Buscar

avalição objetiva presencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Todo sistema linguístico é organizado em níveis de análise, dos quais temos como principais: o fono-lógico, que se ocupa em estudar as unidades mínimas da composição das palavras; o morfológico, que se ocupa com as escolhas das palavras; o sintático, que se ocupa em organizar as palavras na frase; e o semântico, que busca a relação das palavras e o sentido que elas têm. Mesmo com a ideia de que a fonologia trata de unidades mínimas de sons, entendemos com Saussure (1970), que as unidades mínimas também existem nas línguas de sinais, mas não em forma de sons e a definição ampliada, torna o conceito de fonologia suficientemente abstrato para abranger não apenas repre-sentações psíquicas de sons, mas também de gestos como destacado pela autora LEITE (2008). Portanto, quando nos referirmos aos fonemas, estamos fazendo menção às unidades mínimas que compõem a língua independente se é oral ou sinalizada. Neste momento nos considere o que diz o pesquisador e linguista Willian Stokoe (1960), esse linguista propôs três componentes da fonologia, ou seja; da estrutura interna dos sinais. Para ele um sinal é composto por (ao menos) três componen-tes principais (...) destaque quais são esses:
Escolha uma:
a. ( )Espaço visuo-gestual, orientação de mãos e experiências visuais.
b. ( )Análise de mãos, exposição visual e expressão de face.
c. ( )Configuração de Mãos, Direção e Categorias.
d. ( )Extensão de mãos, direção e organização espacial.
e. ( )Configuração de mãos, Locação (ou localização) e Movimento.
GABARITO COMEN-TADO: NA PÁGINA 42 DO LIVRO ESTÁ DESTACADO SEGUNDO STOKOE QUE os três componentes principais são Configuração de mãos, localização ou locação e movimento.
Feedback
A resposta correta é: ( )Configuração de mãos, Locação (ou localização) e Movimento..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sabe-se que o alfabeto manual é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Sobre o Alfabeto Manual, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas: 
(__)O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. 
(__)Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente. 
(__)Normalmente se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar. 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, V.
b. V, F, F.
c. F, V, F.
d. V, V, V.
Verdades sobre a Libras: universais linguísticos. O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
e. V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Atualmente, tem sido muito comum as pessoas se depararem com outras conversando de um modo muito diferente do que estão acostumadas a ver. Entre as várias formas de comunicação encontramos a linguagem dos surdos, que atualmente é reconhecida pelo Brasil como língua oficial desta população. Há duas terminologias para designar a Língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira, indique a opção que contém estas terminologias:
Escolha uma:
a. Libras e LSB.
Língua de sinais - No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira: Libras (Língua Brasileira deSinais) e LSB (Língua de Sinais Brasileira).
b. Libras e Braile.
c. LSB e Sinais Icônicos.
d. Braile e Comunicação Total.
e. LSB e Sinais Arbitrários.
Feedback
A resposta correta é: Libras e LSB..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Todo sistema linguístico é organizado em níveis de análise, sendo os principais: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Assim, relacione os níveis de acordo com suas respectivas características: 
(1) Fonológico. 
(2) Morfológico. 
(3) Sintático. 
(4) Semântico. 
(__)Se ocupa em organizar as palavras na frase. 
(__)Se ocupa em estudar as unidades mínimas da composição das palavras. 
(__)Busca a relação das palavras e o sentido que elas têm. 
(__)Se ocupa com as escolhas das palavras. 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. 4, 1, 2, 3.
b. 1, 2, 4, 3.
c. 3, 1, 4, 2.
O fonológico: se ocupa em estudar as unidades mínimas da composição das palavras; o morfológico: se ocupa com as escolhas das palavras; o sintático, que se ocupa em organizar as palavras na frase; e o semântico: que busca a relação das palavras e o sentido que elas têm.
d. 2, 3, 4, 1.
e. 1, 2, 3, 4.
Feedback
A resposta correta é: 3, 1, 4, 2..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Com o acelerar da recepção de informações, a sociedade progride e tem sua visão alterada. Foi a partir da década de 90, do século XX, que inauguraram algumas pesquisas no país sobre a língua de sinais, e isto propiciou um olhar antropológico e cultural sobre a surdez. Sobre esse progresso, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas, escolhendo a ordem correta de suas respostas: 
(__)Deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir.
 (__)Mesmo com a concepção de diferença (ao invés de deficiência), as pessoas surdas ainda não fazem parte da sociedade, pois somos um país onde não há aceitação da diversidade social. 
(__)O olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração. 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, F, F.
b. V, V, F.
c. V, V, V.
d. F, F, V.
e. V, F, V.
Deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir. O olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais, e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Assinale o resultado correto:
Escolha uma:
a. 9
b. 12.
c. 32
d. 18
A multiplicação corresponde a 3x6
e. 14
Feedback
A resposta correta é: 18.
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A LIBRAS também realiza empréstimos linguísticos, destaca-se nesse sentido o alfabeto manual. Ele é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Os surdos representam por meio das mãos as letras do alfabeto português, no caso do Brasil. Sobre o alfabeto manual, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma1letra com cada mão. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as
letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
b. Não há a possibilidade de reproduzir os acentos nas palavras na Língua de Sinais.
c. O alfabeto manual faz parte da Libras, ele é considerado parte integrante da Língua de Sinais, portanto, quando a pessoa está usando o alfabeto manual, está usando a Libras e não o Português.
d. O alfabeto manual indica a configuração de mão; exemplo: para sinalizar professor, utilizamos a configuração de mão em “P”, as configurações de mão são numeradas, portanto ele é Libras.
e. O alfabeto manual trata-se de um recurso utilizado apenas pelos ouvintes quando precisam pronunciar a palavra surdo.
Feedback
A resposta correta é: O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma1letra com cada mão. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Em relação às crianças surdas, a comunidade representa a projeção com o amanhã, a possibilidade de um futuro, pois vislumbram exemplos positivos, surdos adultos interagindo na sociedade. Nesse ambiente, terão a oportunidade de enxergar a si próprios de forma diferente, não como deficientes, mas assimilando que existe diferença linguística. É nesse momento em que ocorre a formação da identidade e da cultura surda. Segundo Strobel (2008), a cultura surda é definida como:
Escolha uma:
a. O que motiva o sujeito surdo, para ter sua língua, hábitos e crenças, isto é, sua cultura visual que diz respeito à formação de identidade surda, está diretamente vinculada a conquista da forma de comunicação oral.
b. Capacidade linguística que suporta a aquisição da linguagem, independente da modalidade da língua.
c. A utilização da língua de sinais, sendo estabelecida por meio das afinidades daqueles que a integram.
d. Aquilo que motiva o ingresso na comunidade, então é provável que existam surdos que não participem, pois preferem a utilização da língua falada, por diversos motivos.
e. O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, compreendendo a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda.
O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, o que compreende a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda.
Feedback
A resposta correta é: O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, compreendendo a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Além dos fonemas, as línguas naturais também são compostas por morfemas e palavras, e essas duas articulações é que norteiam a dupla articulação. Por dupla articulação, entendemos um plano de conteúdos (composto por morfemas e palavras) e um plano isento de conteúdos (composto por fonemas). É bom lembrar que ambas as articulações são restritas nas línguas naturais, mas que sua combinação pode originar um número irrestrito de possibilidades significativas. Como a Libras é uma língua natural, também é composta pela dupla articulação. Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais, os quais isoladamente, não têm conteúdo significativo (capaz de compor significação), porém, quando unidos, podem formar conteúdos irrestritos. Assinale a alternativa que apresenta esses três parâmetros:
Escolha uma:
a. Configuração de mão (CM), articulação (A) e morfema (M).
b. Configuração de mão (CM), palavra (P) e movimento (M).
c. Configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M).
Stokoe propôs três parâmetros da estrutura interna dos sinais: configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M).
d. Configuração de morfema (CM), localização (L) e movimento (M).
e. Configuração de morfema (CM), localização (L) e combinação (C).
Feedback
A resposta correta é: Configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M)..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O II Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, em 1880, entendia que o método de ensino mais adequado aos surdos seria o Oralismo. Marque a resposta que corresponde ao local onde foi realizado esse Congresso:
Escolha uma:
a. Estados Unidos.
b. Salamanca.
c. Milão.
Neste congresso realizado em Milão, o método de ensino entendido como o mais adequado aos surdos seria a oralização. Nesse sentido, o trabalho era de: recuperação auditiva, tratamento de reabilitação, exercícios mecânicos. O professor era mero treinador de fonemas e o aluno deveria empreender todos os esforços possíveis para realizar uma boa leitura labial.
d. Japão.
e. Brasil.
Feedback
A resposta correta é: Milão..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais