
AMOR sem Escalas (Up in the Air). Direção: Jason Reitman. Intérpretes: George
Clooney a Anna Kendrick. 2009.
Conselho Federal de Administração. Código de Ética Profissional do Administrador. Disponível em:<http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenegocios/codetica_adm.pdf>. Acesso em: 23 de maio de 2014.
http://www.eticaempresarial.com.br/>. Acesso em: 23 de maio de 2014.
FERREIRA, Adriano R. Reflexões: Da ética Aristotélica Para A ética Na Sociedade
Brasileira Atual. Netsaber. 2008. Disponível em: <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_sobre_reflexoes:_da_etica_aristotelica_para_a_etica_na_sociedade_brasileira_atual>. Acesso em: 29 de maio de 2014.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes