Buscar

APOL 1 Análise Econômica e Administração Estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
Nota: 20.0
	
	A
	a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra a. Os princípios econômicos se referem a: trade-offs das pessoas e das empresas, custos ocultos ou custos de oportunidade, pessoas respondem a incentivos em relação aos preços dos bens, os mercados são, em geral, eficientes e a necessidade de atuação governamental em casos de externalidades ou poder de mercado em determinados setores que podem ser maléficos ao funcionamento dos mercados.
Nas demais alternativas, todas as informações estão completamente incorretas ou são absurdas do ponto de vista da teoria econômica, sem exceção. Pode-se citar, por exemplo, rendas ilimitadas, igualdade de preços em quaisquer situações, oferta de máquinas pelas famílias, os custos de produção são finitos e inexistentes, etc.
	
	B
	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	
	C
	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	
	D
	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	
	E
	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Segundo Michael Porter, uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a ameaça de entrada de novos concorrentes.
Essa ameaça tende a ser mais significativa quando?
Nota: 20.0
	
	A
	existe escassez de matéria-prima.
	
	B
	as empresas do setor operam sob a forma de licenciamento.
	
	C
	o setor é mais segmentado.
	
	D
	o setor caracteriza-se pela posse de ativos caros.
	
	E
	há muitos distribuidores escoando a produção do setor.
Você acertou!
A escassez de matéria-prima limitaria a entrada de novos concorrentes e aumentaria o poder de barganha dos fornecedores – falsa.
Se as empresas do setor operam sob a forma de licenciamento, não existe a possibilidade de novos entrantes – Falsa
Havendo grande segmentação a entrada de novos concorrentes tem seu impacto reduzido, permite especialização da empresa – Falsa
Se os ativos para entrada no setor são caros, por exemplo uma fundição, a entrada de novos concorrentes também é dificultada – Falsa
Se existe uma boa rede de distribuição atuando no setor, significa que existe mercado para o produto, desta forma, novas empresas tendem a entrar no mercado - Verdadeira
(Aula 02, tema 6).
Questão 3/5 - Administração Estratégica
Analise e responda:
A Mercedes começou com uma primeira fase da campanha do Classe A, tendo início em outubro de 1998, quando começaram a ser veiculados 12 vídeos de 90 segundos cada, durante 12 domingos seguidos no Fantástico. Essa etapa tinha intenção de divulgar, de modo jornalístico, em formato de documentário, a construção da primeira fábrica de automóveis Mercedes-Benz fora da Alemanha e o lançamento do Classe A. Cada um deles tratava de um assunto específico: design, motor, chassi, aerodinâmica, a escolha de Juiz de Fora, entre outros temas. Foram dirigidos pelo jornalista Luís Fernando Silva Pinto, da Idea Television, de Washington, e realizados nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. Em 1999, ano do começo da produção nacional, a marca novamente pôs uma campanha de lançamento do modelo, colocando no ar 5 comerciais de televisão e mais uma série de anúncios de mídia impressa, outdoor e spots de rádio.
Suas vendas atingiram patamares aceitáveis apenas no começo. Mas seu preço elevado para a época (R$33 mil reais, na versão Classic, básica), aliado à alta do dólar (a maioria das peças eram importadas), o carro foi, a cada ano, vendendo cada vez menos. Acompanhando esse declínio nas vendas, a fábrica de Juiz de Fora estava operando em ociosidade, produzindo apenas 20% de sua capacidade total, quando a previsão era produzir 70.000 carros por ano. Em 15 de agosto de 2005, a produção do Classe A em Juiz de Fora foi parada, após só 63.402 exemplares fabricados desde 17 de fevereiro de 1999.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Classe_A
Em relação a estratégia da Mercedes de fabricar carros no Brasil:
I. A estratégia pretendida foi Deliberada e realizada independentemente de seu sucesso;
II. Com o Fracasso de vendas a estratégia pretendida não foi realizada;
III. A estratégia Deliberada deu lugar a uma estratégia emergente;
IV. Devido ao fracasso de vendas pode-se afirmar que a estratégia não foi realizada.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III estão corretas
	
	B
	Apenas afirmativa I é correta
Você acertou!
Embora tenha havido um fracasso de vendas do produto, a estratégia pretendida pela empresa foi Deliberada e implantada. Não houveram ajustes na estratégia, por isso não surgiram novas estratégias (emergentes), demonstrando que a empresa não aprendeu com seus erros, levando ao fracasso da estratégia devido a sua falta de flexibilidade e ajustes (Aula 01, tema 01).
	
	C
	II, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas a IV afirmativa é correta
	
	E
	II e III estão corretas
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Um indivíduo deve desenvolver três grandes habilidades para exercer a atividade de administrador: Habilidades técnicas; habilidades humanas ou gerenciais; e habilidades conceituais (KATZ apud STONER, 1999).
As habilidades necessárias aos proprietários, presidentes e CEOs de uma empresa, e que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa são:
Nota: 20.0
	
	A
	Habilidades técnicas
	
	B
	Habilidades práticas
	
	C
	Habilidades conceituais 
Você acertou!
Alternativa “c”. Habilidades técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Habilidades humanas ou gerenciais são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Com elas, os administradores se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Habilidades conceituais são as habilidades necessárias aos pelos proprietários, presidentes e CEOs de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa. (Aula 1, pg. 17)
	
	D
	Habilidades humanas
	
	E
	Habilidades gerenciais
Questão 5/5 - Administração Estratégica
O novo presidente da Empresa Mercados Múltiplos está redirecionando a sua estratégia pormeio de um processo clássico centralizado de gestão estratégica de natureza prescritiva, cujos modelos conceituais e etapas são bem conhecidos.
A partir do que estudamos sobre as escolas do processo estratégico, o presidente está correto ao afirmar que o processo deve contemplar
Nota: 20.0
	
	A
	o atendimento das expectativas dos diferentes grupos na estrutura de poder da empresa.
	
	B
	a implementação de estratégias emergentes.
	
	C
	a avaliação de concorrentes potenciais e produtos substitutos.
Você acertou!
Nesta pergunta vemos os conceitos da escola do posicionamento propostos por Mintzberg (2000), nesta escola as ferramentas de análise elaboração da estratégia são prescritivos, baseiam-se em teorias e conceitos como análise das forças competitivas (rivalidade entre os concorrentes, novos entrantes, produtos substitutos, poder de barganha de clientes e fornecedores), entre outros (Aula 01, tema 04).
	
	D
	a utilização de processo participativo de tomada de decisão estratégica.
	
	E
	a manutenção do organograma e do sistema de informação existentes.

Outros materiais