Ergonomia e Segurança do Trabalho CEUCLAR
7 pág.

Ergonomia e Segurança do Trabalho CEUCLAR


DisciplinaSegurança do Trabalho e Ergonomia409 materiais1.447 seguidores
Pré-visualização1 página
CLARETIANO \u2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO 
Atividade no Portfólio 
	Descrição da atividade 
	Considerando os conteúdos estudados, responda às seguintes questões, apresentando-as no Portfólio. 
	Atenção! 
	Esta atividade deve seguir as normas de um trabalho acadêmico. 
	
1) Conceitue Ergonomia, seus objetivos e suas formas de intervenção. 
Ciência que estuda a interação do homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver a integração do sistema produtivo respeitando a limitações do trabalhador, seja referente à capacidade física, capacidade social, capacidade psicológica do ínvido. Formas de intervenção ergonômica: Ergonomia cognitiva, Ergonomia física, Ergonomia organizacional.
	
2) Descreva as variáveis analisadas e pesquisadas pela Ergonomia. 
	
3) Diferencie a macroergonomia da microergomia.
Denifições:
Macroergonomia: é definida como desenvolvimento e aplicação da tecnologia da interface homem-máquina em toda a organização, ou seja, como um sistema integral (IIDA, 2005).
Microergonomia: realiza uma abordagem dos trabalhadores individuais e em postos de trabalho isolados (IIDA, 2005). 
Então: A Marcroergonomia estuda a interação homem-maquina de forma global com a finalidade de alcançar um bem comum, envolvendo todos trabalhadores de uma organização, e por sua vez, a Microergonomia estuda os postos de trabalhos individualmente, proporcionando melhores condições de trabalho nos casos analisados.
	
4) As etapas da Análise Ergonômica, segundo Mores e Mont.Alvão, 2009, são: apreciação ergonômica; diagnose ergonômica, avaliação, validação e testes ergonômicos; detalhamento ergonômico e otimização. Explique cada uma destas etapas. 
	Apreciação ergonômica
A apreciação ergonômica é a fase de exploração, em que se verifica o posto de trabalho de forma assistemática. O levantamento das informações é obtido por meio de conversas informais com os funcionários, verificando o sistema homem-tarefa-máquina, bem como os problemas ergonômicos posturais, informacionais, acionais, cognitivos, comunicacionais, físico-ambientais e outros, chegando-se a um parecer ergonômico.
A apreciação é caracterizada pela sistematização do homem-tarefa-máquina e pela delimitação dos problemas ergonômicos, que correspondem à problematização 
Diagnose ergonômica
A etapa de diagnose ergonômica consiste em aprofundar o estudo dos problemas verificados na fase anterior, realizando análises da macroergonomia, da tarefa, dos aspectos ambientais e das entrevistas. Entende-se por Análise de Macroergonomia a verificação de toda a organização do trabalho
Projetação ergonômica
Na etapa de projetação ergonômica, busca- se \u201cadaptar as estações de trabalho, os equipamentos e as ferramentas às características físicas, psíquicas e cognitivas do trabalhador\u201d.
Avaliação, validação e/ou testes ergonômicos 
Trata-se de retornar aos trabalhadores as propostas e alternativas projetadas.
Detalhamento ergonômico e otimização
O detalhamento e a otimização ergonômica compreendem a revisão do projeto, após sua avaliação pelo contratante e validação pelos operadores, conforme as opções do decisor, segundo as restrições de custo, as prioridades tecnológicas da empresa solicitante, a capacidade instalada do implementador e as soluções técnicas disponíveis.
5) Quais os tipos de enfoques na projetação de postos de trabalho? Descreva-os. 
A projetação de posto de trabalho tem 3 tipos de enfoques
Enfoque Taylorista
Enfoque Ergonômico Tradicional
Enfoque Global
Enfoque Taylorista
Baseia- se nos estudo dos movimentos corporais considerando o tempo utilizado nestes movimentos. O método de trabalho era determinado pelo menor tempo obtido utilizando pela abordagem do enfoque. Eram desconsideradas as limitações físicas e psicologias do trabalhador.
Enfoque Ergonômico Tradicional 
É baseado no princípio da redução das exigências biomecânicas no intuito de minimizar a fadiga física, ou seja, leva em consideração os limites e capacidades do indivíduo do ponto de vista da biomecânica ocupacional e, as características antropométricas dos usuários / operadores. No enfoque ergonômico tradicional, o posto de trabalho é considerado um prolongamento do corpo humano, visto que este trata apenas dos fatores físicos do posto de trabalho. 
Enfoque Global
Segue os mesmos princípios do enfoque ergonômico tradicional, abrangendo ainda os aspectos psicológicos e cognitivos do indivíduo, bem como, os sistemas de produção (incluindo os hardwares e softwares). O enfoque ergonômico global é aplicado na concepção ou adaptação de postos de trabalho e/ou ambientes de trabalho informatizados e automatizados em ambientes industriais e administrativos. 
	
6) Baseado no protocolo da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) da Universidade de São Carlos, o manual Análise Ergonômica do Posto de Trabalho, você deverá registrar por meio de fotos uma situação simples de trabalho na posição sentada em que esteja digitando e analisar os seguintes itens: área de trabalho, distância visual e o ângulo de visão, espaço para pernas, tipo de cadeira e assento.