Buscar

APOL 5

Prévia do material em texto

Comportamento Empreendedor APOL 5
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Na loja de móveis de Clarissa e Bernardo, a principal preocupação sempre foi em relação a sobrevivência do empreendimento. Estão há quase 6 anos em atividade, atualmente, encontram-se em uma posição confortável na cidade onde estão localizados. Clarissa e Bernardo sabem muito bem que poucos empreendimentos chegam a fazer sucesso pois, a grande maioria acaba fechando as portas antes do tempo. Agora, a maior preocupação deles é acompanhar o ciclo de vida da organização.
Considerando as informações acima, avalie as afirmações a seguir que versam sobre o ciclo de vida das organizações:
 I. Clarissa e Bernardo devem acompanhar o ciclo de vida do negócio para poder se adaptar as mudanças e coordenar as ações a serem realizadas de acordo com cada situação.
 II. É necessário acompanhar bem de perto o ciclo de vida do empreendimento para poder tomar decisões quanto a aquisição de tecnologias, matérias-primas, investimentos em marketing etc.
 III. Por estarem há quase seis anos em atividade, o empreendimento de Clarissa e Bernardo atingiu rapidamente a fase de maturidade e, nesse caso, muito pouca coisa deve ser reinventada.
 IV. O crescimento da loja de móveis de Clarissa e Bernardo está intimamente ligada ao planejamento, à execução e ao controle que são necessários ao bom andamento dos negócios.
É correto o que se afirma em
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
A afirmativa I está correta porque, os empreendedores precisam acompanhar o ciclo de vida do seu negócio para poder dar conta da instabilidade e das mudanças do mercado consumidor.
A afirmativa II está correta porque, muitas das decisões tomadas pelos empreendedores leva em conta o ciclo de vida da organização. para adotar a melhor estratégia é necessário compreender o comportamento do negócio ao longo do tempo.
A afirmativa III está incorreta porque, ocorre exatamente o contrário, muita coisa pode e deve ser reinventada para que se possa atingir e se manter na fase de maturidade da organização.
A afirmativa IV está correta porque, somente por intermédio de um bom planejamento, boa execução e controle das coisas é que o empreendimento conseguirá crescer em condições favoráveis.
Resposta está no livro base - A caminhada empreendedora, capítulo - Empresariando o negócio, p. 178-179.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre a busca de capital.
Na fase de se realizar um empreendimento faz-se necessária a busca por capital para começar e sustentar o andamento de uma organização. Marcos, Alex e Edmundo são amigos de infância e estão pensando em formalizar um negócio na área de tecnologia da informação. Marcos se formou em Administração e sua ideia consiste em montar uma empresa para desenvolver um software para controle do consumo de energia para hospitais, para isso pretende convidar seus amigos. Alex já tem uma patente de um programa que poderia ser utilizado nessa empreitada e Edmundo dispõe de capital para entrar na sociedade e poderia também atuar na parte comercial da empresa. Sobre o capital, analise as questões a seguir.
I.   Alex dispõe de um capital intangível para entrar na empresa representado por sua patente.
II.  Edmundo, caso aceite a proposta de investir na empresa e trabalhar nela pode ser considerado um sócio operacional.
III. O capital intangível não é necessário nessa fase do empreendimento, sendo apenas necessário o capital financeiro para dar início à empresa.
IV. O capital intangível é representado pelos recursos humanos e os empréstimos que podem conseguir a partir do plano de negócios.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
Alex dispõe de um capital intangível para entrar na empresa representado por sua patente. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168), as patentes são exemplos de um capital intangível, portanto afirmativa correta.
Edmundo, caso aceite a proposta de investir na empresa e trabalhar nela pode ser considerado um sócio operacional. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167), um sócio operacional é aquele que disponibiliza capital e também atua no empreendimento. Portanto afirmativa correta.
O capital intangível não é necessário nessa fase do empreendimento, sendo apenas necessário o capital financeiro para dar início à empresa. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168), a busca de recursos não deve ser apenas focada em recursos financeiros, mas também deve buscar capital intangível para a organização. Portanto afirmativa incorreta.
O capital intangível é representado pelos recursos humanos e os empréstimos que podem conseguir a partir do plano de negócios. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168), os empréstimos são considerados capital financeiro e não intangível, portanto afirmativa incorreta.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Na indústria de banheiras e hidromassagens Carvalhal, todos os profissionais têm a possibilidade de serem acompanhados e capacitados para exercerem suas atividades. Os gestores procuram identificar as competências dos seus colabores e impulsioná-los a atingir melhores desempenhos, acrescentando a eles habilidades e melhorando as já existentes. Assim, a empresa pratica a gestão por competências, e está dando prioridade para aquilo que é necessário para o alcance de seus objetivos.
 Analise as afirmativas a seguir, assinale com V de verdadeiras e com F de falsas as que versam sobre a gestão por competências:
(  ) Na gestão por competências, o primeiro passo consiste em identificar as principais competências considerando os cargos e as funções.
(  ) A gestão por competências resulta em dividir o trabalho das suas  equipes de acordo com as competências de cada indivíduo.
(  ) A adoção da gestão por competências em uma organização pressupõem atrair, desenvolver, reter e recompensar o talento das pessoas.
(  ) A gestão por competências tem inicio pela avaliação das competências de cada indivíduo e das oportunidades de melhoria.
Agora marque a sequência correta
Nota: 0.0
	
	A
	F, F, V e V
	
	B
	F, F, F e V
	
	C
	F, V, V e F
A afirmativa I é falsa porque, o primeiro passo é a realização de um inventário comportamental para que se possa mapear as competências, sendo que os cargos e as funções não devem ser considerados.
 A afirmativa II é verdadeira porque, a gestão por competências resulta na divisão de tarefas de acordo com a característica de cada indivíduo em particular.
 A afirmativa III é verdadeira porque, o sentido da gestão por competências é: atrair, reter, desenvolver e recompensar o talento das pessoas.
 A afirmativa IV é falsa porque, inicialmente, o que se realiza na gestão por competências é um mapeamento, é a identificação das competências que contribuirão para trazer vantagem competitiva à empresa.
Conforme conteúdo Aula 6, Tema 2: Gestão por competências e o trabalhador do conhecimento, p. 9-1
	
	D
	V, V, F e F
	
	E
	V, V, V e V
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Após prospectar o mercado em busca de oportunidades, finalizar o plano de negócios, conseguir capital disponível para a abertura do empreendimento, Laura então vê, na prática, a sua casa de chás em funcionamento. Porém, a resposta do mercado foi muito abaixo do esperado e agora ela precisa avaliar os acontecimentos para tentar identificar as principais causas desse insucesso.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação aos questionamentos que Laura precisa fazer:
(  ) Analisar quais as principais mudanças que o mercado consumidor está passando e asinfluências no seu empreendimento.
(   ) Avaliar qual a influência exercida pelas estratégias de marketing e mensurar os seus efeitos no mercado.
(  ) Entender o motivo pelo qual o mercado consumidor  demonstrou interesse no consumo de chás anterior a abertura do empreendimento, sendo isso a única causa do fracasso do empreendimento.
(  ) Avaliar se a escolha do produto (chá, insumo) não agradou os clientes e sendo isso o fator único e determinante para o insucesso empreendimento.
Agora marque a sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V e V
	
	B
	F, F, F e V
	
	C
	F, V, V e F
	
	D
	V, V, F e F
Você acertou!
A primeira sentença é verdadeira porque, as constantes mudanças no mercado externo atingem diretamente o empreendimento, alterando os resultados e comprometendo em alguns casos, a estratégia da organização.
A segunda sentença é verdadeira porque, as estratégias de marketing devem estimular os relacionamentos com os clientes e mostrar os atributos dos produtos de forma a encantá-los e seduzi-los para as compras.
A terceira sentença é falsa porque, o mercado não a enganou pelo fato de que ela havia feito a prospecção de mercado. a questão em discussão envolve falhas no gerenciamento do negócio.
A quarta sentença é falsa porque, chá seja ruim para consumo e por isso não agrada aos clientes. O insucesso está ligado ao gerenciamento do negócio, a estratégia de marketing adotada, ao relacionamento estabelecido com os clientes ou ainda falhas nos processos internos.
Conforme livro base - A caminhada empreendedora, Cap. Empresariando o negócio, p. 172-173.
	
	E
	V, V, V e V
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Organizações ocidentais, principalmente americanas e europeias, têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização (ALMEIDA e RAPCHAN, 2008). Neste contexto , leia as sentenças abaixo:
I - A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
II - A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.
III - A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.
IV - A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.
V - A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
 
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa V está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
Você acertou!
Alternativa correta: C. A empresa inovadora tem como uma de suas principais características a capacidade de adaptação e de transformação, o que passa pela gestão do conhecimento. aula 6
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas

Outros materiais