Buscar

Av1 - principio da ciencias do materias

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCE0291_AV1_201301429351 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201301429351 - JEAN FREITAS DE ALMEIDA
	Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
KARINA LUCIA GARCIA MANTOVANI
	Turma: 9028/W
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/10/2014 21:05:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201301534279)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	 
	Cerâmicas;
	
	Metais;
	
	Materiais avançados.
	
	Polímeros;
	
	Compósitos;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302038868)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
		
	
	Somente materiais metálicos e cerâmicos
	
	Materiais cerâmicos, granulosos e polimeros
	
	Apenas materiais poliméricos
	
	Materiais metálicos, cítricos e poliméricos
	 
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301534284)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	 
	Metais
	
	Polímeros
	
	Materiais avançados
	
	Cerâmicas
	
	Compósitos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301501544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	cristalográficos
	
	semi-cristalinos
	 
	cristalinos
	
	polimorfos
	
	amorfos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301628511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas. O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica. Considerando a tabela a seguir e o ensaio anteriormente mencionado, assinale a opção que mostra a ordem crescente de resistência a deformação elástica dos materiais considerados.
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	Alumínio
	 69
	Magnésio
	45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
                     
		
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301628628)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
		
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301629622)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	limite de resistência do metal aumenta com o grau de encruamento do material.
	 
	Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
	
	A ductilidade diminui com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos e rotação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301534404)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	
	11% de sal.
	
	6% de sal.
	
	19% de sal.
	
	26% de sal.
	 
	15% de sal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301713914)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um determinado clã de samurais da alta idade média japonesa desenvolveu um tratamento térmico de suas espadas que acabava por conferir às mesmas propriedades mecânicas "incríveis" para o contexto de então, representando grande vantagem militar. A micrografia pertencente ao aço dessa espada tinha como característica a presença de uma estrutura em forma de agulhas. Identifique qual o tratamento térmico provavelmente utilizado pelos guerreiros do feudo na preparação de suas armas. (ver figura)
		
	
	Deformação a frio.
	
	Recozimento.
	
	Revenido.
	
	Martelação.
	 
	Têmpera
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301532545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
		
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformaçãopermanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	 
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 27/09/2014 até 16/10/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes