Logo Passei Direto
Buscar
Material
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio colaborativo- Av 01
Biossegurança
Os profissionais da saúde estão constantemente expostos aos mais diversos riscos em seus locais de trabalho, por isso, devem sempre seguir as ações impostas pela biossegurança.
A Biossegurança hospitalar, é um conjunto de medidas que procura reduzir, ao máximo, ou mesmo erradicar, os riscos característicos de determinadas atividades. Esses riscos podem afetar tanto a saúde do profissional quanto do paciente e causar danos ao meio ambiente. Quando falamos sobre profissionais de saúde, sabemos que os riscos são ainda maiores, e neste caso, a biossegurança é aplicada principalmente em instalações laboratoriais e aos agentes biológicos aos quais o profissional pode estar exposto.
O não cumprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias. A biossegurança vai muito além de ações básicas como os sistemas de esterilização do ar ou câmaras de desinfecção das roupas de segurança. Ela engloba medidas que devem atuar prevenindo a contaminação do profissional, que é, atualmente, uma das principais causas de acidentes dentro do ambiente hospitalar. Os funcionários tendem a sofrer acidentes que podem ter a saúde seriamente prejudicada por condições erradas de trabalho.
O Controle das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde, tradicionalmente chamadas de Infecções Hospitalares, está considerado no âmbito da epidemiologia. Definido como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes da saúde individual ou coletiva, tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de controle e prevenção das doenças e seus agravos. Conhecer o evento e os determinantes das doenças e agravos à saúde é importante para estimular ações para prevenção, como feito pela Nutricionista em questão, e da mesma forma agiria, investigando as causas buscando soluções imediatas para resolução.

Mais conteúdos dessa disciplina