A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol uninter  artes visuais diferentes contextos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Leia a citação:
“A Psicologia da Gestalt dedica uma enorme atenção ao estudo dos problemas da forma. Dirige seu esforço primordialmente à percepção e faz uma abordagem que busca superar a dicotomia sujeito-objeto, fazendo propostas que envolvem a premissa básica da percepção das formas em todos significativos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVIM, Monica Botelho. Experiência Estética e corporeidade: fragmentos de um diálogo entre Gestalt-Terapia, Arte e Fenomenologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia,  Rio de Janeiro, v. 07, n. 01, p.138-146, 2007.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Alfabetização Visual: Conceito, Equívocos e Necessidade sobre as definições de alguns termos relativos às mídias digitais, relacione os itens abaixo às suas respectivas definições:
Gestalt
Sintaxe Visual
Leitura de Imagem
( 3) no que se relaciona à imagem, a organização perceptual da forma subsidiou várias concepções.
 
( 2) os fundamentos da imagem, em suas estruturas pré-existentes, são reforçadas pela Neurociência.
 
(1 ) Teoria enunciada por Max Wertheimer.
 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3, 1, 2.
	
	B
	3, 2, 1.
	
	C
	2, 1, 3.
	
	D
	1, 3, 2.
	
	E
	1, 2, 3
Questão 2/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere a informação a seguir: 
Robert William Ott, um dos teóricos pioneiros na Leitura de Imagens, elaborou um método de leitura de obra que se organiza nas seguintes etapas: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando. Esse método ficou conhecido como “Image”. 
Fonte: Texto elaborado pela autora desta questão. 
A partir das considerações sobre Leitura de Imagens trabalhadas no texto-base Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa, bem como da informação citada, pode-se afirmar que o início da leitura de uma obra se dá com:
	
	A
	a explicação do educador do museu ou do professor.
	
	B
	as informações sobre a biografia do artista e o seu contexto.
	
	C
	a observação da obra e a descrição de seus elementos visíveis.
	
	D
	a pesquisa aprofundada do aluno sobre o tema.
	
	E
	a fundamentação da História da Arte e do contexto.
Questão 3/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere a citação: 
“Uma discussão levantada no início do século passado por Walter Benjamin e que ainda se mostra bastante atual, diz respeito à reprodução que põe conceitos como obra de arte e estética em questão. Se, no passado, Benjamin pesquisava os efeitos da fotografia e do cinema e, dessa forma, a reprodutibilidade técnica da obra de arte, hoje, no ciberespaço, a obra de arte está ao alcance de todos, em qualquer lugar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA FILHO, Pedro Luiz. Arte, ciberarte e interatividade: uma experiência na arte de transição na PROEM. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, 2008. <http://repositorio.unb.br/handle/10482/3479>. Acesso em 08 mar. 2018. 
De acordo com a citação e com os conteúdos do texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA sobre os ciberartistas, assinale a alternativa correta quanto à participação da arte e dos sujeitos nesse espaço virtual, levando em conta a relação entre essa modalidade e o ensino de Artes Visuais:
	
	A
	A interação dos ciberartistas no ciberespaço não influencia o ensino das Artes Visuais na Escola, por se tratar de arte de transição.
	
	B
	Ciberartistas participam por meio do ciberespaço. A navegação e interação facilitam, também, o processo de criação de uma identidade cultural própria.
	
	C
	O professor, ao trabalhar com a ciberarte, não precisa preocupar-se com as identidades culturais e o multiculturalismo, uma vez que se trata de uma arte de transição.
	
	D
	O processo de reinvenção da identidade cultural de um grupo pode ser ampliado com o acesso e o desenvolvimento de habilidades na utilização de nova mídia
	
	E
	O professor responsável pela transmissão de conhecimento de acordo com modelos previamente estabelecidos convive no ciberespaço e não necessita de apoio da escola para que os alunos possam desenvolver arte digital.
Questão 4/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Leia o fragmento de texto:
“As imagens são carregadas de significados, assim vemos o quanto é importante educar o olhar, aprender a ‘ver arte’, para que seja possível extrair a essência, dialogar com a imagem, entender a mensagem, o conteúdo, para não sermos dominados por elas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TORRES, Maria R. de Lima.  A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais, 2011, p. 11. <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4458/1/2011_MariaRitadeLimaTorres.pdf>. Acesso em 19 de mar. 2018.
De acordo com o fragmento de texto e o conteúdo do texto-base Leitura de Imagens, Cultura Visual e Prática Educativa sobre o sistema de apreciação da obra de arte proposto por Willian Ott, relacione corretamente as etapas a seguir às suas respectivas características:
Aquecendo ou sensibilizando
Fundamentando
Interpretando
Descrevendo
Revelando
Analisando
( 1   )  Fruição e percepção inicial da obra.
(5    ) Fazer artístico baseado na vivência.
(  6  ) Aspectos conceituais relativos aos elementos formais.
(  3  ) Repostas pessoais mediante relações com a produção artística.
(   2 ) Ampliação do conhecimento sobre a obra através da história da arte.
(  4  ) Inventário de tudo que é visível e perceptível na obra.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	6 – 3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 1 – 3 – 6 –2 – 5
	
	C
	1 – 5 – 6 – 3 – 2 – 4
	
	D
	5 – 2 – 4 – 1 – 3 – 6
Questão 5/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Leia o excerto de texto:
“Para estudantes de EJA, a modalidade mista é bastante importante para a conclusão do ensino básico pois grande parte são trabalhadores e não dispõem do tempo necessário para estar na escola como os estudantes regulares. Desta maneira podem se dedicar ao estudo online nos fins de semana quando a escola está fechada. Podem acessar o site, ver os vídeos e animações, fazer download de material relevante e assim seguir aprendendo nos momentos em que disponham de tempo livre”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TELES, Lúcio. A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da educação de jovens e adultos – EJA. In: Anais do 20º CIADE, 2014, p. 4 < http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/294.pdf>. Acesso em 19 de já. 2018.
 De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da educação de jovens e adultos - EJA sobre a modalidade mista de aprendizagem, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (F ) Por ter a criatividade e a interatividade como elementos constitutivos, a ciberarte se opõe aos processos de aprendizagem da arte na modalidade mista.
II. (v ) A modalidade mista de aprendizagem é também conhecida como Blended Learning.
III. V A transiarte ou arte em transição, na modalidade mista, pode se constituir como um eixo integrador na aprendizagem curricular.
IV. (F ) A cultura híbrida é um dos principais aspectos da transiarte, que enfatiza apenas o espaço presencial de ensino no tempo individual do educando.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – V – F

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.